RECEITA DE RASPADINHA DE CAFÉ
A granita di caffè con panna – ou raspadinha de café com creme – é um clássico italiano delicioso e que tem tudo a ver com verão.
Na verdade, é um café gelado, que fica estilhaçado ou quebrado como vidro ou gelo pra servir num copo ou xícara com uma boa colherada de creme espesso, ou chantilly, e que, no final, fica com aquele gostinho irresistível de café com leite.junta café com leite.
Quem, como eu, adora café e não abre mão de muitas xícaras por dia, costuma gostar desse jeito de tomar café nos dias de muito calor. Tão gostoso que dá pra servir num café da manhã ou num brunch, tanto que muitos italianos do sul, nos tempos de muito calor, começam os seus dias assim.
As raspadinhas são pra lá de antigas, os chineses preparavam há milênios misturando neve com alguma coisa pra dar sabor.
Esses gelados rústicos, lindos e refrescantes conquistaram o mundo e os nomes mostram que raspadinha é gelo raspado e pronto. Pros italianos é granita, pros franceses é granité, em inglês é shaved ice e é sempre uma delícia.
A receita da granita di caffe de hoje faz parte do capítulo do café da manhã sossegado do meu primeiro livro, o Cozinhando para Amigos de capa xadrezinha de vermelho (20025) e já perdi a conta do tanto de gente que me escreveu dizendo que fez e amou.
No meu segundo livro, o Entre Panelas e Tigelas – Cozinhando para Amigos 2 (2008), deu uma granita muito gostosa de maçã verde. Aqui Na Cozinha da Helô tem uma raspadinha de abacaxi com hortelã deliciosa e que faz sucesso gigante no verão.
Vou te mostrar agora como fazer essa receita fácil, descontraída e que acontece no freezer, nem de sorveteira precisa, e fica pronta em, no máximo, umas 4 horas.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra fazer a raspadinha é bem simples e pequena, quase mínima:
- café coado forte;
- açúcar;
- creme de leite espesso e cremoso ou creme chantilly caseiro (pode ser sem lactose).
A raspadinha em si leva só café coado forte e açúcar.
Pra finalizar, entram creme de leite espesso e cremoso ou nata ou duplo creme ou chantilly caseiro. O creme de leite espesso e cremoso, ou o chantilly caseiro. Se quiser saber mais sobre creme de leite, no post do sorvete de leite caseiro eu falo bastante sobre o assunto.
O café tem que ser forte pra granita ter gosto de café, isso é fundamental. E pensando que, depois do congelamento, as coisas tendem a ficar mais suaves, a necessidade do café intenso passa a ser maior ainda.
O açúcar é importante por dois motivos, já vou explicar.
Eu tomo nem sei quantos cafezinhos por dia e sempre sem açúcar, mas a versão gelada fica sem graça se não for adoçada.
Sugeri usar 1/2 xícara de açúcar (75 g) pra adoçar o café (o restante é pro creme), mas quem gosta de receitas mais docinhas pode aumentar o tanto de açúcar do café pra 2/3 de xícara (100 g).
Mas, além da doçura, o açúcar serve pra acertar a consistência de gelo moído e quebrado à raspadinha. Sem açúcar, o café adoçado simplesmente fica petrificado, como se fosse um bloco de gelo.
PREPARO
A granita é simples de fazer, só é preciso começar a pensar nela com umas 4 horas de antecedência, pois depende de congelamento pra ficar pronta.
Depois de coar o café e esperar esfriar, eu transfiro o líquido pra um refratário que acomode tudo numa camada de 2 a 3 cm, no máximo, junto 1/2 xícara de açúcar e mexo até dissolver completamente.
Nessa hora, começa o preparo no freezer, que é fácil, mas pede um pouco de atenção de meia em meia hora, e isso por umas 3 a 4 horas, só assim se chega à textura certa.
Levo o refratário ao freezer, espero uns 30 minutos e confiro se já começou a se formar um anel de gelo ainda fino em toda a borda. Se ainda não tiver essa camadinha de gelo, eu deixo espero uns 15 minutos e confiro de novo.
Quando o anel começar a se formar, eu pego uma colher ou um garfo (por muito tempo, fiz com a colher, mas hoje uso mais o garfo, acho que ele facilita o trabalho), quebro esse gelo da volta inteira e dou uma leve misturada.
Volto pro freezer e sigo com esse processo de quebrar o gelo e dar essa misturada pra distribuir o gelo moído de forma homogênea até tudo ficar com consistência e aparência de gelo ou de vidro quebrado, nada mais de líquido. Um outro sinal de que a raspadinha ficou pronta é a mudança de cor, o café deixa de ser marrom escuro e fica com cor de caramelo.
Dá pra servir em seguida ou pra deixar no freezer por até uma semana, depois disso a consistência começa a mudar. Se ficar no freezer, só passar pra geladeira uns 15 minutos antes de servir.
Antes de servir, eu misturo o restante do açúcar ao creme de leite bem cremoso e espesso, ou preparo meia receita do creme chantilly de verdade (sobrar chantilly não é grave, é tão bom que num minuto a gente encontra destino pra ele).
Raspo a granita com uma colher e passo pros copos (normalmente, rende umas 4 porções bem servidas).
Por cima, coloco uma colherada gulosa do creme e sirvo em seguidíssima, pois raspadinha começa logo a derreter, não é coisa pra esperar. Fácil, né?
Outras receitas muito refrescantes: gelado de melancia e coco, raspadinha de abacaxi e hortelã, picolé de salada de fruta fácil.
Outras receitas muito refrescantes: gelado de melancia e coco, raspadinha de abacaxi e hortelã, picolé de salada de fruta fácil. O café tem que ser forte pra granita ter gosto de café, isso é fundamental. E pensando que, depois do congelamento, as coisas tendem a ficar mais suaves, a necessidade do café intenso passa a ser maior ainda.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS