RECEITA DE SAGU DE LARANJA
Quer saber como fazer um sagu com laranja bem refrescante e que é perfeito pra um dia bem quente? Vou te ensinar a fazer essa sobremesa muito fácil e deliciosa, tanto pra quando o calor é grande, como pra quando a gente tem muita laranja em casa.
Pra mim, sagu quer dizer férias na casa da minha avó Dina, mãe do meu pai. Uma das prateleiras da antiga “frigidaire”, que era o xodó do meu avô (ele vivia falando pra não bater a porta com força pra “não estragar a frigidaire”), vivia cheia de potinhos colorex amarelados com creme de maisena ou gelatina ou sagu de vinho tinto com creme inglês.
Naquele calor gigante de Araçatuba, um potinho de qualquer uma dessas sobremesas geladas caia muito bem.
O sagu quase sempre era de vinho tinto, mas a Maria José, que era a cozinheira da casa, fazia um outro clássico: o sagu de laranja. Eu adorava os dois!
INGREDIENTES E PREPARO
Um dia, na praia, eu tinha bastante laranja e fui atrás da receita. Fiz uns testes e cheguei à receita de hoje.
A lista de ingredientes é simples, tudo se resolve no mercado da esquina:
- laranja (quanto mais doce, melhor!)
- sagu;
- água;
- açúcar.
A sobremesa é muito simples de fazer, mas precisa de um pouquinho de programação. O ideal é começar o preparo umas 6 horas antes de servir. T
em que hidratar por 1 hora antes de ir pro fogo pra conseguir que as bolinhas fiquem macias, depois tem que cozinhar por 30 minutos e ainda precisa de 3 a 4 horas na geladeira.
Pra conseguir bolinhas com bastante gosto de laranja, eu hidrato o sagu em metade do suco de laranja por 1 hora. Testei também hidratar com água e só cozinhar com o suco, mas usando suco desde o começo ele ficou muito melhor.
Depois desse repouso, eu aqueçoi o sagu com o suco do molho e cozinho por uns 30 minutos, até as bolinhas começarem a ficar transparentes.
Nessa hora, eu misturo o açúcar já bem perfumado com as raspas da laranja e experimento pra ver se precisa de mais açúcar. O sagu tem que ser docinho e nenhuma laranja é igual, às vezes a gente precisa colocar mais um pouco.
Em seguida, cozinho por mais uns 15 minutos, mexendo de vez em quando pra não grudar, até conseguir bolinhas quase que totalmente transparentes.
Então, passo pra tigela de servir, deixeo amornar por uns 15 minutos e levo à geladeira por umas 3 horas antes de servir. Dá pra servir numa tigela pra cada um pegar uma colherada ou em tigelinhas. O que importa é servir bem gelado.
E pra deixar o sagu ainda mais lindo e refrescante, às vezes eu ainda corto gomos de laranja e sirvo ao lado.
Quer aprender a cortar gomos perfeitos de laranja? No vídeo do nosso canal no youtube tem tudo bem explicadinho!
Outros doces refrescantes: picolé de salada de fruta fácil, gelado de melancia e coco, sorvete de banana fácil e cremoso e terrine cremosa de chocolate.
Outros doces refrescantes: picolé de salada de fruta fácil, gelado de melancia e coco, sorvete de banana fácil e cremoso e terrine cremosa de chocolate. Capriche na laranja, quanto mais saborosa e doce, mais gostoso será o sagu.
INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
ontem fiz a sua receita… amei … diferente, saboroso e refrescante! obrigada por ter compartilhado!!!!
Oi, Rosangela! Fico muito feliz que tenha gostado da receita, adoro ela também! bjs
Amei, nunca havia provado outro sabor a não ser com groselha ou vinho, aprovadissimo, amei.
Oi, Mary! Que coisa boa! Que bom que gostou! bjs