COMO FAZER CAMARÃO SECO EM CASA
Quer saber como fazer camarão seco e defumado? Se quiser, a receita de hoje é pra você. Parece impossível, mas não é, muito pelo contrário.
Um clássico baiano
Assim como aconteceu com muitos outros pratos da Bahia, o costume de secar o camarão veio da África. Ele caiu nas graças dos baianos, que comem o camarão seco e defumado como petisco ou nas receitas de vatapá, acarajé, caruru, xinxim de galinha, no meio do arroz ou na farofa ou no molho de peixe.
As minhas primeiras lembranças de camarão seco são de quando eu tinha uns 8 anos, indo de carro pra Paraíba e parando em Salvador.
Eu me lembro dos espetos cheios de camarões alinhados e embrulhados num papel, minha mãe comprando e a gente devorando como petisco. Eu amei o “salgadinho” e, de lá pra cá, nunca deixei de trazer os camarões da Bahia.
Em São Paulo, é possível encontrar camarão seco de boa qualidade tanto no Mercadão, quanto em alguns empórios nordestinos (as chamadas “casas do norte”) do Brás, mas nem toda cidade tem essas facilidades e, mesmo quando eles existem, às vezes falta tempo pra ir a um deles ou a preguiça fala mais alto.
Pra resolver a questão, e ainda ter certeza absoluta de que o camarão está perfeito pra consumo, nada como preparar o seu camarão seco e defumado em casa!
O método
Por mais surpreendente que seja, o método não é complicado e o resultado é muito bom.
Pesquisei muito e fiz vários testes até chegar à receita que vai aqui. Muitas receitas davam camarões secos de mais, ou muito salgados, ou sem sabor de camarão, ou só com gosto de fumaça, ou sem gosto algum de defumado.
E também tinha a questão da cor, já que seguindo as receitas eu só conseguia camarões mais acinzentados e eu queria chegar aos avermelhados lindos.
Fiquei muito feliz quando consegui, nem acreditava no resultado e todo mundo gostou.
Passo a passo
Pra preparar a receita, a gente tem que providenciar:
- camarão cinza médio inteiro, com casca, cabeça e rabo;
- limão;
- sal;
- cebola;
- colorau;
- louro;
- serragem de madeira pra defumar;
- papel alumínio.
O processo nem é difícil, nem é demorado. Numas 2 horas, no máximo, a gente consegue uma assadeira cheia de camarões saborosos, salgados na medida certa, crocantes por fora e tenros por dentro, nada de esturricados ou de puro sal.
Primeiro, eu lavo os camarões e coloco todos eles com casca e tudo numa tigela. Tempero com o limão, metade do sal, o louro, a cebola picada e o colorau pra dar a cor maravilhosa. Misturo bem e deixo repousar por uns 15 minutos fora da geladeira.
Enquanto isso, fervo uns 3 litros de água e aqueço o forno a 180ºC (médio).
Separo duas assadeiras velhas, já que a serragem e a fumaça podem manchar.
Na maior, eu coloco a serragem bem no centro e uma bola de papel alumínio do tamanho de uma bola de pingue-pongue em cada um dos cantos da assadeira. Essas bolas e alumínio servem pra apoiar a assadeira menor, que vai com um camarão, e garantir que fique um espaço entre elas pro ar circular.
Então, eu mergulho os camarões na água fervente só por um minuto, não mais, só mesmo até eles mudarem de cor e de textura.
Com uma escumadeira, eu retiro os camarões com os pedacinhos da cebola da água, coloco na assadeira menor, misturo a outra metade do sal e espalho fazendo uma camada só, sem amontoar.
Em seguida, coloco a assadeira menor sobre as bolas de alumínio e levo pro forno. Diminuo a temperatura pra 160ºC (médio-baixo) e deixo no forno por mais ou menos 1 hora, até que os camarões estejam bem secos, alaranjados e perfumados.
Retiro do forno, deixo esfriar, guardo num pote fechado por até 1 mês na geladeira.
Em seguida, já dá pra ser servir como salgadinho ou usar nas receitas do acarajé (que já é meio apaulistado), do vatapá rapidinho e da moqueca de caju com camarão.
Como petisco, cada um descarta a cabeça do seu camarão. Nas receitas eles entram de tudo o quanto é jeito: inteiros, com casca, rabinho e cabeça; inteiros e descascados ou semi-descascados, só com rabinho, ou só sem a cabeça; ou moídos como farofa, batidos no liquidificador com casca e cabeça.
Qual camarão usar?
Quanto ao tamanho, costumo usar camarão cinza médio, mas dá pra fazer com sete-barbas ou rosa médio e até com os graúdos. E quanto à quantidade, acho que não vale a pena fazer menos, pois eles realmente secam e o rendimento não é tão grande.
Tão bom que, depois que peguei o jeito, sempre faço em casa.
Quer aprender como fazer um bobó de camarão fácil e delicioso? A nossa receita explicada direitinho, só espiar.
INGREDIENTES
- 1 kg de camarão cinza médio inteiro, com casca, cabeça e rabo
- Suco de 1 limão (tahiti, galego ou cravo)
- 2 colheres (sopa) de sal (30 g)
- 1 cebola grande em cubinhos (180 g)
- 1 colher (sopa) de colorau (15 g)
- 1 folha de louro
- 1 colher (sopa) de serragem de madeira pra defumar
- Papel alumínio
Preparo
- Lave e escorra os camarões inteiros, com cascas, cabeças e rabos e passe pra uma tigela. Misture 1 colher (sopa) de sal, o suco do limão, a cebola, o colorau e o louro e deixe repousar fora da geladeira por 15 minutos.
- Enquanto isso, ferva uns 2 litros de água e aqueça o forno a 180ºC (médio).
- Separe uma assadeira grande velha e forre com papel alumínio (a serragem pode manchar a assadeira, por isso não arrisque usar uma nova).
- Coloque as lascas de madeira no centro da assadeira e ao lado coloque umas 4 bolinhas de uns 3 cm de papel alumínio pra manter uma distância entre a serragem e a assadeira menor com os camarões).
- Separe uma assadeira menor e também velha (a fumaça também pode manchar).
- Passados os 15 minutos do repouso, coloque os camarões com todo o tempero na panela e deixe ferver por 1 minutos, o bastante pra que eles mudem de cor e de textura. Com uma escumadeira, transfira os camarões com os pedacinhos de cebola pra assadeira menor e depois misture a outra colher de sal (não se preocupe com o sal, o primeiro sai bastante na água e o sal faz parte da preparação, além de ajudar na conservação).
- Posicione essa assadeira menor sobre a assadeira da serragem e leve ao forno.
- Diminua a temperatura pra 160ºC (médio) e deixe no forno por mais ou menos 1 hora, até que os camarões estejam bem secos, alaranjados e perfumados.
- Retire do forno, deixe esfriar por mais ou menos 1 hora e guarde num pote com tampa por até 1 mês na geladeira.
Sirva como salgadinho ou use no preparo do acarajé (que já é meio apaulistado), do vatapá rapidinho e da moqueca de caju com camarão.
NOTAS
O tempo de forno depende do tamanho do camarão, fique de olho.
89 Comentários
Fiquei com agua na boca. Vou fazer!
Oi, Marisa! Depois me conta como ficou, hein! Beijos
Como fazer bobo de camarão, com camarão seco defumado
Boa noite!
A gente costuma preparar o bobó com camarão fresco e usar o seco em receitas como a do vatapá e no creme do acarajé.
Na receita do creme do acarajé “apaulistado”, a gente usa um tanto de camarão seco e um tanto de fresco e talvez o resultado que você esteja buscando seja parecido. Daria pra usar o mesmo método, deixando de lado o amendoim e acrescentando um pouco de creme de mandioca. Vale testar …
Abraços, Ana e Helô
Olá Heloísa, parabéns pela receita. Só não entendi o por quê do truque com as bolinhas de 3cm de papel alumínio. Meu forno (comum) tem suportes nas laterais para colocar vários tabuleiros em alturas diferentes. Imagino que isso baste pra colocar a prateleiro com os camarões acima da prateleira com a serragem. Procede? Seu forno é assim também?
Pedro, boa tarde!
Acho que com as prateleiras do seu forno não será preciso usar as bolinhas de papel pra deixar um vão entre as camadas de serragem e de camarão.
A gente usa bastante um forno elétrico que não tem prateleiras assim.
Conte depois pra gente como ficaram os camarões.
Abraços e um feliz Natal pra você.
Ana e Helô
Posso triturar camarão seco com a casca, para fazer vatapá?
Elisa, boa noite!
Pode sim triturar o camarão seco com casca, é assim que fazem na Bahia.
Você pode dar uma olhada na nossa receita de vatapá pra tirar mais dúvidas.
Conte sempre com a gente e continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô.
Na Rua Paulo Afonso,no Brás vc encontra camarao seco.Tem várias casas que vendem ,inclusive por tamanho.Sou grande fã do seu trabalho a muitos anos.
Oi Marcello, sim, no Brás a gente encontra mesmo, mas nem todo mundo consegue ir lá e muitas cidades não têm mercados nordestino, né?E tem sempre a graça de fazer em casa!
Mais uma vez, obrigada pelo carinho.
Bj e conte sempre comigo, Helô
Parabéns!!! Adorei a receita .moro na região dos lagos e aqui nunca vi camarão seco…Vou fazer.rsrs
É uma delícia! Beijos
Você faz deixando aquela trapinhos preta nas costas do camarão ou tira?
Oi, Cindi! Só retira se você conseguir puxar o ideal e não romper a casca. Beijos
Adorei sua receita! Onde Você vompra serragem?
Oi, Maria Lucia! Você pode encontrar a serragem em lojas que vendem coisas para churrasco, no Mercadão (SP) e na internet. Beijos!
Oi pessoal, adoro camarão seco, os de Valença são os melhores, mas perdi o contato com “o fornecedor” de lá e não consigo pedir mais 🙁
Ouvi falar que na Cobasi, uma pet shop grande aqui de São Paulo, tem, eles vendem para colocar nas caminhas de hamster…
Vou tentar fazer essa receita, fiquei com água na boca 🙂
Oi, Emerson! Depois me conta como ficou hein! Bj
E se não achar a serragem? Substitui pelo que?
Oi, Micheline! Chá preto seco pode ser uma substituição. bjs
Para empregar nas receitas é preciso dessalgar. Como vc procede?
Oi, Newde! Algumas receitas pedem para aferventar antes de usar, mas outras como o vatapá usam ele seco mesmo. Beijos!
Para fazer camarão seco é preciso usar uma boa quantidade de sal. Se vc não retirar parte desse sal antes de fazer sua receita, corre um enorme risco de salgá-la. O ideal é retirar um pouco do sal e não usar mais sal na receita. E se dessalgar totalmente, precisará ir provando e acertar o sal..
Tereza, boa tarde!
Vamos lá. A gente agradece pela sua contribuição e também aproveita pra explicar os motivos da geladeira. Pela quantidade de sal, que teria que ser grande pra fins de conservação, mas que é delicada porque facilmente o camarão pode ficar salgado, a gente concluiu que seria melhor fazer uma receita mais leve e bem simples de preparar. COmo a gente não pode garantir que o seguidor vai fazer direitinho e o consumo de pescados em geral merece muitos cuidados por segurança alimentar, veio a ideia de sugerir conservação dessa preparação caseira na geladeira e com período curto de validade.
Os camarões secos preparados e comercializados na Bahia, e que são secos pra valer, não precisam mesmo de refrigeração, você está certíssima. A gente já comprou excelentes na Bahia e manteve fora da geladeira por 2 meses e perfeito.
Bom saber que você também não gosta da fumaça líquida. A gente testou serragem e fumaça e achou que a serragem ficou muito melhor e com resultado mais próximo ao do seco tradicional.
Abraços e conte sempre com a gente.
Helô e Ana
Oi Helô , obrigada pela receita, mas será que você teria como disponibilizar fotos para ficar mais claro o processo da defumação, obrigada.
Oi, Cristina! É uma boa ideia! Vou ver se consigo providenciar isso em breve! Beijos
Oie, um vídeo tbm ficaria ótimo 🙂
Oi, Emerson! Realmente é uma boa ideia, vou trabalhar à respeito. Bj
Maravilha. Serragem pode ser em qualquer lugar de venda de madeiras?
