RECEITA DE GRÃO DE BICO INDIANO COM ESPECIARIAS
O ensopado de grão de bico perfumado com tâmara e especiarias é um prato delicioso e perfeito pra deixar muito especial as mesas das festas de final de ano e de qualquer ocasião especial. É uma possibilidade de receita sem carnes, sem glúten e sem lactose que faz bonito como prato principal.
Não dá pra negar que a quantidade e a variedade de receitas mais chiquezinhas pra quem come carnes nos cardápios de Natal, de Ano Novo é sempre grande.
O fato é que, mesmo num tempo em que tanta gente fica com receitas vegetarianas e veganas, tanto por não comer carnes ou qualquer ingredientes de origem animal, como só por não estar com vontade de comer carnes no momento, quase sempre se fica com os acompanhamentos.
Eu não me conformo com isso há tanto tempo que, quando escrevi em 2005 o Cozinhando para Amigos (2005), montei dois momentos com muitas ideias e receitas pra receber sem carne nos dias mais quentes e nos dias mais frios. Deixei tanta gente feliz que perdi a conta das mensagens que recebi e recebo até hoje.
A receita de hoje, de grão de bico perfumado com tâmara e especiarias tem exatamente esse perfil, faz um sucesso gigante e surpreende. E ainda é fácil de fazer e prática, vou te mostrar.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- tomate pelado com o suco, ou 6 tomates bem maduros e vermelhos;
- suco de laranja;
- tâmara sem caroço;
- cebola;
- alho;
- gengibre fresco;
- cominho;
- canela em pó;
- cúrcuma (açafrão da terra );
- páprica doce;
- grão-de-bico cozido (cozido em casa, em conserva ou a vácuo);
- coentro picado;
- hortelã picada;
- castanha-de-caju;
- azeite de oliva;
- sal.
Costumo usar tomate pelati porque é só abrir a lata e a gente tem tomates maduros pra valer e já sem pele. Nem sempre os tomates frescos estão maduros assim e retirar a pele não é difícil, mas dá um trabalhinho.
As tâmaras e o suco de laranja deixam a receita pra lá de boa e ainda dão um ar de mistério pro molho, pois a gente sente o sabor e o aroma, mas não vê os pedaços.
A receita dá certo e fica deliciosa com as 3 formas de grão de bico que a gente encontra: o seco pra cozinhar em casa, o da conserva da lata ou da caixinha e o embalado a vácuo.
Se for o da lata, só abrir, descartar o líquido e usar e o a vácuo basta tirar da embalagem.
Apesar de não ser nada complicado, o processo com o seco leva um tempo, tem que deixar o grão de molho na água por pelo menos 8 e até por 12 horas, depois descartar a água do molho, cobrir com água limpa e cozinhar numa panela comum por umas 2 hora, ou na panela de pressão por mais ou menos 1 hora, até que os grãos amoleçam.
Mas como dá pra cozinhar com até 3 dias de antecedência e deixar num pote fechado na geladeira, é fácil se organizar.
Os temperos, as especiarias e as ervas são comuns. Como sempre, se não gostar de algum deles, dá pra ajustar ao gosto de cada um e ao que se tem em casa, mas todos são importantes pra receita. E se não gostar mesmo de coentro, use salsinha no lugar, vai ficar diferente, mas também será gostoso.
Primeiro, eu bato o tomate com o suco de laranja e a tâmara no liquidificador e reservo.
- Aqueça umas 3 colheres de azeite numa panela grande, junte a cebola e o alho e espere começar a dourar.
- Acrescente o gengibre, o cominho, a canela, o açafrão da terra e a páprica e espere perfumar.
- Adicione o tomate batido, o grão-de-bico, sal e pimenta e deixe em fogo baixo pra apurar os sabores e encorpar por uns 15 minutos.
- Enquanto isso, regue uma frigideira pequena com um fio de azeite, junte a castanha e, sempre mexendo, deixe dourar e perfumar, reserve.
- Quando o refogado encorpar, acerte o sal, acrescente as ervas e passe pra travessa de servir.
- Espalhe a castanha por cima e leve à mesa.
No fogo, eu faço um efogado básico de cebola e alho e depois junto as especiaria pra perfumar. Em seguida, o tomate batido e o grão-de-bico vão pra panela e deixo apurar por uns 15 minutos e acerto o sal e a pimenta.
No final, misturo as ervas, passo pra tigela de servir e por cima coloco as castanhas douradas no azeite.
Tudo rápido! Dei o tempo pensando num preparo bem sossegado e com o tomate pelati e o grão de bico já cozido, mas o tempo pode aumentar se for preciso retirar a pele do tomate e cozinhar o grão de bico. E se o tomate for fresco, o tempo de fogo pro molho encorpar também sobe um pouquinho
SERVIR
Pra acompanhar, só preparar uma tigela com um arroz branco básico ou com arroz basmati, que é sempre o máximo e com uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Se quiser dar um crocante, vale preparar uma receita da cebola frita sequinha e deliciosa.
Outra ideia de receita vegetariana pros momentos especiais é a terrine de grãos com frutos secos e cogumelos, que fica linda e deliciosa.
E gosta de grão de bico? Aqui também tem homus de grão de bico delicioso, arroz com frango e grão de bico para o dia a dia e a salada de grão de bico com nozes e frutas secas.
Pra acompanhar, só preparar uma tigela com um arroz branco básico ou com arroz basmati, que é sempre o máximo e com uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Se quiser dar um crocante, vale preparar uma receita da cebola frita sequinha e deliciosa. Se quiser dar mais cremosidade ao ensopado, acrescente 25g de manteiga na hora de refogar a cebola.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
11 Comentários
Fiz essa receita para a ceia de réveillon, foi um sucesso! Muito saboroso, aromático. Parabéns!
Amira, boa tarde!
Que delícia saber que você gostou da receita e que ela já passou a fazer parte da sua cozinha.
Obrigada pelo carinho.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Feliz Ano Novo!!!! fiz a receita para o Ano Novo, é simplesmente maravilhosa, adoramos (eu e marido, pois filhos, genros, nora e netos ficaram cada um no seu quadrado 🙁 nada de aglomeração) mas com certeza assim que pudermos nos reunir essa receita será mais uma das delicias da Helo que compartilharei com a família!!! Gratidão por dividir seu conhecimento conosco! bjs no ♥
Helô de Deus!!! Que receita maravilhosa é essa!! Só fui fazer hoje!!! Perfeita! Obrigada!!
Maria do Carmo, bom dia!
Obrigada pelo carinho. A gente também adorou a receita. É um jeito delicioso de preparar grão de bico de um jeito diferente pra um momento especial e como prato principal vegetariano e vegano.
Continue aqui com a gente, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
estou salivandooo para fazer esssa receita!!!! ja estou fazendo miinha lista de compras para fazer. Venho aqui dizer o que eu acheii . ahhh e gratidao por receitas veganas
Kellen, bom dia!
Que gostoso saber que você está com tanta vontade de preparar a receita. Aqui em casa a gente faz muitas receitas com grãos e legumes e essa de grão de bico faz parte das queridas. Não se esqueça de contar como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Uma dúvida : não precisa hidratar a Tamara ?
Kellen, bom dia!
Se forem tâmaras macias, como acontece com a maioria que a gente encontra por aí, não precisa hidratar. Só mesmo se forem muito secas. Elas cozinham no molho e amolecem mais.
COnte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Helooo que receita é essa??? Eu estou salivando até agora !!! Ficou muitooo boas. Amei ! Obrigada .
Obs: por mais receitas simples e vegana
Kellen, bom dia!
Que gostoso saber que você adorou o resultado e que a receita já passou a fazer parte da sua cozinha.
A receita postada ontem no site, que também está linkada ao post de ontem do instagram, também é vegana e muito gostosa. Aqui em casa, o sucesso foi tanto que já fizemos algumas vezes. Vale experimentar!
Continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô