RECEITA DE PÃOZINHO RÁPIDO
Aqui vai a mais uma receita de pãozinho rápido e fofo do tipo pão de minuto. Essa receita eu aprendi quando tinha 17 anos e passei um tempo com uma família americana em Petaluma, na Califórnia.
Eles sempre faziam esses biscuits – como chamam os nossos pãezinhos de minuto – pra acompanhar refeições e pro café da manhã mais tranquilo dos finais de semana e diziam que era a receita preferida de uma amiga do sul.
Eles vão bem com manteiga simples ou com as manteigas salgadas variadas, geleia de jabuticaba caseira, geleia de morango caseira, geleia de maçã caseira, ricota fresca cremosa, queijos, com o molhinho de um grelhado e muito mais. Fazem bonito tanto na cesta do café da manhã, do lanche ou da mesa do almoço ou do jantar.
Ao contrário da receita do pãozinho de minuto da Helô, que é o pãozinho da minha infância e que a minha mãe sempre fez em casa, esse aqui leva pouca manteiga e um tanto de óleo (uso o óleo vegetal que tenho em casa, normalmente milho ou girassol).
O óleo entra de um jeito um pouco diferente, vai na base da assadeira, fazendo uma camada farta, que na hora parece exagerada, mas é por conta dela que os pãezinhos ficam com um crocante delicioso por baixo.
Por cima eles também douram e ficam com uma crosta leve por conta do óleo, pois ao colocar cada disco de massa na assadeira, é preciso lambuzar no óleo dos dois lados.
Também é muito importante, importante mesmo, usar uma assadeira bem pequena e colocar os discos de massa bem próximos, assim eles crescem colados uns aos outros e ficam macios nas laterais.
A receita de pãozinho rápido e delicioso fica pronta num piscar de olhos e dá melhores resultados quando preparada com as mãos e não com a batedeira, pois quanto menos se trabalha a massa, mais leves os pãezinhos.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra preparar a receita é simples, com coisas que quase todo mundo tem em casa:
- óleo vegetal;
- farinha de trigo;
- fermento químico;
- bicarbonato de sódio;
- sal;
- manteiga gelada (ou margarina 100% vegetal pra intolerantes à lactose e veganos)
- leite (pode ser sem lactose e também dá certo com leite vegetal)
- suco de limão.
Pra preparar a massa, eu misturo os secos – farinha, fermento, sal e bicarbonato – numa tigela. Junto a manteiga e esfarelo com as pontas dos dedos até conseguir uma farofa, então junto o leite e o limão e trabalho até chegar a uma massa macia e que se solte das mãos, mas que ainda será mole.
A massa fica mesmo um pouco grudenta, é preciso resistir à vontade de juntar mais um pouco de farinha, já que com mais farinha o pãozinho fica mais pesado.
Massa pronta, chega a hora de moldar os pãezinhos. Eu costumo polvilhar uma tábua com um pouco de farinha pra sujar o mínimo de espaço, abro a massa formando um retângulo só apertando com a palma da mão até ficar com uns 2 cm de espessura, então dobro o retângulo em 3 como se fosse uma carta, e pressiono de novo com a palma das mão até conseguir um retângulo do tamanho inicial.
Depois, corto a massa usando um cortador liso de uns 4 a 5 cm de diâmetro, ou com a borda de um copo já polvilhada com farinha, junto as rebarbas, abro de novo e corto até terminar. Aí é só colocar na assadeira já com o óleo, virar pra lambuzar os discos de todos os lados e assar no forno quente, uns 200ºC (alto), por uns 12 a 15 minutos.
Quer dizer, ligo o forno e, enquanto ele aquece por uns 15 minutos, eu separo os ingredientes, preparo e corto os discos. Depois de 15 minutos no forno, tenho 15 minutos, tenho pãezinhos deliciosos pra servir.
Também é muito importante, importante mesmo, usar uma assadeira bem pequena e colocar os discos de massa bem próximos, assim eles crescem colados uns aos outros e ficam macios nas laterais.
A receita de pãozinho rápido e delicioso fica pronta num piscar de olhos e dá melhores resultados quando preparada com as mãos e não com a batedeira, pois quanto menos se trabalha a massa, mais leves os pãezinhos.
Como acontece com qualquer pãozinho rápido, que leva fermento químico e bicarbonato, e não fermento biológico, ele fica bem mais gostoso ainda quente e no dia em que preparado, mas dá pra aquecer no forno ou na torradeira no dia seguinte.
É por isso que preparei uma receita pequena, o quanto basta pra um dia. E como é fácil, dá pra fazer de novo e de novo quando quiser. Ah, e também é uma boa receita pra fazer com crianças.
Outros pãezinhos rápidos deliciosos: espiguinhas crocantes de fubá, pãezinhos de tomate e pãezinhos de minuto irlandeses.
Sirva com.manteiga comum ou as manteigas salgadas variada ou a manteiga temperada com tomate e tomilho, requeijão, ricota fresca cremosa, geleia caseira de amora e framboesa, geleia de maçã simples, geleia de morango caseira, geleia de jabuticaba caseira ou acompanhando a refeição. Não sem se importe com o fato da massa continuar ainda um pouco mole e grudenta, evite juntar mais farinha e exagerar na polvilhada da superfície na hora de modelar os pãezinhos, pois quanto mais macia a massa, mais leves eles ficarão.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS