RECEITA DE CARNE DE PANELA COM PINHÃO
Hoje vou te mostrar como fazer carne de panela com pinhão, um prato delicioso, que é comida caseira total e vai bem quando bate aquele friozinho gostoso.
Essa é uma das receitas que eu faço quando chega o pinhão e a gente pode aproveitar pra cozinhar bastante com ele. Faço muito essa carne de panela em casa, pois todo mundo adora pinhão, adora carne de panela e adora os dois juntos.
Como, em casa, todos gostam demais de pinhão, eu aproveito pra comprar alguns quilos quando eles estão novos, saborosos e com preço bom, cozinho, descasco e congelo. Quando dá vontade, descongelo e faço a carne de hoje, o creme de pinhão saboroso, o arroz com pinhão, a farofa de pinhão e mais umas receitas que qualquer hora dessas eu também vou postar.
COMO FAZER
Pra carne de panela, escolho um corte como maminha, patinho, coxão mole, coxão duro, acém ou raquete, músculo, miolo de alcatra ou algum outro bom pra ensopados, descarto nervos e gorduras e faço cubos de uns 2 cm. O que importa é usar um corte que fique saboroso e macio com o cozimento longo.
No dia da foto, usei um pedaço de raquete, que é um corte de custo bem razoável e só depende de um mini trabalhinho, que é separar os filés que ficam acima e abaixo da camada central que é um nervo.
A cachaça dá um sabor suave ao ensopado e deixa a carne macia. Não fica forte mesmo!
O cozimento pode ser feita na panela comum ou na panela de pressão. Estimei o tempo da receita de hoje pensando na panela de pressão, mas calcule umas 2 horas a mais se preferir cozinhar numa panela comum e se o corte de carne escolhido for mais firme, como acontece com músculo ou coxão duro.
Na panela comum o ensopado fica perfeito, mas tem corte que precisa de até 4 horas pra ficar se desmanchando. Procure usa uma panela pesada e que tenha tampa.
Na panela de pressão o resultado também é bom e, no máximo em 1 hora e meia a partir do minuto em que ela começa chiar, já dá pra servir a carne de panela. Quer dizer, com pouco trabalho e em pouco tempo, a panela de pressão resolve tudo, bem vida real.
Pra preparar, eu começo dourando o bacon na própria gordura. Quando ele começa a dourar, eu retiro metade da gordura e guardo pra usar numa outra receita, como numa farofa. Coloco a carne na panela e, mantendo o fogo alto, douro os pedaços de todos os lados.
Passo os cubos dourados de carne pra uma travessa e reservo.
Rego o fundo da mesma panela com um fio de óleo, junto a cebola, espero murchar e acrescento o alho, Quando ele perfuma, eu misturo o açúcar, deixo começar a caramelizar, acrescento a cachaça, mexo pra soltar o que estiver colado no fundo da panela e deixo ferver por uns 2 minutos pro álcool evaporar.
Então adiciono o tomate, a carne com todos os sucos que escorrerem, o louro, cubro com a água ultrapassando a carne nuns 5 cm, acrescento umas 2 colheres (chá) de sal, ou o bastante pra deixar a água salgadinha, um pouco de pimenta-do-reino, diminuo o fogo e tampo a panela de pressão.
Espero começar a chiar, diminuo o fogo e cozinho por mais ou menos 1 hora. Então desligo o fogo, espero parar de chiar, abro a panela com cuidado e testo o cozimento. Se a carne ainda não estiver se desmanchando, tampo de novo a panela e volto por fogo por mais uns 15 minutos e sigo testando.
Quando a carne amacia, eu junto o pinhão e deixo ferver em fogo alto com a panela destampada por uns 30 minutos, até o caldo reduzir bastante, ficando só a carne com o pinhão bem úmidos, mas sem líquido sobrando. Acerto o sal e a pimenta, misturo as ervas, retiro do fogo e transfiro pra tigela de servir.
Pra acompanhar: arroz branco de todo dia, feijão de todo dia, farofinha simples; quirera de milho cremosa com queijo polenta frita dourada e sequinha, couve refogada pra todo dia e com uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Pode ser prato de dia a dia, mas também faz bonito numa refeição mais requintada, pois pinhão é o máximo.
INGREDIENTES
- 200 g de bacon em cubos pequenos
- 700 g de maminha bem limpa em cubos de uns 2 cm (normalmente 1 peça, ou patinho, coxão mole ou coxão duro, acém ou raquete)
- 1 cebola grande em cubos pequenos (180 g)
- 2 dentes de alho bem picadinhos
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo (18 g)
- 1 xícara de cachaça (240 ml)
- 4 tomates, sem pele e sem sementes, em cubos pequenos (500 g)
- 1 litro de água fervente (aproximadamente)
- 1 folha de louro
- 2 xícaras de pinhão cozido e sem casca (400 g ainda cru)
- 3 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas (3 ramos)
- Óleo vegetal
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
- Coloque o bacon numa panela grande comum, ou na panela de pressão, e doure na própria gordura. Quando ele começar a dourar, retire metade da gordura e guarde pra usar numa outra receita, como na super farofa de farinha de milho.
- Coloque a carne na panela e, mantendo o fogo alto, doure os pedaços de todos os lados. Passe os cubos dourados de carne pra uma travessa e reserve.
- Regue o fundo da mesma panela com um fio de óleo, junte a cebola, espere murchar e acrescente o alho, Quando ele perfumar, misture o açúcar, deixe começar a caramelizar, acrescente a cachaça, mexa pra soltar o que estiver colado no fundo da panela e deixe ferver por uns 2 minutos pro álcool evaporar.
- Então adicione o tomate, a carne com todos os sucos que tiverem escorrido, o louro, cubra com a água ultrapassando a carne nuns 5 cm, acrescento umas 2 colheres (chá) de sal, ou o bastante pra deixar a água salgadinha, um pouco de pimenta-do-reino, diminua o fogo e tampe a panela de pressão.
- Espere começar a chiar, diminua o fogo e cozinhe por mais ou menos 1 hora. Então desligue o fogo, espere parar de chiar, abra a panela com cuidado e teste o cozimento. Se a carne ainda não estiver se desmanchando, tampe de novo a panela e volte por fogo por mais uns 15 minutos e siga testando.
- Quando a carne estiver bem macia, junte o pinhão e deixe ferver em fogo alto com a panela destampada por uns 30 minutos, até o caldo reduzir bastante, ficando só a carne com o pinhão bem úmidos, mas sem líquido sobrando.
- Acerte o sal e a pimenta, misture as ervas, retire do fogo e transfira pra tigela de servir.
Sirva com arroz branco de todo dia, feijão de todo dia, farofinha simples; quirera de milho cremosa com queijo, polenta frita dourada e sequinha, couve refogada pra todo dia e com uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
NOTAS
Aproveite a estação de pinhão, descasque, cozinhe, congele e tenha pinhão por vários meses.
2 Comentários
Helô, essa carne não comi!
Oi, quem sabe no próximo ! bjs