COMO FAZER SANDUÍCHE DE FESTA
Nos lanches caprichados e nas festas das décadas de 1960 e 1970 o sanduíche colorido de festa sempre aparecia numa bandeja grande e linda.
Eles eram um capricho só, preparados com camadas alternadas de pão de fôrma branco e sem casca e recheios diferentes e coloridos.
Por fora, uma camada de maionese só espalhada com uma espátula, e às vezes decorada com bico de confeitar, e mais “rosas” de tomate, rodelas de rabanete ou de pepino, lascas de azeitona, ovo cozido, ramos de ervas e tirinhas de alface.
Eu me lembro de ir à padaria pra comprar um pão de fôrma ainda inteiro, pra depois retirar toda a casca e dividir em cinco fatias na horizontal pra montar um sanduíche grande e sem muitas emendas.
IDEIAS
Na verdade, aqui vai mais um método que uma receita. Dá pra fazer o sanduíche como quiser e com o que tiver por perto.
Antigamente, quando não havia padaria por perto, todo mundo improvisava com pão de fôrma branco comum, só descartando as cascas e sobrepondo de leve as fatias pra “emendar” e conseguir uma camada mais larga de pão, e ficava tão bom quanto o outro.
E com o passar do tempo, as marcas clássicas de pão de fôrma lançaram o fatiado na horizontal e sem casca e tudo ficou mais simples.
Só que, apesar dessas facilidades, às vezes dá vontade de montar um sanduíche de festa e não se acha o pão perfeito por perto. Soluções: sobrepor fatias montando um retângulo do tamanho desejado ou montar sanduíches menores e quadrados, com cinco fatias de pão e quatro recheios, como eu fiz no dia da foto.
Aliás, essa ideia resolve o problema clássico das casas de quase todo mundo: um não come frango, outro não quer ver peixe por perto, outro não acha graça em queijos ou ovo, um é intolerante à lactose, outro é vegetariano ….
Quanto ao pão, o de fôrma branco e sem casca que é muito macio e neutro é perfeito pro sanduíche, mas dá pra fazer com outros pães de fôrma que não sejam muito pesados e cascudos. Pode ser de trigo integral ou de centeio, pode ter ou não glúten ou lactose, só improvisar.
O céu é o limite na hora de rechear, vale usar qualquer pasta cremosa, só é preciso ter uma lógica na hora de mesclar os sabores de cada bloco e pensar nas cores pra conseguir um visual harmonioso.
Normalmente, as pessoas fazem a base com uma camada de pão e seguem montando o sanduíche com 4 ou 5 recheios alternados com pão e terminando com pão.
Alguns recheios clássicos:
- atum ou sardinha em conserva com maionese (1 lata misturada com 1 a 2 colheres de maionese)
- 2 filés de peito de frango cozidos e desfiados com maionese ou essa mistura batida no liquidificador com 1/3 de xícara de pimentão verde picado;
- 1/2 receita da pasta de tomate deliciosa (que é a pasta preferida da minha vida);
- 4 ovos cozidos e picadinhos com 2 colheres (sopa) de maionese, às vezes também com 2 colheres (sopa) de bacon torradinho;
- 2 xícara de alface, cenoura, pepino e rabanete ralados ou picados com maionese;
- 1/2 receita de ricota com azeite e ervas, ou a mesma receita só que com queijo branco fresco no lugar da ricota;
- pasta de azeitona feita com 4 colheres (sopa) de azeitonas verde ou pretas picadas com 4 colheres (sopa) de maionese ou de requeijão cremoso;
- 150g do queijo pastoso que quiser ou de uma mistura deles, como requeijão com gorgonzola;
- 150 g de presunto bem picadinho ou 4 colheres (sopa) de bacon com umas 4 colheres (sopa) de requeijão;
- 1/2 receita do patê de cebola de antigamente.
Como o sanduíche fica ruim quando o pão resseca, mas também é importante montar com antecedência pra gelar e firmar, o ideal é montar, envolver o sanduíche num pano úmido ou embrulhar com filme, guardar na geladeira e deixar pra decorar pouco antes de servir.
Dei o tempo de 6 horas, que é o mínimo possível pra preparar os recheios escolhidos, montar o sanduíche e deixar por pelo menos 4 horas na geladeira, mas o ideal é preparar na véspera de servir e só finalizar com maionese e a decoração que quiser antes de levar à mesa.
Quanto à maionese, ela pode ser comprada ou feita em casa, que é sempre mais gostosa, aqui Na Cozinha da Helô eu ensino como preparar maionese caseira.
O tempo também vai depender muito dos recheios escolhidos. Uns, como a pasta de tomate deliciosa e o patê de cebola de antigamente têm etapas de fogo e precisam descansar na geladeira pra encorpar, outros recheios são só de misturar, como os de vegetais, atum, sardinha.
O fato é que todos os recheios podem ser preparados com antecedência também, dá pra se programar. Pensei no tempo com recheios simples, sem fogo, ou já prontos.
Com esse repouso, os sabores e as texturas se mesclam, o sanduíche ganha unidade e, também, fatiar fica muito mais fácil. Pra fatiar, nada como uma boa faca de serra.
Pra servir de sobremesa no mesmo clima retrô: receita deliciosa de spumoni e torta paulista de amendoim.

INGREDIENTES
- 1 pão de forma branco, sem casca, fatiado na horizontal
- ½ xícara de maionese pronta ou caseira (100 g)
- Azeitonas verdes, tomate, pimentão vermelho, rodelas de pepino e de rabanete e salsinha pra decorar
- 4 ou 5 recheios como quiser - no texto que vem antes da receita há algumas ideias e links
Preparo
- Separe 4 ou 5 recheios conforme a sua preferência.
- Faça uma camada de pão na base de uma travessa: pode se 1 fatia de pão de fôrma fatiado na horizontal ou 4 a 6 fatias sobrepostas ou fatias únicas pra montar quadrados.
- Espalhe uma camada de recheio sobre o pão, cubra com pão e siga montando o sanduíche com 4 ou 5 camadas de recheio e terminando com pão.
- Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até de véspera, pra mesclar sabores e texturas e firmar.
- Antes de servir, espalhe uma camada fina de maionese e, se quiser, também nas laterais, e decore como quiser: rabanetes e pepinos em fatias bem finas, flores de tomate, alface em tirinha finas, rodelas de ovo cozido.
- Sirva o sanduíche em fatias e bem gelado.
Ideias de recheios com receitas aqui Na Cozinha da Helô: pasta de tomate deliciosa, ricota com azeite e ervas e patê de cebola de antigamente.
NOTAS
Use uma boa faca de serra pra fatiar o sanduíche. E se não tiver um prato retangular grande, coloque o sanduíche sobre uma tábua bonita.
17 Comentários
Amei! Parabéns
Muito bem elaborado
Oi, Dani! Fico feliz que tenha gostado da receita! Bjs
Acrescente uma camada doce como iogurte de ameixa !… dá um charme , e cubra com batata palha !
Oi, Tânia! Boa ideia! bjs
Gostei da ideia de batata palha.
Anne, boa noite!
O sanduíche de festa fica delicioso sempre, recheios e coberturas não faltam e cada um escolhe aqueles que mais gosta.
Aproveite a receita.
Abraços, Helô
Quanto rende cada recheio? Quanto devo fazer para uma festa infantil para 30 pessoas?
Lelê, boa tarde!
Os recheios estão dimensionados exatamente pra 1 sanduíche, que serve tranquilamente 6 pessoas. Acho que, pra 30, se você tiver outros salgados, você pode fazer 4, mas se for apenas o sanduíche é melhor fazer 5. E se sobrar, nada de grave, pois ele continua delicioso na geladeira por mais uns dias.
Abraços e boa festa, Ana e Helô
A camada de baixo eu faço com goiabada dissolvida. Fica divino
Silvia, bom dia!
Deve ficar muito gostoso com essa primeira camada de goiabada dando seu toque adocicado.
Continue com a gente aqui Na Cozinha da Helô e aproveite nossas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Helô, lembro demais da mamãe fazendo esse sanduíche! Era delicioso!!!
Uma pena que não tenho anotado e não lembro (era muito criança) de como ela fazia dois recheios: o amarelo era uma mistura com cenoura e o vermelho com beterraba.
Bjs e obrigada pela receita e boa lembrança!
❤️
Fátima, que delícia saber que você gostou da receita. A gente adora e também tem essas lembranças.
Agora você pode fazer e matar a vontade.
Abraços, Ana e Helô
Tb fica delicioso se uma das camadas for de geléia de qualquer sabor, amo com a de morango
Conceição, boa noite!
Que ideia boa, qualquer hora a gente experimenta.
Abraços, Ana e Helô
Amei a história ! Minha mãe se chamava Heloísa, apelidada de Helô, ela fazia receitas super práticas e este sanduíche estava sempre presente nas festas em casa! Obrigada
Christina, bom dia!
Coincidência! Minha mãe também é Heloisa, acho tão lindo … eu me sinto honrada de ter o nome dela e acho o apelido bem fofo.
Bom saber das lembranças do sanduíche, ele faz parte das nossas vidas de um jeito gostoso.
Um beijo, com carinho, Helô