RECEITA DE ALMÔNDEGA
Como diz o nome, essas almôndegas deliciosas são pra qualquer hora e todo mundo adora.
Elas são super versáteis, podem servir de petisco com garfinhos ou palitos e molhinhos ao lado, como prato principal numa refeição de dia da dia, com arroz branco de todo dia, feijão de todo dia, purê de batata simples ou com as batata estampada com ervas, ou com um molho preparado com tomates rústicos de forno e acompanhando uma massa e como recheio de sanduíches.
Pra rechear sanduíches, eu costumo abrir o pão ao meio, retirar parte do miolo pra fazer canoa, espalhar sobre o pão uma camada farta do molho de tomate, ou de um molho cremoso de queijo, colocar várias almôndegas e fechar.
Quanto ao molho cremoso de queijo, gosto de preparar uma receita de molho branco que todo mundo adora, o mesmo que uso como base do suflê de queijo, e acrescentar ao molho quente uns 200 g de um queijo saboroso e que derreta bem. Pode ser um gruyère, um mineiro meia-cura e mesmo um parmesão bem saboroso.
A receita é tão simples e tão gostosa que tenho certeza de que, depois de experimentar a receita, você não vai mais pensar em almôndegas prontas. É outra coisa!!! E é mais uma receita do estilo sobrevivendo na cozinha.
Vamos lá?
INGREDIENTES E RECEITA
A receita das almôndegas de hoje é clássica e leva ingredientes simples:
- miolo de pão amanhecido e esmigalhado (pode ser pão francês, italiano ou de fôrma);
- leite;
- carne moída bem limpa e gelada (costumo usar patinho ou coxão mole ou acém);
- cebola;
- alho;
- gema;
- queijo parmesão ralado;
- salsinha;
- manjericão;
- sal e pimenta-do-reino;
- azeite de oliva.
Pra fazer as almôndegas, coloco o pão esmigalhado numa tigela com o leite e deixo descansar por uns 5 minutos, até virar meio papa. Então junto a gema, e já explico que usei ovo inteiro por muito tempo, mas depois de muitos testes concluí que a gema dá consistência e deixa a almôndega macia, enquanto a clara deixa os bolinhos mais firmes.
Misturo bem, acrescento os temperos, azeite, a salsinha e o manjericão, o parmesão, sal e pimenta.
O que mais importa é misturar apenas o necessário pra incorporar tudo. Quanto menos e mais rápido a gente mistura, mais macias e leves ficam as almôndegas e quanto mais gelada a carne, melhor o resultado. Esses são os pulos do gato.
Explicando: a técnica da carne moída gelada é a mesma usada nas receitas de quibe do mundo árabe, fazendo assim o calor das mãos ou mesmo de mexer com a colher não chega a aquecer a carne, que continua mais solta.
Pra servir numa refeição, costumo fazer almôndegas maiores, com 2 a 3 cm de diâmetro, quase como bolas de pingue-pongue, mas quando preparo a receita pra servir como petisco, ou pra rechear sanduíches, eu faço bolinhas menores, com mais ou menos 1 colher (chá) da preparação.
As almôndegas podem ser douradas na frigideira com um fio de óleo ou de azeite, podem ser roladas num pouco de farinha de trigo e fritas em bastante óleo, mas acho que no forno elas ficam sempre melhores, além de ser muito mais prático e saudável.
Usando leite sem lactose e cuidando do queijo, a receita deixar felizes os intolerantes à lactose.
Que tal dar uma espiada no nosso vídeo sobre a almôndega no canal do youtube? Eu ensino tudo!
Elas vão bem como petisco com um molho saboroso de tomate e manjericão ou com um molho branco que todo mundo adora com queijo, e também ficam deliciosas como recheio de sanduíche. Pra conseguir almôndegas macias, use sempre carne moída gelada e mexa só o necessário pra conseguir uma mistura homogênea.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Oi Helô! Obrigada pela dica. Vou testar!
Célia, boa tarde!
Conte depois como ficou, a gente adora saber.
Abraços, Ana e Helô
Minhas almôndegas ficaram deliciosas, fizeram o maior sucesso aqui em casa! Obrigada pela receita e dicas!! Beijo, Ana
Ana Maria, boa tarde!
Obrigada pelo carinho.
Muito gostoso saber que você preparou as almôndegas e que elas agora já fazem parte da sua cozinha.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Amo suas receitas
Suely, boa tarde!!
Feliz demais com a sua mensagem, alegrou o dia aqui na minha cozinha.
Abraços, Helô
Sou fã, nao perco uma receita! Tudo feito com tanto carinho e esmero. A cozinha é realmente um lugar de verdadeiros afetos! Um abraço!
Oi Rubens! Que delícia de mensagem, obrigada pelo carinho. Helô