RECEITA DE PIMENTÃO EM CONSERVA
Se tem uma pergunta que vira e mexe me fazem é: como fazer pimentão em conserva no azeite? E aqui vai a resposta.
É triste, mas pimentão está naquela lista de amor e ódio, uns amam e uns odeiam, mas eu amo. Gosto de pimentão em refogados, espetinhos de carne, vinagrete, recheado, assado no forno e na brasa e em conserva.
Acho deliciosos o picante adocicado e a textura polpuda e acho que ele dá vida e cor às receita em que ele entra.
A conserva, que dura tranquilamente 1 semana na geladeira, é muito versátil. Vai bem como antepasto, com pão, em sanduíche, com queijos e embutidos e acompanhando grelhados.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra fazer a conserva, a gente precisa só de pimentões lindos, alho, sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva, mas dá pra acrescentar ramos de tomilho ou de alecrim pra variar. Mais alho ou menos alho é a gosto mesmo.
No dia da foto eu fiz a conserva só com pimentão vermelho, mas dá pra fazer com o amarelo ou com os dois e ela fica sempre linda.
A receita é simples e fácil, basta entender o processo pra conseguir um pimentão saborosíssimo e versátil. Na verdade, é mais um método e dá pra dobrar, triplicar ou fazer a quantidade que quiser.
O tempo de preparo é longo só porque o pimentão tem que ficar no azeite por umas 24 horas na geladeira pra ficar mais saboroso e perfumado, mas não é preciso fazer nada além de esperar.
O preparo envolve basicamente a retirada da pele e pode ser feito na chama do fogão ou no forno.
Eu, sinceramente, prefiro fazer tudo no forno, pois acho que o resultado é mais uniforme e o processo é mais simples, só colocar o pimentão na assadeira e assar. No fogo a gente tem que segurar com o garfo, demora e sempre faz uma sujeira.
No forno, tudo é simples. Eu coloco os pimentões inteiros numa assadeira sem nada, nem azeite, nem óleo, e asso por por uns 45 minutos.
Depois desse tempo, os pimentões ficam pretos por fora, pois a pele queima e se solta da polpa e ela fica levemente amolecida.
Quando isso acontece, eu retiro os pimentões da assadeira, coloco num saco plástico pra alimentos, fecho com um nó e espero amornar por uns 30 minutos.
Então, abro o saquinho, esfrego os pimentões com as mãos pra descartar toda a pele, abro se eles não abrirem naturalmente, retiro os cabinhos, as sementes e os filamentos.
Há quem lave o pimentão pra eliminar completamente os tostados pretos, mas eu prefiro lavar só quando há excesso de tostados.
Quase sempre, passando um pedaço de papel toalha dá pra retirar todos os pedacinhos de pele queimada. Evito lavar porque a água leva um tanto do sabor com ela.
Em seguida, passo os pedaços de pimentão pra um pote com tampa, espalho por cima alho cortado em fatias muito finas, sal, rego com azeite, o bastante pra deixar tudo bem besuntado.
Às vezes junto ramos de tomilho ou de alecrim, cubro e levo pra geladeira. cobrir e gelar. No dia seguinte, a conserva já estará saborosa e com um adocicado delicioso.
Fazendo dessa forma, a pele, que é a responsável pela sensação de “não me faz bem” do pimentão, vai embora e ele fica totalmente digesto. Já vi muita gente que jura de pés juntos que não gosta de pimentão experimentar a receita e adorar.
Só com pimentão vermelho a conserva já fica linda, mas com mix de vermelho e amarelo ou vermelho, amarelo e laranja, ela fica ainda mais linda.
O pimentão fica delicioso com o pão maravilhoso na panela de ferro, o pão rústico de fubá, como recheio do sanduíche mediterrâneo vegetariano, na cobertura da pizza de tabuleiro caseira e muito fácil e com o rosbife simples como deve ser.
O pimentão fica delicioso com o pão maravilhoso na panela de ferro, o pão rústico de fubá, como recheio do sanduíche mediterrâneo vegetariano, na cobertura da pizza de tabuleiro caseira e muito fácil e com o rosbife simples como deve ser. O pimentão em conserva é perfeito pra servir como aperitivo. Se tiver mais gente em casa, aproveite e dobre ou triplique a receita.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS