RECEITA DE PÃO DE NOZES
Essa receita de pão de nozes francês delicioso faz parte da lista das minhas preferidos. O pão é fácil de fazer e fica muito bom, com aquele jeito de pão rústico, mas com ares de sofisticação e que sempre surpreende.
Comi um pão de nozes inesquecível há uns 33 anos, em Sarlat-le-Canéda, no Périgord, um canto do sudoeste da França com bosques e mais bosques de nogueiras.
Pra conseguir um sabor marcante, eles me ensinaram que aquecer as nozes por uns minutos numa frigideira seca é o bastante pra deixar o pão muito mais perfumado e saboroso, já que com o calor, elas liberam os seus aromas.
Também aprendi que, sempre que possível, vale a pena usar um óleo de nozes na receita, pois ele enriquece a massa com mais sabor ainda.
Há uns anos, não era muito simples encontrar óleo de nozes por aqui. Só que hoje, além dos supermercados e empórios especializados em produtos diferenciados, há lojas de produtos naturais que vendem óleos de várias castanhas, caroços e sementes. Mas não se preocupe se não der pra usar o óleo de nozes, o pão fica delicioso com óleo vegetal comum ou com azeite de oliva.
INGREDIENTES E RECEITA
A lista de ingredientes:
- fermento biológico seco;
- açúcar mascavo;
- água morna;
- farinha de trigo;
- nozes;
- sal;
- óleo vegetal ou de nozes;
- pimenta-do-reino.
O preparo é simples. Eu primeiro misturo numa tigela o fermento, o açúcar mascavo, a água morna e 1/2 xícara de farinha, cubro com um pano e deixe descansar por uns 10 minutos, até surgirem bolhas.
Enquanto isso, aqueço as nozes numa frigideira seca até perfumar.
Em seguida, eu coloco as nossas na tigela da massa fermentada, acrescente o sal, o óleo, a pimenta e, aos poucos, vou adicionando a farinha e trabalhando até obter uma massa bem macia e que descole das mãos.
Então, cubro com filme plástico e deixo descansar por umas 2 horas ou até dobrar de tamanho.
Depois desse descanso, eu junto mais um pouco de farinha se a massa estiver muito pegajosa, moldo um pão arredondado, coloco numa assadeira não untada, cubro com um pano e deixo descansar por mais 1 hora.
Uns 15 minutos antes de completar o tempo, eu aqueço o forno a 200ºC (alto). Levo o pão ao forno, diminuo a temperatura pra 180ºC (médio) depois de 10 minutos e continue assando por mais uns 30 minutos, até que ele esteja firme, crescido e dourado. Retiro do forno, deixo amornar por uns 30 minutos e sirvo.
O pão fica gostoso por até 3 dias, mas no dia em que foi assado ele fica perfeito.
SERVIR
Além de ficar delicioso com um patê de fígado de galinha cremoso e perfeito ou com uma terrine camponesa, como a terrine de campagne francesa da Madame, uma boa manteiga salpicada com flor de sal, uma fatia de queijo roquefort ou fourme-d’ambert ou um queijo de cabra mais ou menos cremoso, o pão fica ainda melhor.
Com a mesma receita, eu faço pão com outras castanhas, como castanha-do-Brasil/Pará, avelã, amêndoa, pistache, só trocando as nozes pelo que quiser. Um pão de castanha-do-Brasil/Pará com óleo dela fica incrível.
Outros pães rústicos: pão de azeitona delicioso e perfumado, focaccia simples da Helô e pão recheado de calabresa e mussarela.
Adoro servir o pão com manteiga comum, ou com algumas das manteigas salgadas variadas, com o patê de fígado de galinha cremoso e perfeito ou com a terrine francesa. Outros pães rústicos: pão de azeitona delicioso e perfumado, focaccia simples da Helô e pão recheado de calabresa e mussarela. Pra variar, troco as as nozes por castanha-do-Brasil/Pará, avelã, noz-pecã, avelã ou pistache e sempre fica bom.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Amei a receita! É as dicas enriqueceram meu conhecimento sobre pães. Obrigada!
Oi, Geovana! Fico super feliz em saber que gostou do pão de nozes! É uma receita incrível! Bj
Olá
Sempre faço este pão e é um sucesso, tanto q pediram para fazer no Natal.
Com quanto tempo de antecedência posso fazer este pão?
Oi, Alice! Que coisa boa! Como é um pão que acaba sempre ressecando, o ideal é preparar no máximo na véspera. bjs e feliz natal
Oi Heloísa, muito obrigada por tantas receitas maravilhosas!!!
Gostaria de saber se este pão pode ser congelado.
Sílvia, boa noite!
Que gostoso saber que você está aproveitando as receitas do “Na Cozinha da Helô”. Como tudo aquilo a gente faz leva boas doses de carinho e dedicação, mensagens como as suas são deliciosas de receber.
Pode sim congelar o pão. Se são poucas pessoas pra devorar o pão de uma vez, vale dividir o pão em 2 ou 3 partes, embrulhar 1 ou 2 partes em filme e congelar. Só retirar do freezer com umas 3 horas de antecedência e deixar descongelar naturalmente.
Abraços, Ana e Helô
Achei maravilhoso! Vou tentar fazer 👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️
Oi Wilma, bom saber que você gostou! Depois de me conta!
Beijo, Helô