Oi, Irumar! A serragem tem que ser pura, de madeira não tratada, na internet tem muitas possibilidades. A não ser que você tenha madeira natural em casa e faça a sua serragem. Beijos
Parabéns pelo ótimo conteúdo, estou na luta contra a balança e sempre que posso leio seus artigos, muito obrigada por compartilhar tdo isso com a gente.
pode-se tb colocar no sol para secar sem precisar defumar?
Oi, Janilde! Tradicionalmente secam no sol, mas tem que ser um sol de rachar e clima seco, por isso no nordeste é perfeito. Bjs
Olá, HelÔ!
Gostaria de comprar um camarão seco da Bahia. Minha mãe costumava comprar um que vinha num espeto de bambu. Você conhece? Os vendidos aqui em São paulo são rosados. e mais salgados do que defumados. Alguma dica para comprar de alguem na Bahia que envie para São Paulo.?
Oi, Martha! Infelizmente não tenho um bom fornecedor, por isso mesmo resolvi fazer o meu. Vale super a pena! Bjs
Boa tarde. Comprei várias porções de camarão defumado. Porém, são muito pequenos. Vc teria alguma receita pra eu usá-los ?
Oi, Josiane! Pode usar camarão seco no acarajé, vatapá que é o creme do acarajé. Pode deixar de molho e fazer casquinha de siri e até misturar com arroz e castanha de caju, nesses casos que ele não será moído como no vatapá, acho que talvez seja melhor tirar cabeças e cascas duras. Espero ter ajudado! bjs
Comprei camarão seco e salgado…como posso Guarda lo para não estragar?
Oi, Alessandra! No Nordeste eles costumam deixar fora da geladeira, mas não sei dizer por quanto tempo isso é seguro. Na geladeira acredito que ele fique bem por 1 mês. bjs
Camarão seco salgado dura mais de 3 meses fora da geladeira. Na Bahia ninguém guarda na geladeira. O camarão seco é sempre muito salgado justamente porque o sal é um conservante natural, dispensando o uso de refrigeração.
Tereza, a gente já falou sobre o assunto na outra resposta!
Abraços, Ana e Helô
Oi Alessandra,eu sou de Salvador e guardo o meu no freezer e dura mais de três meses
Oi! A Rosemary tem toda razão, congelano o camarão seco continua perfeito no freezer por uns 3 meses.
A receita é deliciosa, vale a pela experimentar.
Abraços, Ana e Helô
Bem simples.
Gostei
Oi, Maria! Que bom que gostou! São uma delícia mesmo! bjs
Olá, Heloísa! Estou falando do Canadá. Sou baiano e vou fazer vatapá e acarajé aqui. Para defumar e secar o camarão, conforme sua receita, a serragem produz muita fumaça? Pergunto porque aqui, todos os apartamentos tem detectores de fumaça e acionam o corpo de bombeiros. Não achando a serragem, o carvão serveria? Muito obrigado!
Olá! Um tanto de fumaça é inevitável, nada de exagerado, mas não posso garantir o grau que o detector acusa como problema… sem serragem dá pra usar chá desidratado, folhas secas de louro. Depois conte pra gente! bjs
Oi, Helô. Obrigado pela receita. Vou fazer os camarões secos para um vatapá na Sexta-feira Santa aqui em Curitiba e manter as nossas tradições da Bahia. Eu só não consegui visualizar como é que fica a assadeira da serragem em relação à assadeira menor. Você poderia explicar um pouco mais? Pergunto também se é recomendado eviscerar os camarões antes do preparo. O resultado é o mesmo? Grato.
Gilvando, boa noite!
Esses camarões ficam deliciosos e, com certeza, deixarão o seu vatapá mais saboroso e com gostinho de tempero baiano.
A assadeira com os camarões vai sobre a maior bem “velhinha”, forrada com papel alumínio e com a serragem por cima (a assadeira grande faria um papel semelhando ao de um banho-maria…).
Usei os camarões inteiros, com aqueles servidos como petisco, mas quando uso maiores eu costumo eviscerar.
Qualquer coisa, fale com a gente.
Abraços, Helô
Genivaldo, depois de forrar a bandeja maior com papel alumínio e colocar a serragem no meio, vc faz algumas bolinhas de papel alumínio de um tamanho suficiente para deixar uns 2,5 ou 3cm de espaço entre a assadeira maio e a menor (as bolinhas devem ficar na assadeira maior, em volta da serragem). Vc vai repousar a assadeira menor em cima das bolinhas (O ideal é que sejam umas 6 para que sustentem bem a assadeira menor). Dessa forma, a assadeira menor não vai ficar encostada na maior por causa das bolinhas.
Isso mesmo!!
Oi Helô sou baiana de salvador mas estou morando aqui em Araruama no RJ, como aqui não tem camarão seco nem defumado vou testar sua recita pra vê se vai dar certo, adorei sua dica
Marilene, boa noite!
Não será o baiano da sua terra linda, mas ficará gostoso e você conseguirá matar a vontade de comer camarão seco.
Depois conte como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Pode fazer com o camarão limpo, sem cabeça e rabo. Gostei da idéia, obrigado e parabéns.
Irazê, bom dia!
Pode fazer com camarão sem cabeça e sem rabo, mas desde que o corpo esteja com casca.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Sem casca, não será camarão seco. Deixe toda a casca e retire a cabeça e o rabo após o processo de secagem/defumação.
Tereza, perfeita a sua resposta.
Abraços!
Olá Helô posso deixar aqui uma sugestão!?
Experimente temperar por cima , fumaça em pó ao invés de por a serragem para defumação
Acho q dará um sabor todo especial
Faz e depois conte pra gente…bjs no coração
Rosa, tudo bem?
Desculpe pela demora, mas a gente achava que a resposta havia sido enviada. Obrigada por compartilhar as suas dicas. Fumaça é ótima solução, ainda mais que hoje já está fácil de encontrar pra comprar. A serragem fica pra quando não tiver fumaça.
Abraços, Ana e Helô
Há tb a fumaça líquida mas…. eu não gosto muito. Acho que o processo com a serragem deixa o camarão com seu sabor original, levemente defumado. Por menos que utilizemos a fumaça líquida ela deixa um gosto forte que sobressai ao gosto do camrão.
Tereza, a gente já comentou na outra pergunta!
Abraços!!
Oi, Helô, tudo bem? Os camarões não grudam no fundo da assadeira? Precisa untar? Abraços.
Lucas, boa tarde!
Eles não grudam, não é preciso untar.
Faça sem medo e depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Eu fiz e ficou fãntastico!!!
Obrigado pela dica.
Ronaldo, bom dia!
Que delícia de mensagem. Gostoso saber que a receita já faz parte da sua cozinha.
Siga acompanhando o Na Cozinha da Helô, pois aqui não faltam histórias, receitas, dicas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Muita novela,pouca orientação
Mauro, boa tarde!
Sentimos que o post não tenha esclarecido suas dúvidas.
O retorno dos seguidores têm sido excelentes e muitas pessoas das pessoas que fizeram a receita adoraram os resultados e é expressivo o número de mensagens que recebemos, nas diversas mídias, elogiando.
Abraços, Ana e Helô
Oi
Posso usar o camarãoseco com casca no liquidificador com o pão para o vatapá? E deixar o camarão fresco para o molho aonde vai este pão com camarão seco?
Helena, bom dia! Pode sim usar o camarão seco pro vatapá cremoso e deixar o camarão fresco para entrar num molho. Só é importante entender que o camarão fresco, que pode ser um 7 barbas miúdo, dá mais frescor, mais cremosidade e mais leveza ao vatapá. Com apenas camarão seco ele fica com sabor mais forte e menos cremoso.
Abraços e conte sempre com a gente,
Ana e Helô
Heloisa, ele fica vatapá mesmo, não é? O legítimo…. Se tiver muita leveza deixa de ser vatapá e passa a ser creme…
Helena, o ideal é tirar só uma parte da cabeça (a intenção é retirar os olhos que dão uma coloração escura ao vatapá) e triturar todo o resto no liquidificador. As cascas ficam imperceptíveis….só percebe-se mesmo o gosto…
Tereza, você está certíssima!
Vatapá é mais pastoso mesmo e o mais leve é creme.
As pessoas perguntam bastante sobre a casca e a gente responde que ela faz parte das receitas e fica mesmo imperceptível. Muito boa a sua dica sobre os olhos, a gente não sabia. Obrigada, sempre aprendendo!
Abraços e continue aqui Na Cozinha da Helô com a gente.
Ana e Helô
Que tipo de serragem? Onde encontro?
Elenize, boa tarde!
Dê uma busca no Mercado Livre e na loja on-line da swift, sempre há boa variedade e entregam em casa. Também há vários sites especializados em defumação e embutidos que vendem serragem especificamente pra usar em alimentos. A serragem das marcenarias não pode ser usada em alimentos, pois as madeiras sempre são tratadas e impróprias para uso em comida. Nesses sites especializados em defumação e preparo de embutidos você também encontra dicas de como preparar serragem se tiver árvores frutíferas livres de aditivos químicos.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô, sou Bahiana e queria aprender a fazer camarão seco, pois quando viajo sempre me pedem para eu fazer caruru,vatapa e galinha de xinxim. Fiz o camarão como vc ensinou e ficou muito bom, melhor do q o comprado nas feiras. Obrigada está de parabéns.
Amélia, boa noite!
Que honra receber um elogio tão carinhoso e importante, pois você é da terra do camarão seco e, ao que parece, uma super cozinheira.
A gente aqui ama caruru, vatapá e xinxim de galinha, deu vontade de preparar só de ouvir você falar.
Sinceramente, o camarão seco caseiro fica melhor do que a maioria dos que a gente encontra por aí, muitos tão secos e esfarelentos e sem gosto de camarão, só fumaça e corante.
Obrigada pelo carinho.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô, sou bahiana de Salvador ,sempre q viajo me pedem para fazer caruru, vatapa, galinha de ximxim e a depender do lugar não encontro camarão seco. Fiz sua receita e saiu maravilhoso. Obrigada
Bom demais saber!! Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois histórias, dicas, fotos e receitas apetitosas não faltam.
Abraços, Ana e Helô
Oi Heloisa, tudo bom?
Eu fiz ficou otimo gostaria de saber onde acho o camarao em pó, defumado, seco e já pronto que vc falou que é o mais perto do original? Certo?
para comparar sabores?
Suas receitas são maravilhosas…. muitas ate melhores que as originais “famosas “ ou prontas !!!
Beijos e Abçs
Oi Maria! Eu vou bem, cozinhando muito (como sempre!)
Em São Paulo, camarão seco de boa qualidade a gente encontra no Empório Santa Luzia, no Mercadão da Cantareira e em algumas lojas nordestinas do Brás.
Sinceramente, depois de comecei a fazer em casa, só compro mesmo quando acho algum lindo nesses lugares.
Muito obrigada pelo carinho e conte sempre comigo.
Se tiver sugestões de receitas que gostaria de ver por aqui, só mandar!
Abraço, Helô
Estou fazendo essa receita, amo camarão seco e é difícil encontrar aqui em Recife. Ainda mais agora que não estamos saindo por conta da pandemia.
Edy, boa noite!
A gente espera que você goste da receita. Os camarões ficam tão gostosos que a gente começa a fazer em casa e desisti de comprar. Ontem foi incrível!! Uma baiana mandou mensagem dizendo que resolveu fazer e adorou, veja só …
Aqui em São Paulo também é preciso procurar bastante pra encontrar camarões saborosos e carnudos, a maioria é pura casca. Como você disse, com a pandemia a gente nem tem como ir atrás.
Conte depois como a receita ficou.
Abraços, Ana e Helô
oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado
Continue com a gente!
Pode congelar?
Boa noite!
A gente não experimentou congelar. Como a receita não é grande, pois quando o camarão seca ele murcha muito, e dura 1 mês na geladeira, ela vai terminar rápido.
Continue aqui Na Cozinha da Helô e aproveita as nossas receitas.
Abraços, Ana e Helô
Olá. Pode fazer esta receita retirando a cabeça do camarão logo ao começar a lava-los?
Luiz, boa tarde!
Você pode retirar as cabeças antes de defumar, mas a gente prefere manter as cabeças pra proteger a parte carnuda durante o processo. Sem a proteção, o sabor ficará mais forte e, às vezes, também mais salgado.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
esse site é maravilhoso
Fred, muito obrigada pelo carinho. Feliz de ter você aqui na minha cozinha, beijo, Helô