RECEITA DE FOCACCIA SIMPLES
Essa receita de focaccia simples faz parte da lista daquelas que a gente faz, faz, faz e não enjoa, muito pelo contrário. A receita faz parte da minha vida há muitos anos, uns 30 pelo menos, e o sucesso é sempre tão gigante que todo mundo que conhece pede mais. Faço tanto que já virou a focaccia com alecrim da Helô.
É aquela focaccia dourada por fora, com casquinha só levemente crocante e miolo macio e saboroso. Tão boa que acaba num minuto.
TOQUES ESPECIAIS
Por muito tempo, usei apenas água como líquido e açúcar pra dar aquele empurrãozinho no fermento e desencadear o crescimento da massa.
Mas num dia em que a coleta de mel na fazenda foi farta, troquei o açúcar por mel e ele, além da função básica, ainda deu um gostinho especial ao pão e passei a usar mel sempre.
Quanto ao líquido, um dia li sobre uma versão de focaccia que levava um pouco de vinho branco, então experimentei, adorei e como sempre tenho garrafas com restinhos de vinho branco na geladeira, incorporei o ingrediente à receita.
Pra variar, às vezes misturo uns 100g de parmesão ralado à massa.
Apesar do mel e do vinho, a receita continua simples. E se não tiver algum desses ingredientes em casa, só usar açúcar e água.
NA HORA DE SERVIR
A focaccia é ótima a qualquer hora, tanto pra fazer sanduíches abertos ou fechados, quanto pra acompanhar uma refeição ou servir com pastas variadas.
Como ela fica gostosa por uns 2 dias, depois começa a secar, quando percebo que isso está acontecendo eu já faço mais um pão e guardo esse pedaço mais velho pra cortar em fatias finas ou em cubinhos pra torrar.
Costumo pincelar os pedaços com azeite e levar ao forno pra dourar e secar, depois de frios vão pra um pote que feche bem e ficam bem por mais uns dias.
Vários tipos de focaccia
No dia a dia, costumo fazer a focaccia básica, só espalho por cima da massa, antes de assar, folhinhas de alecrim, sal grosso e azeite de oliva.
Outras vezes, troco o alecrim por manjericão ou sálvia, ou misturo coloco uma camada de azeitonas, ou filezinhos de anchova ou tomatinhos cortados ao meio (uns 150 g), ou aqueço umas 2 cebolas ou 4 talos de alho-poró fatiados de num pouco de azeite com umas pitadas de sal, espero murchar e começar a dourar, deixo esfriar e uso a preparação como cobertura.
Pra receber, já fiz 3 ou 4 massas, coloquei cada uma delas em uma assadeira e fiz coberturas variadas e também já fiz uma única focaccia e espalhei coberturas diferentes na superfície, como se fosse faz com uma pizza de sabores variados. Quer dizer, usando a criatividade sempre se terá algo diferente pra servir.
Quem se gosta de focaccia, como eu, acho que também vai aproveitar a receita da receita de focaccia integral com parmesão.
Ideias pra servir com a focaccia: manteiga temperada com tomate e tomilho, pasta de berinjela com cebola caramelizada e manjericão, caponata siciliana tradicional e ricota com azeite e ervas para rechear panquecas e massas.
Ideias pra servir com a focaccia: manteiga temperada com tomate e tomilho, pasta de berinjela com cebola caramelizada e manjericão, caponata siciliana tradicional e ricota com azeite e ervas para rechear panquecas e massas. Pra deixar a massa ainda mais saborosa, só acrescentar um pouco de parmesão ralado e um toque de pimenta-do-reinoINGREDIENTES
Preparo
NOTAS
14 Comentários
Parece mt boa sua rrceita. So fiquei em duvida; 1 envelope de fermento biológico tem quantos gramas? Agradeço desde já por sua atenção.
Obgd.
Komica, bom dia!
O sachê tem 10 g, equivale a 3 tabletes de 15 g cada de fermento fresco.
Depois conte pra gente.
Abraços,
Ana e Helô
Fica maravilhosa! A receita é de comer rezando! Obrigada por compartilhar!
Olá, senti falta da informação sobre a temperatura média do forno.
Angela, boa noite!
Temperaturas de forno são bens complicadas, pois cada um é um, cada termostato acusa uma temperatura diferente, os botões indicadores não têm muito padrão.
A gente considera 180ºC uma temperatura média-alta adequada a grande parte de pães e bolos no início do processo, quando muitas vezes vem a orientação pra diminuir a temperatura para média, que seria 160ºC.
Procure conhecer o seu forno, analise quanto tempo ele demora para assar um bolo que normalmente leva 45 minutos.
Conte com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá, Helô!
Suas receitas são muito boas!
Fiz pela segunda vez a sua receita de focaccia…sabe o que senti falta?
De saber a temperatura média do forno e de ver como ela fica por dentro, a textura da massa.
Abs
Angela
Angela, boa noite!
Sobre a temperatura a gente escreveu no outro comentário.
A textura é de um pão macio, mas leve, nada massudo.
Se for o caso, mande uma foto.
Conte com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Obrigada! Farei hoje e mandarei fotos ! Sempre coloco no Instagram…e indico seu link.
Já fiz a conserva de limão também…tenho sempre na geladeira .
Ah, o bolo de fubá e a broinha de milho de canjica…estou assídua?
Angela, bom dia!
Coisa boa sabor que você tem aproveitado bastante as receitas do nosso site.
Siga nos acompanhando, pois sempre temos novidades.
Abraços, Ana e Helô
QUE DELICIA……. ficou divina, super macia, eu fiz com 3 sabores, alho poró, alecrim e anchova. Troquei o vinho por água. Obrigada por mais esta receita tão boa.
Lucienne, boa noite!
Obrigada pelo carinho! Que gostoso saber que você aprovou a receita e até já experimentou sabores diferentes. Cozinhar é tudo de bom.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô!!
Se não for usar o vinho branco substituo por água ou só retiro ele da receita?
Muito obrigada!
Andreia, bom dia!
Pode sim substituir por água e a massa continuará deliciosa.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Oi, Helô! Ficou uma delícia! Achei interessante usar o vinho.. fiz o tradicional com alecrim, sal grosso e azeite mas já estou planejando com outras coberturas. Muito obrigada por compartilhar! Adoramos!!