Quem me conhece de perto sabe que eu sou uma pessoa do dia, gosto de acordar cedo e de dormir cedo. Minha mãe sempre fala que eu acordo com as galinhas e viro abóbora por volta das 10 da noite.
Na fazenda, lá pela 5 da manhã o galo já começa a cantar, eu já vou dando umas acordadas, durmo mais um pouco, mas no máximo às 6 já estou tomando o meu primeiro cafezinho.
Cuido dos meus dois levains – um de farinha branca e um que é um mix de centeio e trigo integral -, viro os meus queijos e descasco umas frutas pro café da manhã.
Separo essas cascas e vou pro galinheiro. Solto o Café e o Caju e entro no galinheiro.
Olho os jacás com as galinhas que já estão botando os primeiros ovos do dia, vejo se está tudo bem com as duas ou três galinhas que ficam separadas porque estão chocando, entro no cercado das galinhas com pintinhos e dou as cascas das frutas pra elas.
Passeio um pouco pelo cercado grande, quase sempre eu me sento perto de uma árvore grande e fico olhando os galos, frangos e galinhas ciscando e correndo de um lado pro outro.
São galinhas rústicas e bem misturadas. Tem um tanto de vermelhas poedeiras, que botam bastante, e mais um tanto das caipiras brancas, beges, amareladas e carijós, que são muito boas de chocar. No total, são umas 30 galinhas, 3 galos, mais os pintinhos e frangos novos.
Fico por lá um pouco, depois vou passear com o Café e o Caju pelo jardim e pelo pomar e volto pra casa pra comer alguma coisa e seguir com a vida.
Como o galinheiro fica perto da casa, passo o dia escutando as galinhas cacarejando quando botam os ovos e o galo cantando.
1 Comentário
Querida Helo! É uma alegria imensa ler este seu “Começando o dia”! Durante dias seguidos abria o site e lá estava a receita do Brownie, ficava tristinha…entendia seu momento e pedia em minhas orações: conforto e com algum “egoísmo” meu, que vc reagisse e voltasse a sorrir! Talvez vc não possa ainda sorrir, mas com certeza trouxe um sorriso para esta sua fã! Obrigada! Feliz Natal! Beijos de luz!