COMO FAZER UM CHUTNEY DELICIOSO DE UM JEITO RÁPIDO E SIMPLES
Eu adoro essa receita de chutney de tomate e tâmara e faço quando tenho tomates e tâmaras por perto.
Na verdade, na minha geladeira sempre tem tomate, que eu amo. Além de comer os tomates frescos só com sal, em saladas e sanduíches, preparo pelo menos uma vez por semana os meus tomates rústicos com ervas, faço o molho saboroso de tomate e manjericão, uso tomates picados em sei lá quantas mil receitas e vivo inventando jeitos de aproveitar os bem maduros, que são saborosíssimos.
Também adoro tâmaras e, quando encontro uma bandeja de tâmaras lindas e com preço justo, eu acabo não resistindo e, além de comer umas duas ou três na hora, faço o chutney de hoje.
UM CHUTNEY PRA ACOMPANHAR?
Em casa, todos adoram comida indiana e vira e mexe faço um prato principal pra servir com uma tigela de arroz basmati, algum legume e uns pães pra servir com iogurte e um chutney.
Quando tenho frutas lindas e maduras aos montes, além dos doces e geleias, bolos, tortas e de outras receitas interessantes, separo algumas delas pra preparar receitas de chutney.
Muitos desses chutneys são daquelas que precisam de bastante tempo no fogo pra apurar e ainda mais um bom tempo pra descansar e desenvolver os sabores, os aromas e texturas já nos potes.
Como alguns deles só chegam à perfeição depois de um mês de descanso, ainda tem que esterilizar potes, armazenar com cuidado etc e tal.
Mas ainda bem que algumas receitas são mais rápidas, cozinham rápido e não precisam de descanso. Dá pra preparar e servir, e isso é bom pra quando a gente está cozinhar por muito tempo e pra gente pode matar a vontade de chutney quando dá vontade ou pra servir de última hora.
Receita rapidinha
A receita é dessas rapidinhas, perfeita pra fazer de uma hora e acompanhar uma refeição indiana de improviso ou pra servir com petiscos.
No fogo, tudo fica pronto no máximo em uma hora e, depois disso é só deixar chegar em temperatura ambiente pra servir e isso também não leva mais de uma hora. Dá pra servir em seguida, mas também dá pra deixar na geladeira por até uma semana e retirar da geladeira uma hora antes de servir, pois gelado não é tão gostoso. .
Claro que dá pra preparar uma receita, colocar num pote esterilizado e guardar por mais tempo, mas hoje é dia de fazer um chutney pra servir em seguida.
Gosto desse chutney porque ele é bem cremoso, tem o contraste perfeito da doçura da tâmara e do próprio tomate, com uma acidez leve que vem do limão e do tomate, tem o sabor e o perfume do curry e da noz-moscada e, ainda por cima, tem uma cor linda. Sem falar que, só pelas tâmaras ele já é chique demais.
Quanto ao curry, é sempre bom saber que nome curry por aqui meio que significa um mix de especiarias que teoricamente dá ares indianos pra qualquer receita.
Mas não é bem assim, essas misturas que seriam o que lá se chama garam masala, variam muito, cada um tem a sua receita. O que importa é ir atrás de uma mistura bem perfumada e saboras, já que quanto melhor ela for, mais gostoso o chutney vai ficar.
A receita ganha vida com tomates maduros e tâmaras macias, que hoje são fáceis de achar. O preparo dos tomates não é complicado, basta mergulhar em água fervente por um minuto, resfriar água gelada, depois descartar as peles e sementes.
Ele vai bem com muita coisa!
O chutney não fica só nas mesas indianas, pois ele acompanha qualquer pão fresco ou torrado, principalmente os pães chatos do oriente e, claro, da Índia, vão vem com queijos mais frescos ou bem curados, com frios, em sanduíches, com saladas, grelhados, com arroz, com batata e muito mais.
Algumas ideias de receitas que a gente tem aqui Na Cozinha da Helô e que têm tudo a ver com esse chutney delicioso:
- arroz basmati,
- frango amanteigado indiano,
- ensopado de lentilha com cenoura e especiarias,
- salada persa com arroz, lentilha, limão siciliano, passas e frutos secos,
- pilaf de arroz, lentilha, cebola e frutos secos,
- kulcha de batata e coentro,
- samosas fritas de frango e samosas assadas de batata e cebola,
- e com um rosbife simples como deve ser.
O chutney vai bem com arroz basmati, frango amanteigado indiano, ensopado de lentilha com cenoura e especiarias, salada persa com arroz, lentilha, limão siciliano, passas e frutos secos, pilaf de arroz, lentilha, cebola e frutos secos, kulcha de batata e coentro, samosas fritas de frango, samosas assadas de batata e cebola e com um rosbife simples como deve ser. O chutney não fica só nas mesas indianas, pois ele acompanha qualquer pão fresco ou torrado, saladas, queijos cremosos e mais frescos ou bem curados e é o máximo em sanduíches com defumados e rosbife ou acompanhando grelhados.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS