RECEITA DE PEIXE COM MOLHO DE LARANJA
O robalo com molho de laranja e castanha é tudo de bom e mais um pouco, enfeita qualquer mesa, causa um uau daqueles e fica pronto em pouco tempo.
De olhar, pode até parecer uma receita mais complicada, mas não é nada disso. Afinal de contas, um peixe dourado e suculento com um molho adocicado e saboroso com castanhas por cima sempre impressiona.
A receita funciona com qualquer filé de peixe mais espesso, com pele e sem espinhas. Pode ser robalo, linguado, namorado, pescada ou qualquer outro que tenha carne macia e suculenta.
O molho de laranja reduzido a um xarope é um clássico e pode ser usado com camarões e carnes grelhadas e até como molho de salada. Fiz aqui com laranja, mas com mexerica também fica delicioso.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- suco natural de laranja;
- filé de peixe branco com pele e sem espinhas (robalo, linguado, namorado, pescada);
- limão tahiti, siciliano, galego ou cravo, só manter as proporções;
- castanha-de-caju torrada e salgada (se for clarinha, dê uma dourada na frigideira);
- hortelã;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino;
- açúcar;
- flor de sal.
Começo pelo molho, que leva uns 45 minutos pra cozinhar. Aqueço o suco numa panela média e deixo ferver em fogo alto por uns 45 minutos, até reduzir a 1/3 de xícara e formar um xarope grosso.
Acerto o sal, pimenta-do-reino, ajusto a acidez com pitadas de açúcar se acho que é preciso e reserve. Pra adiantar a vida, eu vira e mexe faço esse molho na véspera e guardo na geladeira.
Enquanto o molho reduz, usando uma faca de lâmina bem fina eu faço uns 3 cortes rasos e paralelos, com mais ou menos 1 cm de distância, na pele de cada filé.
A pele é importante pra deixar o peixe mais macio, cada um retira a pele no prato se quiser. Cortando, ela fica mais crocante, o peixe cozinha de um jeito mais uniforme, fica plano e mais macio.
Tempero com sal, pimenta, rego com o suco do limão e um fio de azeite e deixo descansar fora da geladeira por uns 10 minutos.
Se os filés tiverem mais de 2 cm de espessura, aqueço o forno a 180ºC (médio) e já separo uma assadeira que acomode todos eles numa camada só. Se forem mais finos, faço tudo na frigideira no fogo.
Aqueço a frigideira vazia por um minuto, depois rego com azeite o necessário pra lambuzar o fundo.
Coloco os filés de peixe na frigideira com a pele pra baixo e, sem mexer, mantenho em fogo médio até que a borda toda ao redor da pele esteja bem dourada e crocante, a carne esteja opaca até um pouco mais de meia altura e os filés se soltem da frigideira.
É difícil estimar o tempo porque tudo depende da altura dos filés, mas essa dourada do lado da pele pode levar de 5 a 10 minutos. Com uma espátula e bastante cuidado, vire os filés pra que eles dourem do outro, também sem mexer e até que se soltem da frigideira.
Nessa hora, se forem mais grossos, eu transfiro os filés pra assadeira e levo pro forno por 5 a 10 minutos, até a parte ficar opaca, mas ainda úmida. Não incluí esse tempo quando estimei o tempo daa receita, mas só aumentar um pouquinho.
Depois de passar os filés pra travessa de servir com a pele pra cima, rego com o molho, espalho por cima as castanhas, a hortelã, pitadas de flor de sal e levo à mesa. Sirva com arroz branco, brócolis pra todo dia, cenouras douradas na frigideira e salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Outras receitas de peixe aqui Na Cozinha da Helô: filé de peixe simples na manteiga, filé de peixe thai com leite de coco, ceviche de peixe branco com abacate e laranja e bacalhau à brás brasileirinho. Se os filés de peixe forem baixos, tudo se resolve na frigideira, mas se forem um pouco mais grossos é bom finalizar no forno por uns 5 minutos e garantir que fiquem cozidos no centro.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Cadê o molho de laranja não vi!
Ângela, bom dia!
Na lista de ingredientes estão as laranjas e no preparo elas aparecem de novo, vão pra panela pra reduzir e o suco concentrado depois é temperado com sal e pimenta.
Confira lá.
Abraços, Ana e Helô
Bom dia Helô!
Será que consigo fazer com ele congelado??
Lucienne, boa tarde!
O peixe pode ser congelado, mas é importante deixar descongelar naturalmente na geladeira por umas 6 h antes de usar.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Adorei a receita! Gostaria de fazer com pirarucu será que fica bom? Muito obrigada
Ana Flora, boa noite!
Desculpas pela demora, mas com a perda da minha querida Ana, filha e companheira de tudo, a vida virou do avesso. Estou seguindo como posso…
Com certeza, a receita ficará deliciosa com pirarucu fresco, ou com qualquer outro peixe branco macio e suculento.
Conte sempre comigo.
Abraços, Helô