RECEITA DE GELEIA DE JABUTICABA
Quem gosta de fruta tão linda, deliciosa e nossa pode aprender hoje como fazer geleia de jabuticaba caseira. Afinal de contas, não é o máximo preparar a sua geleia feita só fruta e açúcar, de um jeito totalmente natural?
Eu, que amo tudo que é caseiro, adoro jabuticaba e tenho várias jabuticabeiras imensas no pomar, aproveito os baldes e baldes que colho quando elas amadurem de uma vez pra fazer geleia. E tenho geleira por bastante tempo, tanto pra casa, como pra dar de presente pra muita gente.
Mas não precisa ter jabuticabeira em casa ou por perto pra fazer geleia, é só comprar um tanto no mercado na época em que tem jabuticaba aos montes e docinha.
Ela vai bem no café da manhã, no lanche, no sanduíche, no piquenique, no brunch, no chá da tarde e acompanhando carnes assadas.
A FRUTA E O AÇÚCAR
Além da jabuticaba, a gente só precisa de açúcar e de água pra fazer a geleia.
Quanto ao açúcar, antigamente, quando as pessoas preferiam doces muito mais doces, era comum usar o mesmo peso de açúcar e de fruta. Com o tempo, a quantidade foi baixando e hoje, com certeza, faz muito mais sucesso uma geléia preparada com no máximo 40% do peso da fruta em açúcar. Eu, por exemplo, costumo usar entre 35% a 40% de açúcar.
Por sinal, com menos açúcar, é difícil atingir o ponto de geléia e, ainda que se consiga uma geléia mais mole que, de sabor e de textura, seja do seu agrado, ela durará muito menos tempo (no máximo, 1 semana na geladeira). Com 1 kg de jabuticaba e 350 g de açúcar consegui 650 g de geléia, quantidade suficiente pra encher um pote médio e rende umas 12 porções.
Pra começar, descarto as folhas, os cabinhos e as frutas com machucados ou já estouradas, que passaram do ponto, e lavo com água limpa pra evitar que a geléia fique embaçada.
Coloco as frutas numa panela com um pouco de água, aqueço e deixo ferver por 2 a 3 minutos, até elas estourem, murchem e surja um líquido com a cor do suco de uva, que é bonito demais.
Passo tudo por uma peneira, fazendo só uma leve pressão e sem apertar pra valer, pois quando a gente aperta a casca solta muito tanino e a geleia fica bem adstringente e pega na língua.
Descarto as cascas, meço o suco, volto com ele pra panela, junto o açúcar e mexo só até dissolver pra evitar que a geleia açucare. Sigo retirando com uma concha toda a espuma que subir pra conseguir uma geléia mais límpida.
Muita gente lava as cascas das frutas já chupadas e com elas faz a geléia, mas confesso que, mesmo lavando, fico com um pé atrás. Prefiro preparar a minha com jabuticabas ainda inteiras.
NO FOGO
Dependendo da concentração de polpa, a geleia leva de 30 a uns 45 minutos pra atingir o ponto ideal.
Quem tem termômetro pra açúcar vai simplesmente retirar a panela do fogo quando o líquido engrossar, como uma calda espessa, e atingir 101ºC.
Mas eu, apesar de ter termômetro na cozinha, acabo fazendo sempre o teste do “pratinho”. Eu coloco um pires no congelador quando levo a panela ao fogo e, passados uns 30 minutos da adição do açúcar, começo a testar. É o tempo em que a preparação começa a engrossar, a ganhar brilho e aparecem as bolhinhas rosadas na superfície.
Pra testar, retiro a panela do fogo pra evitar que a geléia continue cozinhando enquanto testo, coloco uma colher de chá de geléia no pires geladíssimo, espere 1 minuto, ou até criar uma película, e empurro uma das extremidades com a ponta do dedo pra ver se enruga.
Se enrugar, ela está pronta, se ainda estiver mole e se espalhando, eu volto com a panela pro fogo por mais uns minutos e repito o teste.
Testar é super necessário porque, ainda na panela, a geleia é líquida, só um pouco viscosa e cobre o dorso da colher, ela só firma e fica com a consistência certa quando esfria. E se não firma, fica mole depois de fria e escorre da colher, é porque não atingiu o ponto. Se ela escurece e fica firme demais, é porque passou do ponto.
Se ficou mola, dá pra voltar pro fogo e cozinhar mais um pouco. Se passou um pouco, dá pra juntar um pouco de água e aquecer pra amolecer, mas dá pra aproveitar. Apesar dela não ficar com sabor e consistência perfeitos, pois eles mudam quando o açúcar começa a caramelizar e isso acontece quando se ultrapassa o ponto de geleia.
ARMAZENANDO A GELEIA
Quando tenho só um pouco de fruta em casa e preparo um tantinho de geléia pra consumo rápido, eu deixo descansar na panela por uns 10 minutos pra ela se estabilizar e diminuir o risco de se separar no pote, ficando com uma camada de líquida.
Então despejo num pote limpo e seco, tampo, espero esfriar por pelo menos 3 horas e já tenho uma geleia pra servir, mas o ideal é preparar com umas 24 horas de antecedência. Três horas é o mínimo.
Desse jeito básico, a geleia fica bem por até 1 mês na geladeira. sem higienização mais completa do pote e , tampo e guardo na geladeira por até 1 mês.
Mas quando a quantidade é maior, quero aproveitar a safra e abastecer a casa por bastante tempo, o acondicionamento em potes de vidro esterilizados é necessário. Vou explicar como faço pra armazenar pra consumo próprio ou da família, se for pra esterilizar pra comercializar o processo tem que ser mais rigoroso.
Os vidros podem ser lavados com água e sabão, enxaguados com água quente ou lavados em máquina de lavar, que faz limpeza perfeita, mas é bom saber que é só o início do processo, pois ela não alcança a temperatura necessária pra esterilizar. Depois de lavados, eu cuido de esterilizar e tenho duas possibilidades fáceis e caseiros de preparar os potes.
Se tenho mais de 4 potes pra fazer, quer dizer, uma quantidade que já é grande pra preparar numa panela, eu coloco os potes e tampas de metal numa assadeira e levo pro forno a uns 160ºC (médio-baixo) por uns 30 minutos.
Saindo do forno, eu coloco os vidros quentes sobre um pano limpo pra evitar choque térmico e garantir limpeza e pra em seguida colocar a geleia.
Quando tenho poucos potes, eu forro o fundo de uma panela com um pano limpo, coloco por cima os potes cheios de água, preencho a panela até meia altura com água e aqueço.
Conto 10 minutos a partir da fervura da água, desligo o fogo, com muito cuidado eu esvazio e descarto a água dos potes e coloco os potes sobre pano limpo de boca pra baixo, pois eles têm que escorrer e secar.
Mantenho a panela com água e o pano do fundo pra usar depois. O pano serve pra evitar que os vidros chacoalhem e trinquem quando a água ferve.
Lavo muito bem um funil largo, passo pela água fervendo e seco com papel toalha. Usando o funil pra evitar respingos, eu preencho os potes ainda quentes com a geleia bem quente, saindo da panela.
Preencho faltando mais ou menos 1,5 cm pra chegar à boca do pote (normalmente, é a altura em que o pote tem um vinco, quer dizer, passa pra parte da boca com as ranhuras pra tampa fechar..
Como a geléia costuma dilatar e “subir” um pouco, sempre espero uns 10 minutos, limpo a borda com um papel absorvente umedecido com álcool ou água e tampo os potes.
Pra fechar, eu tampo apertando o centro da tampa com a palma da mão e giro pra rosquear.
Coloco os potes lado a lado na panela preparada e, se precisar, completo com mais água até cobrir. Se for preciso eu faço mais rodadas ou uso uma segunda panela.
Deixo ferver por 20 minutos, retiro os frascos com muito cuidado e os coloco de ponta-cabeça, quer dizer, com a tampa pra baixo, sobre o pano limpo. Deixo assim por 10 minutos (o tempo necessário pro processo de apertização se completar), desviro com cuidado e deixo esfriar sem mexer.
Depois de esfriar, vem um momento que eu adoro, que é colocar as etiquetas com o nome da geléia e a data do preparo.
Teoricamente, a geléia guardada num local escuro e fresco fica perfeita por até 1 ano, mas como aqui faz muito calor, eu considero 4 meses um bom período de validade.
Quando o calor é muito, ela começa até a perder a cor, estufa e estraga. Com tenho uma geladeira antiga em casa e ela não funciona muito bem, fica só com temperatura fresca, costumo até guardar os potes lá dentro.
Depois de aberto o pote, guardo por a geleia por no máximo 1 mês na geladeira, mas dificilmente ela dura esse tanto de tempo, costuma acabar bem antes..
Importantíssimo: se a tampa do pote estufar, é sinal de que a esterilização não deu conta e ficou imprópria pra consumo, e a mesma coisa acontece se, ao abrir o pote, tiver bolor por cima. Tem gente que descarta a camada de bolor e usa a geleia que está logo abaixo, mas isso é bem perigoso e não deve ser feito. Descartar é triste, mas necessário.
IDEIAS
A geleia vai bem com bisnaguinhas muito fofas, pão de leite delicioso, pão de leite macio demais, pão de fubá do Sul , pãozinho rápido e fofo ou outro pão de minuto, crackers salgados caseiros e deliciosos, pernil de cordeiro assado francês, pernil assado e perfumado de festa, frango assado delicioso e fácil de preparar.
Pra deixar o molho do assado mais delicioso, eu costumo juntar ao molho pronto da assadeira uma colher (sopa) de geleia.
Um pote de geleia é um presente carinhoso, caseiro e com custo bem justo. Eu vivo dando geleias de presente e todo mundo adora. Ou seja, uma é uma receita boa pra presentear.
A geleia vai bem com bisnaguinhas muito fofas, pão de leite delicioso, pão de leite macio demais, pão de fubá do Sul , pãozinho rápido e fofo ou outro pão de minuto, crackers salgados caseiros e deliciosos, pernil de cordeiro assado francês, pernil assado e perfumado de festa, frango assado delicioso e fácil de preparar. O descanso da geleia pronta por 3 horas é o mínimo pra ela ganhar consistência e dar pra servir, mas o ideal é preparar com pelo 24 horas de antecedência.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
25 Comentários
Olá Helô!! Estou em dúvida se a msg que escrevi foi ou não. Porisso, escrevo novamente para te pedir um ajuda… você tem alguma sugestão para uso da casca da jabuticaba que é descartada quando fazemos a geleia?? Você já testou alguma receita de compota da casca?? Obrigada.
PS: Já assisti seus 2 cursos na Eduk e já coloquei em prática 2 dos seus bolos. Perfeitos!!
Oi, Vera! Adorei saber que você assistiu meus cursos na Eduk! Quanto a geleia, infelizmente, além de conseguir aproveitar a casca com cor, textura, fibras e vitaminas em algumas receitas (bolo, sorvetes, pudim…), e também de entrar no preparo da calda por bastante tempo e no inicio da geleia, não consegui ir além. Tentei até secar ao sol, fazer passa e cristalizar, mas ficou sem gosto, só cor interessante, textura desagradável (parecia plástico duro). Sinto muito! Quem sabe ainda chego lá! bjs
Muito obrigada, Helô!! Bjs
Fiz a geleia e achei que estava boa deixei esfriar e coloquei na geladeira pois não consegui dar o ponto e acabou ficando um pouco mole,mas já levei á geladeira tem como dar o ponto agora?
Oi, Catia! Reteste o ponto hoje, pois geleias muitas vezes mudam depois do descanso e nunca são exatamente iguais, pois as frutas são sempre diferentes (só na indústria há mecanismos para equilibrar tudo e esse não é o foco do artesanal). O bom de uma geleia é que se estiver mole é possível voltar ao fogo e reduzir mais um tanto pra atingir o ponto, e se tiver dura dá pra acrescentar água ou suco de jabuticaba e acertar também o ponto no fogo. Bjs
Oii. Não tenho balança, você pode me dizer em xícaras mais ou menos o quanto equivale a um quilo de jabuticaba?
Paola, bom dia! As medidas são aproximadas, cada fruta tem o seu tem o seu tamanho e o seu peso. A gente mediu vários lotes e seriam uns 80 g para 1 xícara de jabuticada. Quer dizer, 1 kg seriam umas 7 xícaras.
Abraços, Ana e Helô
Helô, fiz e ficou maravilhosa!!!! Quero te agradecer muito, pois tenho um sítio de frutas orgânicas aqui perto de sp e o ano passado eu não aproveitei muito as jabuticabas, pois foi meu primeiro ano como produtora e me perdi nas tarefas…kkk. Quando vi, perdi quase todas. Chupei um monte, dei, fiz seu licor…maravilhoso tbém e só. Esse ano já fiz a geléia e agora vou testar seu bolo. 🙂
Anna, boa noite!
Que mensagem gostosa!!! Jabuticaba é tudo de bom e dá pra aproveitar muito, sempre mais e mais.
O licor e a geleia podem ser receitas mais “usuais”, mas o bolo é muito diferente e saborosíssimo.
A gente experimentou muitas possibilidades de bolo, nem sei quantas receitas só tinham a cor da jabuticaba, nada de sabor ou de aroma. E esse nosso ficou bem gostoso.
Conte depois como ficou.
E conte também sobre as suas frutas!
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô, bom dia!!!
Sou uma seguidora sua á muito tempo. E gostaria de compartilhar uma receita que
eu fiz da geleia que a jabuticaba, ela é processada inteira, ela só precisa estar bem madura, pra tirar este amarrar a língua, é muito boa, pois tem uma testura bem diferente, a receita é da Isabella Suplicy, vale à pena testar.
Lucienne, bom dia!
Obrigada pela dica, vou experimentar assim que as jabuticabas estiverem bem maduras. Adoro testar possibilidades.
Feliz por ter você aqui na minha cozinha.
Abraços, Helô
Boa tarde Helô.
Fiz a geleia, ficou maravilhosa.. Obrigada.
Gostaria de saber como fazer o licor.
Envia o link por favor, pra eu fazer
Maria das Graças, boa noite!
Que delícia saber da geleia!!!
É fácil: entre no site e no alto vai ter uma barrinha de pesquisa, você escreve licor de jabuticaba e clica na lupa, vai cair direto nele.
Depois me conta!
Helô
Parabéns muito bem explicado.
Andréa, bom dia! Obrigada pelo carinho, espero que você faça muitas geleias gostosas por aí. Beijo, Helô
Obrigada. Muito obrigada por divulgar a receita sem aquelas propagandas de POBRE. NOJENTAS DE DOENÇAS MISTURADAS COM COMIDA.
Valeu!!!!!
Olga
Que bom que você gostou, sou por receitas e preparos verdadeiros.
Helô
Grato pelo conhecimento
André, boa noite!
Feliz por saber que você está aproveitando o Na Cozinha da Helô!
Abraço, Helô
Oi! Obrigada por compartilhar sua receita! Quanto carinho!
Depois de colocar a geleia no vidro e fechar, vc vira e pote de cabeça para baixo e ferve por 20 minutos? Serve para que esse processo? Obrigada! Bjs
Oi Fernanda!
O processo serve para ajudar na conservação da geleia. Primeiro, fervo por uns 20 minutos, depois retiro da panela e coloco de cabeça para baixo até amornar. Desse jeito, as chances dela durar por mais tempo são bem maiores.
Conte sempre comigo, beijos, Helô
Helô, fiz a geleia e estou encantada. Muito obrigada pela receita! Já fiz a calda e tomei com vodka. Uma delícia. Vou tentar o licor e o flan.
Oi Patrícia!!! Que gostoso saber disso tudo, fico muito feliz. É bem importante acreditar que a geleia sai do fogo bem mole e ganha a consistência linda quando esfria. A calda também é deliciosa e versátil, deve ter ficado bem boa com vodka.
Beijo, Helô
Parabéns, por ser tão prendada, e compartilhar receitas. Uma vida longa, bem sucedida, com amor, saúde, alegria, e paz, tudo isso, são bençãos (Provérbios 10:) do SOBERANO CRIADOR do universo, DADOR E SUSTENTADOR da vida, cujo nome é JEOVÁ,(Salmo 83:18;) que eu desejo prá você e sua família.
Lindinalva, bom dia!
Que mensagem linda, alegrou o meu dia.
Muito obrigada pelo carinho, beijo, Helô