RECEITA DE ESCONDIDINHO DE CARNE MOÍDA
Quem ama escondidinho, vai adorar essa receita de escondidinho de batata e carne moída caseira. É receita sobrevivendo na cozinha total e tem tudo a ver com dia a dia, é aquele prato que todo mundo gosta.
Escondidinho, na verdade, é mais um método do que uma receita. A base do escondidinho pode ser preparada com purês de batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame, batata-doce, abóbora e o recheio “escondido” também pode ser aquele que cada um quiser. Na França, por exemplo, fazem escondidinho de purê de batata com carne moída, como o que vai aqui, mas também há de cordeiro e de pato, na Inglaterra o de cordeiro é super clássico.
Aqui Na Cozinha da Helô tem a receita do escondidinho de carne seca com mandioca e também tem um escondido sertanejo de carne seca, farofa e banana da terra, que é bem diferente. Os dois são deliciosos.
O passo a passo
Se consigo me programar pra preparar a receita pra servir logo depois, faço tudo, levo pro forno e pra mesa, tudo em seguida.
Quando é assim, pra fazer tudo de forma rápida, eu descasco e corto a batata em pedaços, coloco numa panela com água pra cozinhar.
Enquanto a batata cozinha, e isso leva uns 35 minutos, eu preparo a carne, unto o refratário e já aqueço o forno.
Então espremo a batata, misturo a manteiga, o leite e o ovo, espalho 2/3 desse purê que ainda quente no refratário, cubro com a carne, que também ainda estará quente, coloco queijo pra derreter por cima, cubro com o purê restante, polvilho com o queijo ralado e já levo ao forno.
Fazendo assim, com tudo ainda de morno pra quente, o escondidinho precisa de uns 30 minutos pra assar e dourar. Quer dizer, com essa logística, em mais ou menos 1 hora e meia, no máximo em 2 horas, eu tenho a receita pronta e com um resultado delicioso, com um purê macio e um recheio saboroso.
Agilizando o processo
Mas se o tempo é curto, ou se quero adiantar a vida, eu monto o escondidinho com até 12 horas de antecedência, deixo na geladeira, aqueço o forno e asso por uns 45 minutos, pois ele estará gelado e mesa pronta.
Claro que dá pra reaquecer sobras de escondidinho já assado e todo mundo faz isso (em casa também), mas o purê reaquecido perde um pouco da cremosidade e da leveza, é inevitável.
A base do escondidinho
A base da receita de hoje é feita com batata cozida e espremida, manteiga, leite e ovo, mas o ovo apenas misturado, sem separar gema e clara e bater a clara em neve, tudo rápido. É diferente da receita de escondidinho de carne seca com mandioca, que também está no nosso canal do youtube, e leva clara em neve e fica mais leve, com jeito de suflê. Gosto das duas.
Outra coisa: eu adoro purê de batata simples e faço muito, seguindo sempre o método passo a passo pra chegar ao purê dos sonhos, mas pra escondidinho básico tudo é mesmo “básico”, tanto pelo processo, como pelas quantidades do leite e da manteiga.
Recheado
Pra rechear, nada como a receita de carne moída simples e caseira. Ela é prática, versátil, rápida e deixa crianças e adultos felizes.
Em casa, costumo preparo uns 800 g carne moída numa panela grande, uso uma parte no próprio dia e congelo a outra pra usar mais pra frente como recheio ou parte de um molho, e também vario as ervas, temperos e possíveis “acréscimos”, como azeitona e ovo cozido.
Muitas vezes, de cara eu já separo uma parte da receita pra fazer um escondidinho, mas também acontece montar mini escondidinho (os escondidozinhos …) com sobras de carne moída de uma refeição.
Quanto ao queijo do recheio, o importante é escolher um que seja saboroso e que se espalhe e derreta bem, pode ser mussarela, minas meia cura, requeijão cremoso de bisnaga ou de copo, desde que seja consistente, ou qualquer outra que se tenha na geladeira.
Já o queijo da finalização, que vai polvilhado por cima e no forno doura e gratina, formando casquinha, é sempre melhor usar um parmesão ralado, pode ser um básico, ou algum outro mais curado.
Acompanhamentos
Em casa, todos gostam tanto de um escondidinho simples que a refeição fica só com ele e uma salada de folhas, mas ele vai muito bem com arroz branco de todo dia e feijão de todo dia.
O escondidinho pode ser montado num refratário grande, ou em 4 individuais, mas ele tem tudo a ver com prato único. A dica de polvilhar o refratário já untado com manteiga com farinha de rosca é valiosa pra quem gosta do purê formando casquinha (eu!!).
BATATA CARNE MOÍDA PURÊ E MONTAGEM Em casa, todos gostam tanto de um escondidinho simples que a refeição fica só com ele e uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar , mas ele vai muito bem com arroz branco de todo dia e feijão de todo dia. Se quiser, faça a mesma receita trocando a batata por mandioquinha ou por mandioca.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
10 Comentários
Receita maravilhosa e confortadora.
Amanda, bom dia!
Que mensagem gostosa, alegra o dia aqui “Na cozinha da Helô”.
A gente adora receitas que confortam.
Abraços, Ana e Helô
Eu gostei da receita e fácil de fazer tudo bem explicado obrigada vou fazer
Abenilda, boa tarde!
Que gostoso saber que você se interessou pela receita e pretende fazer.
Obrigada pelo carinho e conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Oi, Helô!
Fiz a receita hoje e ficou uma delícia! Só não entendi onde colocar o ovo… vc pode esclarecer?
Obrigada!
Bjos
Thais, boa tarde!
Obrigada pelo carinho! O ovo vai com o leite, a gente acabou de atualizar no preparo da receita, que tinha mesmo escapado … (obrigada também por essa ajuda, pois só assim o Na Cozinha da Helô fica mais certinho e gostoso).
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Escondidonho sempre cai bem. ❤️
Yara, bom dia! Com certeza! Aqui Na Cozinha da Helô você encontra muitas receitas gostosas, só ficar de olho. Beijo, Helô
Eu fiz a receita do escondidinho e ficou excelente. Claro com as explicações detalhadas preocupando-se com cada detalhe. Você é muito incrível. Parabéns! E, como moro sozinha dividi a receita com uma vizinha que me enviou uma montanha de elogios.
Maria Alice, boa tarde!
Que mensagem gostosa, alegrou o meu dia, obrigada pelo carinho.
Agora, a receita já faz parte da sua cozinha (e da vida da vizinha também!).
Conte sempre comigo, beijos, Helô