RECEITA DE PICOLÉ DE FIGO
Sou suspeita porque adoro figo, adoro mel e adoro iogurte, mas o picolé de iogurte com figos e mel é o máximo. Ele faz bonito como sobremesa de uma refeição de verão, mas também vai bem a qualquer hora.
Na verdade ele fica tão bom e chiquezinho que é perfeito pra servir como sobremesa de uma ceia de ano novo, só dobrar ou triplicar a receita!
A receita é muito fácil e só de misturar, com um preparo que mal chega a 15 minutos, o que a gente precisa é esperar o tempo do picolé firmar no freezer.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita leva só três ingredientes: figo, iogurte e mel.
Capriche no figo, tem que estar bem doce e maduro, o no iogurte, que precisa ser cremoso e saboroso pra deixar o picolé com a leve acidez que ele tem e com uma textura aveludada e deliciosa.
A receita fica perfeita com iogurte sem lactose, só escolher um bem cremoso. mas é importante caprichar nos três pra conseguir o picolé incrível que a gente quer.
Quanto à doçura, é bom conferir se o figo está bem doce e dosar o mel, pois cada fruta tem um jeito. E também é bom pensar que, depois de congelar, tudo fica menos doces.
A receita nem de liquidificador, tudo se resolve numa tigela, com uma faca miúda só pra descartar os cabinhos e dividir os figos ao meio e um garfo pra esmagar e misturar tudo. A casca dá sabor e textura ao picolé, vale a pena usar na receita.
Quanto ao mel, use sempre um mel gostoso e de verdade pra valer. Eu uso mel da fazenda ou daqui da região ou da Mbee, que é sempre maravilhoso.
Já fiz a mesma receita trocando os figos por 4 pêssegos ou por 4 nectarinas e ficou uma delícia. As diferenças: bati 3 no liquidificar com o mel e o iogurte até virar um creme grosso, cortei o outro pêssego em cubinhos míúdos, reguei os cubinhos com umas gotas de limão pra não oxidar e misturei tudo.
Depois de preparar a receita, só colocar nas forminhas e levar pro freezer por até 1 semana.
AS FORMINHAS
As minhas forminhas são bem comuns, eu comprei nessas lojas que têm um pouco de tudo e que antes era de R$ 1,99, mas a gente não acha nada de bom por menos de uns R$ 15,00. Há melhores e piores pra desenformar, mas só mesmo testando pra saber.
O bom dessas forminhas é que elas já têm os palitos grudados nas bases e elas todas se encaixam e ficam juntas e estáveis no freezer. Como os tamanhos delas variam, a quantidade de picolés pode ser um pouco diferentes, de 4 a 6 unidades.
Na falta de forminhas de picolé, as fôrmas de gelo resolvem. Pra fazer assim, eu despejo o creme nas cavidades e levo ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar. Então,espeto uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volto pro freezer por mais umas três horas. Depois desse tampo, já dá pra desenformar e servir. A receita dá uns 24 cubinhos.
Outras receitas deliciosas com figo: compota de figo maduro caramelizado, torta francesa de figo e amêndoa, bolo de figo e nozes delicioso e como fazer confit perfumado de figo.
Outras receitas deliciosas com figo: compota de figo maduro caramelizado, torta francesa de figo, bolo de figo e nozes delicioso e como fazer confit perfumado de figo. O picolé de figo com iogurte e mel fica tão bom e chiquezinho que é perfeito pra servir como sobremesa nos tempos de calor.
INGREDIENTES
Preparo
NOTAS