RECEITA DE BELISCÃO DE GOIABADA
Quer saber como fazer aquele beliscão com goiabada delicioso pra servir com café? Muita gente me pede a receita desse biscoito delicioso e irresistível e chegou o dia.
Difícil passar reto por uma lata de cheia de biscoito, ainda mais quando ela está cheia de beliscão. A gente come o primeiro, logo vem a vontade de comer mais um, depois só mais um, e mais um.
Aí de forma dramática a gente tampa o pote pensando “chega”e coloca longe do alcance básico. Mas se segurar é difícil…eu acho bem difícil mesmo, ainda que vivo com a canequinha de café na mão e café pede biscoito!
O BELISCÃO PODE SER DE PADARIA OU CASEIRO
Pra muita gente, beliscão de goiabada é um biscoitinho com sabor de infância, como diz a minha mãe. É pura cozinha afetiva.
Uma das irmãs da minha mãe, a tia Margarida, sempre gostou de providenciar lanchinhos e faz isso muito bem. Eu me lembro dela chegando na fazenda dos meus avós depois de passar pela padaria de Araçatuba com uma cesta cheia de coisas gostosas. E sempre tinha beliscão!
O da minha tia vinha da padaria, mas muita gente também faz em casa pro lanche. Eu faço bastante, ainda mais quando faço montes de goiabada caseira com as goiabadas que vou colhendo das goiabeiras do pomar e das que ficam pela estrada e pelo mato.
POR QUE BELISCÃO?
Dá pra pensar no nome por dois motivos, e os dois têm lógica.
Tem gente que diz que é beliscão porque ele resolve quando dá vontade de beliscar alguma coisinha.
E tem gente que fala que o nome vem do jeito de modelar o biscoito, já que é preciso beliscar as pontas de massa com os dedos polegar e indicador pra fechar e colar cada biscoito. Eu acho que a beliscada da massa faz mais sentido, mas tanto faz, o que interessa é que é muito bom.
Versões de beliscão
Experimentei algumas versões, mas ganhou a que costuma ser a favorita. É feita com farinha, açúcar, manteiga e creme de leite espesso (o da lata ou da caixinha, que pode ser sem lactose), além de baunilha pra aromatizar.
Sobre a baunilha, é importante caprichar! Eu uso sempre a minha essência natural de baunilha caseiras e você também pode fazer a sua, só seguir a receita.
A massa do delicioso beliscão de goiabada fica firme e crocante, mas não é daquela que se esfarele quase que de olhar, mas ela se desmancha na boca. Experimentei várias receitas dos dois jeitos e gostei mais dessa firmezinha. Quem sabe, qualquer hora dessas, dou a outra receita.
Como fazer a massa
A receita leva:
- açúcar;
- manteiga em temperatura ambiente bem macia, mas não derretida;
- creme de leite espesso de lata ou de caixinha (pode ser sem lactose);
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- farinha de trigo;
- cubinhos de goiabada.
A consistência macia da manteiga é importante pra conseguir a massa crocante, mas macia e não dura. Ela tem que estar em temperatura ambiente e pastosa, não pode ser derretida. Se for derretida a massa endurece.
O recheio é simplesmente goiabada de cortar e firme, se for mole ela vai derreter no forno e melar. Use uma goiabada saborosa, que pode ser mais lisa ou cascão, pois ela é tudo no biscoito.
A massa é bem simples de preparar. Só misturar o açúcar, a manteiga macia e o creme de leite até conseguir uma pasta grossa. Depois incorporar baunilha e farinha, trabalhar até a massa se soltar das mãos.
O descanso na geladeira é fundamental pro sucesso do biscoito. Eu deixo na geladeira por uns 30 minutos, mas dá pra deixar por 24 horas.
Depois desse descanso, só abrir a massa com o rolo, cortar, rechear, fechar, assar e depois polvilhar com açúcar.
COMO MODELAR O BELISCÃO
Modelar os biscoitos é simples.
Primeiro, eu abro massa com um rolo sobre uma superfície levemente polvilhada com farinha ou sobre um saco plástico de freezer, até ficar com a espessura de casca de banana.
Depois, corto a massa em discos ou quadrados do tamanho escolhido.
Coloco no centro um tijolinho de goiabada, dobro as duas laterais se for um disco ou duas pontas se for um quadrado) pra cima e aperto com as pontas dos dedos pra colar e fechar.
PULO DO GATO!!!
Os biscoitos prontos vão pro forno por uns 25 a 30 minutos, até ficarem levemente dourados e crocantes.
Daí vem um pulo do gato gigante sobre a polvilhada com açúcar.
O processo é simples, mas tem um truque pra dar certo. É preciso rolar os biscoitos ainda bem quentes no açúcar, só assim ele gruda e faz a camadinha deliciosa que deixa o beliscão irresistível.
Quanto ao açúcar, é bom saber que tem receita de beliscão com açúcar comum, cristal e de confeiteiro. Eu uso o comum.
Quantos beliscões?
Quanto ao rendimento, como sempre acontece com salgados, doces e outras miudezas, tudo depende do tamanho escolhido.
Dá pra fazer beliscões maiores com discos ou quadrados de 2 a 4 cm e menores com pedaços de 1,5 a uns 2,5.
Eu prefiro os menores, acho que ficam mais delicados e são pra uma ou duas mordidas, e costumo usar um cortador quadrado ou só fazer corte quadriculado na massa com uma faca.
A quantidade de goiabada pro recheio em peso é a mesma, mudam os tamanhos pedaços, que têm de ser proporcionais aos de massa.
E quanto ao tamanho da receita: diminuí as quantidades ao máximo, pois achei que, pra consumo do dia a dia, não tem motivo pra fazer um monte de uma vez. Melhor preparar menos, comer e depois preparar outra coisa, ou até ele de novo.
Biscoitos bem sequinhos duram por uns 5 dias num pote bem fechado. Com a umidade da goiabada, depois desse tempo eles perdem o crocante.
Pra presentear, só colocar uns biscoitos num saquinho de papel celofane e amarrar com barbante. Crianças e adultos adoram!
Outras receitas de guloseimas crocantes aqui Na Cozinha da Helô:
- biscoitos casadinhos deliciosos,
- biscoitinho paraense de castanha e chocolate ou beijo de dama,
- biscoito de amêndoa ou corne de gazelle,
- biscoitinho de nata delicioso,
- biscoitinhos italianos de amêndoa.
Outros biscoitinhos irresistíveis: biscoitinho paraense de castanha e chocolate ou beijo de dama, biscoitinho de nata delicioso e biscoitinho delicioso de fécula de batata. Como goiabada sempre faz sucesso, o beliscão é perfeito pra presentear!
INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
7 Comentários
Oi Helo! Muito obrigada pela receita! Eu e as minhas filhas fizemos ontem, que delícia! Faz tempo que eu procurava uma receita de biscoito, mas nenhuma me deixava feliz com o resultado, até que fizemos este biliscão! Parabéns pelo seu trabalho e paixão pelas receitas
Ô Helô, vc é uma inspiração! Fica bem ❤❤❤
Rose, boa noite!
Muito obrigada pelo carinho. O momento é de tristeza sem fim, mas estou tentando seguir…
O apoio de vocês é importante demais.
Abraços, Helô
Vim conferir a receita, vou tentar fazer,adorei! Te admiro muito, mesmo sofrendo você ainda tem ânimo para adoçar nossas vidas, um abraço cheio de carinho pra você.❤❤
Vilma, boa noite!
Muito obrigada por tanto carinho. O apoio de cada um de vocês é fundamental para que eu tenha forças de seguir com a cozinha cheia de amor e de carinho que faz parte de mim.
Desculpas pela demora, mas estou triste demais e sigo como posso.
Espero que você goste da receita.
Conte sempre comigo.
Abraços, Helô
Querida Helô, suas receitas são maravilhosas, obrigada por compartilhar. Gostaria de saber se posso usar essa receita de massa para fazer o biscoito casadinho. Obrigada!
Flávia, boa noite!
Muito obrigada pelo carinho!
Não testei a massa com casadinhos. Como ela é uma massa mais macia, talvez o casadinho não fique tão crocante. Acho que a massa amanteigada dá melhor resultado.
Conte sempre comigo.
Abraços, Helô