RECEITA DE TORTA DE MORANGO
Quando os morangos vermelhíssimos, perfumados, doces e suculentos invadem os mercados, é hora de comer morangos e de fazer uma receita de torta de morango (além de mil outras possibilidades).
A torta de morango é um clássico, falo daquela de massa clara e crocante recheada com a camada farta de creme de confeiteiro cremoso e com sabor de baunilha que, por cima, recebe as frutas frescas cortadas ao meio.
Pra finalizar com um toque de brilho, os morangos são pincelados com um pouco de calda de açúcar ou, como fazem algumas doceiras, são cobertos com uma camada fina de gelatina vermelha.
O passo a passo
A massa é básica e simples, uma mistura de farinha, açúcar, manteiga, essência de baunilha, gema, sal e água apenas o suficiente pra dar o ponto. Pra conseguir uma torta de massa crocante, é importante preparar ela, deixar descansar por uns 10min na geladeira, então abrir com um rolo e forrar uma fôrma de fundo removível, voltar com ela à geladeira por mais uns 10 minutos, enquanto o forno aquece a uns 180ºC (médio).
Pra assar o fundo de torta vazio, pois o recheio não vai ao forno, gosto de fazer uns furos com um garfo no fundo da torta, depois forro todo o fundo com um quadrado grande de papel alumínio (o tamanho facilita a retirada) e preencho a cavidade com grãos crus de feijão ou com pesos cerâmicos especiais pra função (com o peso, a massa não forma bolhas).
Em seguida, eu levo a torta ao forno por 15 minutos pra que comece a assar, mas sem inflar ou dourar, então retiro o papel com os pesos, diminuo a temperatura pra 160ºC (médio-baixo) e mantenho a base da torta no forno por mais uns 15 a 20 minutos, até ficar bem dourado e crocante.
O recheio da torta
Enquanto a massa fica na geladeira e depois assa, eu preparo o recheio cremoso, um clássico creme de confeiteiro. Ele fica pronto nuns 10 minutos e também precisa esfriar antes de usar. Também nesse tempo, preparo a calda de açúcar da finalização e lavo, seco e corto os morangos.
Quando tudo esfria, é hora de montar a torta! Se tiver receio de retirar a base de metal da fôrma, não se preocupe e coloque o fundo da torta com a base de metal sobre o prato de servir, nada grave.
A montagem
Já sobre o prato, chega a hora de espalhar uma camada uniforme do creme na base da torta. Em seguida, só cobrir com os morangos (acho que fica bonito deixar pra cima tanto a face cortada, quanto a parte arredondada de fora, sempre vario). Por último, só pincelar os morangos com a calda que dá brilho e levar a torta à geladeira por umas 2h antes de servir.
Como os morangos são frescos, gosto de preparar a torta e servir no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte. Depois disso, eles começam a amolecer, perdem o frescor e soltam líquido rosado que mancha o creme.
Sugeri usar uma fôrma redonda ou quadrada de uns 20 cm, mas a receita de torta de morango pode ser usada pra 6 tortinhas individuais ou umas 12 bem pequenas.
Por fim: se quiser, prepare a base da torta e o creme exatamente da mesma maneira e troque o morango por outra fruta (ex: manga, kiwi, gomos de mexerica, mirtilo, framboesa, amora).
Se você, como eu, gosta de sobremesas com frutas e tortas doces, experimente a receita de torta francesa de figo.
Se quiser, prepare o fundo de torta com até 3 dias de antecedência e guarde bem fechado fora da geladeira. Faça o creme na véspera e guarde bem coberto na geladeira e deixe pra rechear e cobrir com os morangos 2 horas antes de servir. Uma sobremesa linda e deliciosa, sucesso na certa!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Helô,amo sua COZINHA!
Obrigada por tanto amor pelo cozer. Vc passa isso pra gente.
Gratidão.
Abraço forte de Pernambuco.
Ítala, bom dia!
Muito obrigada pela sua mensagem tão carinhosa, que alegrou um pouco o meu dia.
Faço tudo com tanto amor e dedicação que palavras como a sua são o melhor reconhecimento.
Continue aqui Na Cozinha da Helô.
E desculpas pela demora na resposta, mas a minha vida virou de cabeça pra baixo com a tristeza imensa diante do falecimento da minha querida filha Ana, companheira de tudo e que fazia as fotografias aqui da Cozinha da Helô.
Abraços, Helô
oi helô!
ontem de noite, assistindo o programa da rita lobo, fiquei sabendo da sua perda. mais cedo, na hora do almoço, tinha feito sua receita de tirinhas de frango empanado, apenas uma entre outras tantas que pego no site e tento reproduzir em casa.
achei importante vir aqui demonstrar solidariedade e dizer o quanto seu trabalho e da Ana tem impacto na minha rotina. diariamente me desafio na cozinha, me sinto inspirada pelo amor que você coloca no seu trabalho e que sua filha registrou com tanta beleza.
meus sentimentos e meu muito obrigada por tanta dedicação e inspiração que vocês duas colocaram nesse site. muito força para você seguir em frente.
abraços!
Ana Flávia, bom dia!
QUe linda e carinhosa a sua mensagem.
A minha Ana e eu éramos unidas demais, estávamos sempre juntas. A minha tristeza é sem fim, mas estou tentando seguir pensando nos momentos lindos e deliciosos vividos ao lado dessa filha tão encantadora. Ela será sempre a minha inspiração.
Desculpas pela demora na resposta, mas o momento é tão delicado que estou fazendo o que posso no meu tempo.
Muito obrigada pelas palavras tão lindas e pelo apoio. É isso que conta nessa vida.
Abraço, Helô
Queria colocar 5 estrelas mas minha pouca habilidade classificou com uma!
Desconsidere isto,a receita é 10 estrelas⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Karime, bom dia!
Não se preocupe, vou ver se tem algum jeito de mudar e te falo, pois só você poderá arrumar. Se não der, fica como está, mas sei que a sua intenção foi outra.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Helô