RECEITA DE PICOLÉ DE FRUTAS VERMELHAS
Esse picolé de framboesa e mirtilo e framboesa é lindo de arrasar e delicioso. Pode ser a sobremesa de um almoço ou de um jantar daqueles dias muito quentes, ou lanche da tarde ou pra servir enquanto se aproveita a piscina ou como sobremesa de Natal ou de ano novo.
Quer dizer, ele vai bem a qualquer hora e deixa qualquer momento muito especial.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita foi feita com meia caixinha de mirtilo e meia caixinha de framboesa, que se complementam em sabor, em cor e em textura, mas nada impede que se use só mirtilo, ou só framboesa ou que amoras também entrem no picolé. A gente usou as frutas lindas, deliciosas e incríveis da Berry House, vale a dica.
Ainda quanto às frutas, a gente experimentou a receita tanto com elas congeladas, como frescas e não dá pra negar que as frescas deram picolés bem mais gostosos, tanto em sabor, como em textura. Mas, se não tiver frutas frescas, a receita funciona com as congeladas.
É importante entender que, como a receita nem creme de leite, nem leite condensado, nem clara e qualquer emulsificante, o açúcar adoça, mas contribui pra cremosidade do picolé. Sem açúcar o picolé fica com a consistência de gelo, nada agradável de morder. E sempre é bom pensar que, depois de congelar, tudo fica menos doce.
E cada fruta tem a sua doçura, só experimentando pra saber. Bananas e mangas costumam ser mais doces e com polpas bem cremosas, mas precisam de toques de limão pra dar acidez e equilíbrio.
Já as frutas vermelhas são saborosas, com aquele azedinho que é tudo de bom, mas principalmente quando entram inteiras numa receita, sem ser como purê, não têm como deixar o creme que vai envolver todas elas (no caso, o iogurte).
A gente usou açúcar branco comum pra adoçar, mas dá pra usar mel no lugar dele. O cristal e o demerara não se dissolvem bem no iogurte, os cristais continuam e os resultados deixam a desejar, e o mascavo tem sabor marcante demais e acaba mascarando o sabor e o aroma do mirtilo, da framboesa e do iogurte.
Sobre o iogurte, vale a pena usar um bem cremoso grego, com ele o picolé fica muito mais saboroso e com uma textura deliciosa. E dá pra usar iogurte sem lactose, só escolher um cremoso e com gosto de iogurte.
Como receitas semelhantes aparecem em muitos livros, revistas, sites e blogs, a gente experimentou várias possibilidades, com mais ou menos açúcar, com e sem limão, com e sem baunilha, mas ficou com a receita que vai aqui.
A receita que a gente escolheu ficou sem limão, sem baunilha e com 1/3 de xícara de açúcar pra 2 xícaras de iogurte cremoso.
Os picolés ficaram doces, mas sem excessos, a cremosidade ficou garantida e o sabor e a textura do mirtilo, da framboesa e do iogurte ficaram equilibrados, ou seja, dá pra sentir a presença de cada um, mas todos formando um picolé harmonioso.
O preparo é muito simples: basta misturar numa tigela o iogurte e o açúcar até dissolver completamente, dividir esse creme entre as forminhas, espalhar as frutas nas forminhas e levar ao freezer por até por uma semana.
AS FORMINHAS
As minhas forminhas são bem comuns, eu comprei nessas lojas que têm um pouco de tudo e que antes era de R$ 1,99, mas a gente não acha nada de bom por menos de uns R$ 15,00. Há melhores e piores pra desenformar, mas só mesmo testando pra saber.
O bom dessas forminhas é que elas já têm os palitos grudados nas bases e elas todas se encaixam e ficam juntas e estáveis no freezer. Como os tamanhos delas variam, a quantidade de picolés pode ser um pouco diferentes, de 4 a 6 unidades.
Na falta de forminhas de picolé, as fôrmas de gelo resolvem. Pra fazer assim, eu despejo o creme nas cavidades e levo ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar.
Então,espeto uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volto pro freezer por mais umas três horas. Depois desse tampo, já dá pra desenformar e servir. A receita dá uns 24 cubinhos.
Adora frutas vermelhas? Aqui Na Cozinha da Helô tem: torta deliciosa e linda de mirtilo, torta gelada de amora e mirtilo, geleia caseira de amora e framboesa, clafoutis de framboesa e amêndoa e receita fácil de crumble de amora.
Adora frutas vermelhas? Aqui Na Cozinha da Helô tem: torta deliciosa e linda de mirtilo, torta gelada de amora e mirtilo, geleia caseira de amora e framboesa, clafoutis de framboesa e amêndoa e receita fácil de crumble de amora. A receita foi feita com meia caixinha de mirtilo e meia caixinha de framboesa, que se complementam em sabor, em cor e em textura, mas nada impede que se use só mirtilo, ou só framboesa ou que amoras também entrem no picolé.
INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Que lindos!!! Adoro fazer sorvetes!!!
Estou amando seu site!!!
Começando a testar os pães!
O de ervas finas uma delícia!!!
Parabéns!!!
Fátima, boa noite!
Obrigada pelo carinho. Mensagens como a sua são deliciosas de receber.
Esses picolés são lindos e deliciosos, vale a pena preparar (sumirão num minuto!).
Que gostoso saber que você gostou do pão de ervas e que ele já faz parte da sua cozinha.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô