RECEITA DE PICOLÉ DE MELANCIA E COCO
Que tal um picolé de melancia e coco? Garanto, é muito bom, refrescante demais e, por isso, perfeito pra servir num dia de muito calor na praia ou em qualquer lugar com bastante sol.
Lá pra 1994, quer dizer, há uns 30 anos, comprei na França uma revista Cuisine Actuelle com uma matéria de sorbets fáceis pro verão e um deles misturava coco e melancia.
Uns meses depois, na passagem do ano na casa da praia, comprei melancia, leite de coco e coco ralado e resolvi brincar com aquela receita. Fiz os sorbets e, como tinha bastante gente pra receber, achei mais prático montar em camadas e servir em copinhos de vidro. Na hora de servir, pra dar mais cara de melancia, espalhei por cima umas sementes de abóbora torradas e salgadas que eu tinha na despensa pra fazer pão integral.
Resultado? Sucesso total, todo mundo acho divertido, diferente e, o que mais importa, gostoso. As crianças acharam o máximo, vieram me pedir mais, tanto que fiz a receita de novo no dia seguinte.
De lá pra cá, fiz a receita de gelado de melancia muitas vezes, várias nos copinhos e várias montando numa fôrma pra bolo inglês forrada com filme plástico pra ajudar na hora de desenformar e servir em fatias.
Só que, há uns dois anos, num dia em que comprei uma melancia grande e meio sem graça, resolvi transformar a aquela receita de gelado em picolé. O fato é que, no verão, uso as minhas forminhas direto, faço picolé de tudo, pois fico um tanto revoltada com a qualidade e o preço dos que a gente vê por aí.
Gostei tanto do resultado que mudei de vez, tanto que resolvi editar o post, que era gelado de melancia e coco e agora é picolé de melancia e coco. Mas nada impede que se faça nos copinhos, dá pra escolher.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- água;
- açúcar;
- leite de coco;
- coco ralado, fresco de preferência ou seco;
- melancia em cubos, só a parte vermelha já descascada e sem sementes;
- limão;
- pra decorar: sementes de abóbora torradas ou pistaches frescos sem casca ou folhinhas de hortelã.
- se quiser: rum ou cachaça.
Leite de coco e coco ralado são coisas que muita gente tem na despensa e eu, ainda costumo ter um pacote de coco fresco no freezer pra usar quando preciso. Com o coco fresco a receita fica mais saborosa e com a textura que só ele tem, mas o coco ralado em flocos úmidos do pacotinho também funciona bem.
Com uma melancia saborosa o sorbet fica muito mais gostoso, não tem o que dizer. Mas a receita também é boa pra aproveitar aquela melancia não tão doce e gigante que tem que ser consumida rápido e, ainda por cima, ocupa um lugar gigante na geladeira.
O limão dá um toque de acidez delicioso ao sorbet, não deixe de usar.
O rum ou a cachaça são ideias e opcionais pra deixar o picolé mais emocionante. A quantidade é pequena, não muda quase nada na forma de congelar (bebidas endurecem menos) e dão só um toquezinho de álcool, bem tranquilo.
Como são dois sorbets sem nadinha de nadinha de laticínios, a receita também deixa felizes os intolerantes à lactose e os veganos, além de não ter glúten.
A receita é simples, apenas precisa de etapas de freezer pra dar certo, mas em mais ou menos 6 horas dá pra comer picolé.
Primeiro, faço uma calda simples de açúcar, só misturar água e o açúcar numa panelinha, mexendo só até dissolver, deixar e ferver por 1 minuto e retirar do fogo.
Em seguida, passo 1/3 da calda pra uma tigela média, junto o leite de coco, o coco ralado e se for o caso o rum, misturo bem e reservo.
Bato a melancia com o suco de limão no liquidificador pra virar um suco grosso, junto a calda restante e pronto.
Em seguida, preencho as forminhas até metade da altura com o sorbet de melancia e leve ao freezer por umas 2 horas e meia, ou o necessário pra firmar e poder receber a outra camada sem misturar. Se a base de melancia ficar só com uma casquinha leve congelada, o sorbet de coco vai se misturar e dar um efeito mesclado (o que não é grave, mas não é o que a gente quer).
Enquanto o sorbet de melancia firma, eu deixo o de coco na geladeira.
Então, completo as forminhas com a mistura de coco e volto pro freezer por mais umas 3 horas, ou até por 1 semana.
Na hora de servir, só desenformar e, se quiser, espalhar por cima as sementes de abóbora e até um pouquinho de coco ralado.
Se as forminhas forem pequenas e sobrar alguma das bases, só montar em copos pra tomar de colher. Nesse caso, será preciso retirar do freezer uns 15 minutos antes de servir, pois fica bem firme. Pra ficar mais fofo, só fazer o processo que ensino nas receitas de raspadinha de café com creme ou granita di caffè con panna e de raspadinha de abacaxi e hortelã.
FORMINHAS DE PICOLÉ
Quanto às forminhas, até nessas lojas que vendem um pouco de tudo (que antes eram de 1,99) há forminhas pra picolé de plástico, com aquelas tampas que já têm junto o palito. Várias delas são meio ruins, não são muito simples na hora de desenformar, mas dá pra se virar (pra saber, só testando). As de silicone são perfeitas, valem cada centavo pra quem adora picolé e agora já estão mais fáceis de encontrar. O ideal é comprar 2 ou 4 jogos, pois cada forminha rende 3 unidades.
Mas se não tiver um conjunto desses de 6 picolés em casa, basta improvisar com fôrmas de gelo.
Se a fôrma de gelo for a solução, despeje o creme nas cavidades (normalmente dá pra preparar uns 24 cubinhos), leve ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar, então espete uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volte pro freezer por mais umas três horas, então desenforme e sirva.
Quanto à quantidade de picolés, ela pode variar um pouco pelo tamanho das forminhas. Com a receita de hoje, costumo fazer de 6 a 8 picolés.
Outras sobremesas bem de verão: receita de picolé salada de fruta, raspadinha de abacaxi com hortelã, creme gelado de manga e coco muito rápido e receita vapt-vupt de gelado de chocolate.
Bora comprar melancia, coco ralado e leite de coco e fazer picolé?
INGREDIENTES
- 3/4 de xícara de água (180 ml)
- 1 xícara de açúcar (150 g)
- 300 g de melancia em cubos, só a parte vermelha já descascada e sem sementes
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 3/4 de xícara de leite de coco (200 ml)
- 1/2 xícara de coco fresco ralado (100 g, ou coco ralado úmido e grosso de saquinho)
- opcionais:
- 1 colher (sopa) de rum ou de cachaça
- 1 colher (sopa) de semente de abóbora torrada e salgada
- 1 colher (sopa) de coco ralado
Preparo
- Comece pela calda, que vai ser dividida em 2 partes, 1/3 pro sorbet de coco e 2/3 pro sorbet de melancia. É uma calda muito simples, só aquecera água e o açúcar, mexer só até dissolver, esperar ferver por 1 minuto e retirar do fogo.
- Em uma tigela, misture 1/3 da calda, o leite do coco, o coco ralado e, se quiser, o rum ou a cachaça. Deixe na geladeira até o momento de usar.
- Bata a melancia e o limão no liquidificador até obter um suco grosso e passe para uma tigela sem coar, depois junte a calda restante.
- Despeje o suco de melancia em 6 forminhas de picolé até a metade da altura. Se forem pequenas, use 8 forminhas. Leve ao freezer por aproximadamente 3 horas, até endurecer bem.
- Complete com a mistura de coco e volte pro freezer por mais umas 3 horas pra endurecer de vez. Ou deixe no freezer por até 1 semana.
- Desenforme os picolés na hora de servir e, se quiser, espalhe por cima as sementes de abóbora e um pouco mais de coco ralado.
Outras sobremesas bem de verão: receita de picolé salada de fruta, raspadinha de abacaxi com hortelã, creme gelado de manga e coco muito rápido e receita vapt-vupt de gelado de chocolate.
NOTAS
Se tiver muita melancia em casa, dobre ou triplique a receita. Só congelar uma parte dos picolés, desenformar, transferir os picolés prontos pra um pote com tampa pra deixar todos eles no freezer e preparar os restantes nas mesmas forminhas.