RECEITA DE PICOLÉ DE FIGO
Sou suspeita porque adoro figo, adoro mel e adoro iogurte, mas o picolé de iogurte com figos e mel é o máximo. Ele faz bonito como sobremesa de uma refeição de verão, mas também vai bem a qualquer hora.
Na verdade ele fica tão bom e chiquezinho que é perfeito pra servir como sobremesa de uma ceia de ano novo, só dobrar ou triplicar a receita!
A receita é muito fácil e só de misturar, com um preparo que mal chega a 15 minutos, o que a gente precisa é esperar o tempo do picolé firmar no freezer.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita leva só três ingredientes: figo, iogurte e mel.
Capriche no figo, tem que estar bem doce e maduro, o no iogurte, que precisa ser cremoso e saboroso pra deixar o picolé com a leve acidez que ele tem e com uma textura aveludada e deliciosa.
A receita fica perfeita com iogurte sem lactose, só escolher um bem cremoso. mas é importante caprichar nos três pra conseguir o picolé incrível que a gente quer.
Quanto à doçura, é bom conferir se o figo está bem doce e dosar o mel, pois cada fruta tem um jeito. E também é bom pensar que, depois de congelar, tudo fica menos doces.
A receita nem de liquidificador, tudo se resolve numa tigela, com uma faca miúda só pra descartar os cabinhos e dividir os figos ao meio e um garfo pra esmagar e misturar tudo. A casca dá sabor e textura ao picolé, vale a pena usar na receita.
Quanto ao mel, use sempre um mel gostoso e de verdade pra valer. Eu uso mel da fazenda ou daqui da região ou da Mbee, que é sempre maravilhoso.
Já fiz a mesma receita trocando os figos por 4 pêssegos ou por 4 nectarinas e ficou uma delícia. As diferenças: bati 3 no liquidificar com o mel e o iogurte até virar um creme grosso, cortei o outro pêssego em cubinhos míúdos, reguei os cubinhos com umas gotas de limão pra não oxidar e misturei tudo.
Depois de preparar a receita, só colocar nas forminhas e levar pro freezer por até 1 semana.
AS FORMINHAS
Quanto às forminhas, até nessas lojas que vendem um pouco de tudo (que antes eram de 1,99) há forminhas pra picolé de plástico, com aquelas tampas que já têm junto o palito. Várias delas são meio ruins, não são muito simples na hora de desenformar, mas dá pra se virar (pra saber, só testando). As de silicone são perfeitas, valem cada centavo pra quem adora picolé e agora já estão mais fáceis de encontrar. O ideal é comprar 2 ou 4 jogos, pois cada forminha rende 3 unidades.
Mas se não tiver um conjunto desses de 6 picolés em casa, basta improvisar com fôrmas de gelo. Se a fôrma de gelo for a solução, despeje o creme nas cavidades (normalmente dá pra preparar uns 24 cubinhos), leve ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar, então espete uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volte pro freezer por mais umas três horas, então desenforme e sirva.
Quanto à quantidade de picolés, ela pode variar um pouco pelo tamanho das forminhas.
Em forminhas de picolé, o creme leva umas 6 horas pra firmar. No freezer, os picolés ficam perfeitos por pelo menos 1 semana.
Outras receitas deliciosas com figo: compota de figo maduro caramelizado, torta francesa de figo e amêndoa, bolo de figo e nozes delicioso e como fazer confit perfumado de figo.
Outras receitas deliciosas com figo: compota de figo maduro caramelizado, torta francesa de figo, bolo de figo e nozes delicioso e como fazer confit perfumado de figo. O picolé de figo com iogurte e mel fica tão bom e chiquezinho que é perfeito pra servir como sobremesa nos tempos de calor.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS