RECEITA DE SALADA DE PEPINO, IOGURTE E HORTELÃ
A saladinha rápida de pepino com iogurte e hortelã é aquela receita fácil que ingredientes que combinam com perfeição. É incrível pensar em tudo que a gente sente quando dá uma garfada dessa receita que só uma mistura de pepino, iogurte, hortelã, azeite e sal.
Pepino e hortelã combinam muito bem!!!! São naturalmente refrescante e têm doçura, o iogurte e o azeite dão cremosidade e acidez, o sal dá vida. E o pepino dá o frescor que só ele tem e os contrastes de textura entre o miolo, as sementes e a casca fina, crocante e suculenta ao mesmo tempo.
O fato é que eu amo, amo e amo essa salada simples, refrescante, que fica pronta num piscar de olhos e, como eu gosto de falar, é “só de misturar”.
Ela vai bem com legumes como berinjela e tomate, com carnes grelhadas, com arroz branco ou integral e muito mais.
QUAL PEPINO USAR?
E qual o tipo de pepino que cabe na receita? Eu uso o pepino que tenho em casa ou o que encontro com jeito mais fresco, bonito e com preço bom, gosto de todos e cada um é um, dando resultados bem diferentes.
Cresci comendo pepino caipira da horta da fazenda e tinha de tudo. Uns de casca fina ou grossa, mesmo quando ainda novinhos; uns de casca verde suave, ou com verde vivo ou escuríssimo; uns com muito miolo e muita semente; uns retos e uns encurvados; uns pequenos e uns grandes, de meio palmo até um um palmo.
Depois vieram os pepinos japoneses, mais finos e longos, com menos miolo, casca firme e bem crocante, e eles fizeram um sucesso imenso.
Eu gosto do sabor concentrado da casca do pepino e da textura mais firme que ela tem, mas isso vale pros pepinos frescos, de casca brilhante, lisa e nada murchos. Quando perdem o frescor, mudam o sabor (vários amargam) e a textura (as cascas engrossam e deixam de ser agradáveis).
Um truque simples pra dar uma reanimada naquele pedaço de pepino que aparece na gaveta da geladeira é colocar de molho em água gelada por uns 15 minutos, então escorrer e usar, pelo menos dá pra aproveitar.
Pode até parecer bastante pensar em 2 pepinos (do japonês) ou 1 maior (do caipira) pra uma salada meio que acompanhamento, mas pepino é água, puro volume.
O PASSO A PASSO
Estimei o tempo de preparo nuns 15 minutos, pois dá pra fazer tudo mesmo nesse tempo. O mais demorado da receita é separar os ingrediente, que são só pepino, iogurte, azeite de oliva, sal e hortelã e picar o pepino.
Eu separo a tábua e a faca, lavo o pepino, corto em rodelas ou meia rodelas ou quartos ou cubinhos. Em seguida, na própria tigela de servir, misturo o iogurte com sal até dissolver, junto o azeite, depois o pepino, mexo até envolver tudo e acerto o sal.
Limpo a borda da tigela com um pedacinho de papel toalha e salada pronta.
Gosto de servir em seguida, pois a textura é sempre melhor, mas às vezes preparo com até 6 horas de antecedência, guardo na geladeira e deixo só pra juntar as folhas picadas de hortelã na hora de levar à mesa, pois elas escurecem depois de um tempo.
Quanto mais cremoso o iogurte, melhor o molhinho, mas dá tranquilamente pra preparar a receita com iogurte sem lactose, desnatado e mesmo com tofu (basta uma ajuda do mixer pra conseguir a cremosidade).
SERVIR
A saladinha de pepino vai bem com muitas receitas do dia a dia. Eu adoro comer com arroz branco de todo dia, com peito de frango assado com farofa de pão, com filé de peixe simples na manteiga e com as minhas duas receitas queridas de almôndegas: as almôndegas gregas e almôndegas deliciosas pra qualquer hora e com rosbife simples como deve ser.
A saladinha vai bem com arroz branco de todo dia, com peito de frango assado com farofa de pão, com filé de peixe simples na manteiga e com as minhas duas receitas queridas de almôndegas: as almôndegas gregas e almôndegas deliciosas pra qualquer horae com rosbife simples como deve ser. Se quiser, prepare com até 6 horas de antecedência e guarde na geladeira, mas só junte as folhas picadas de hortelã na hora de servir, pois elas escurecem depois de um tempo.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS