A RECEITA DE CHANTILLY CASEIRO
Como fazer chantilly em casa, daquele de verdade, que uns chamam de chantilly, uns creme batido chantilly, ou creme de chantilly? Como bater creme de leite em chantilly? É difícil fazer creme chantilly? Dá pra fazer creme chantilly com creme de leite de lata ou de caixinha? Só dá pra fazer chantilly com creme de leite fresco?
Vivem me fazendo essas perguntas e chegou o dia de responder e de ensinar como fazer chantilly em casa de um jeito simples, rápido e com várias dicas.
A receita de chantilly caseiro – ou de creme de leite batido em chantilly – é aquela de base de confeitaria francesa e que pode fazer parte da vida de todo mundo que gosta de doces de de sobremesas e não tem nada de boba, pelo contrário.
Um bom chantilly é delicioso, deixa muitos doces e sobremesas com jeito de festa e faz sempre sucesso gigante. Só que a receita ganhou fama de complicada e muita gente nem sonha em fazer em casa e compra aqueles tubos de chantilly pronto com spray que têm gosto de pura gordura hidrogenada.
Com a receita de hoje, você vai aprender como bater o seu chantilly e tenho certeza de que nunca mais vai pensar em usar qualquer outro no lugar.
O CHANTILLY: CREME BATIDO COM AÇÚCAR
Antes de mais nada, é importante saber que um crème chantilly verdadeiro tem 2 ingredientes obrigatórios, que são o creme de leite fresco e açúcar e, no máximo, pode levar alguma essência, como a essência natural de baunilha pra aromatizar. E sem açúcar, quer dizer, só creme de leite batido mais ou menos firme ele é crème fouttée.
Quer dizer, o ingrediente que faz chantilly acontecer é o creme de leite. Ele é um creme de emulsão e a mágica acontece ele é batido com força, as partículas de gordura de unem e o ar é incorporado, tudo de um jeito natural, ele firma só assim.
Se gorduras, emulsificantes, estabilizantes, claras em neve e gelatinas entrarem no preparo, o resultado será outra coisa, nunca chantilly. Ou seja, os cremes prontos batidos ver que os que a gente encontra por aí nem chantilly são.
COMO FAZER
Pra conseguir um creme saboroso, leve e aerado como nuvem, basta respeitar o processo, que não é difícil, só tem algumas etapas.
O primeiro passo é comprar uma garrafa com 500ml de creme de leite fresco, que hoje aparece nos balcões refrigerados de muitos supermercados.
Com creme de leite em lata ou em caixinha a receita não funciona mesmo, chantilly de verdade só se faz com o fresco. Os concentrados de lata e de caixinha já foram processados e não incorporam ar como é preciso pra virar chantilly.
E pra quem pergunta se a receita funciona com creme de leite fresco sem lactose a resposta é sim, dá super certo.
O segundo passo pra conseguir um chantilly de melhor consistência e correr menos riscos de terminar com um tanto de manteiga, é bater o creme muito gelado.
Eu costumo deixar o creme no freezer por uns 15 minutos antes de bater e também gosto de gelar a tigela e os batedores da batedeira na geladeira por umas horas ou no freezer por uns minutos.
O terceiro passo é bater. Como o objetivo é incorporar bastante ar ao creme, a batedeira quebra um bom galho, mas dá tranquilamente pra bater com um batedor de arame. O que importa é bater de um jeito constante, rápido e ritmado.
Já vi gente adoçar o creme já batido, e isso tanto com açúcar comum, como com o de confeiteiro, mas não acho bom, a gente sente os grãozinhos deles no meio do creme. Pro açúcar dissolver no creme, ele tem que entrar no início da preparação. Quando quero aromatizar com essência, coloco junto com o açúcar.
Pra 500 ml de creme de leite, costumo usar 1/2 xícara de açúcar comum, mas pode ser um pouco mais ou um pouco menos, é a gosto e depende da finalidade do creme, do que ele vai acompanhar. Acho que com o açúcar comum o chantilly fica mais leve, mas a receita também funciona com o de confeiteiro
O quarto passo é saber o momento de parar de bater. Pois antes de chegar ao ponto de chantilly ele fica mole e não se sustenta e quando passa do ponto o creme vira manteiga.
No ponto certo, ele fica aerado, firma na ponta do batedor ou das pás da batedeira, mas com firmeza e sem qualquer aspecto granulado (granular é sinal de manteiga a caminho). Dá pra deixar um pouco mais molinho ou mais firme, mas tudo é muito sútil, acontece rápido e é preciso ter muita atenção
Pra aproveitar melhor a textura aerada do creme de leite batido em chantilly, nada como bater e servir em seguida. Mas se precisar preparar antes, bata com até 1 hora de antecedência, deixe na geladeira e, na hora de servir, bata vigorosamente com o batedor de arame pra recuperar a estrutura e firmar.
CREME PRA LÁ DE VERSÁTIL
É o tipo de receita com mil e uma utilidades, sobrevivendo na cozinha total.
Sirva em seguida acompanhando frutas, tortas doces, bolos, café e o que mais você quiser, até mesmo pra comer de colher, ou use nas receitas de pavlova de frutas vermelhas, pavê floresta negra e shortbread ou biscoito amanteigado com chantilly e frutas vermelhas. Eu não resisto a uma fatia da torta francesa de figo e amêndoa com chantilly.
O chantilly é o tipo de receita pra preparar e servir em seguida, pois sempre amolece e perde um pouco da estrutura depois de 1 hora. Mas, se quiser, guarde o creme batido na própria tigela da batedeira e bata por uns segundos antes de servir, ele firma de novo. Prepare o seu chantilly em casa, o sabor e a textura são totalmente diferentes dos produtos industrializados.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
21 Comentários
Gostaria de saber pra fazer um bolo que pede o recheio de chantilly com doce de leite de comprando aquelas caixinhas próprias de chantilly que é só pra bater q vira o chantilly se dá certo.
Oi, Ingrhid! Não costumo usar esses preparados então não posso garantir, mas deve dar certo! Beijos
Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Oi, Vera! Fico feliz que esteja gostando! Bjs
bati e o meu nao deu certo o que faço agora
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
parabéns pelo site, ideias muito boas, sempre coloco em
práticas as dicas daqui.
Toninha, bom dia!
Obrigada! Delícia saber que você está aproveitando.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois aqui não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Esta postagem do blog é exatamente o que eu estava
procurando. Imensa Gratidão pelo seu trabalho, e sempre
vou compartilha o conteudo.
gostei de tudo no site, tudo bem explicado.
Cassia, boa noite!
Bom saber que você está aproveitando nosso site.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, receitas, dicas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
se todos os sites fossem bem explicado como esse seria
otimo.
Roberta, bom dia!
Obrigada pelo carinho. Nós procuramos sempre fazer posts completos, cheios de histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas e, por isso, acho que conseguimos fazer a diferença. As receitas são testadas e aprovadas e tudo é feito com muito carinho e dedicação.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
obrigado por nos ajudar…sucesso.
Tereza, boa noite!
Estamos aqui pra isso!
Continue aqui Na Cozinha da Helô e conte conosco.
Abraços, Ana e Helô
dicas que realmente ajuda muito
Marta, bom dia!
Bom saber que as dicas estão te ajudando.
Siga aqui Na Cozinha da Helô.
Abraços, Ana e Helô
muito boas as dicas desse site. sempre venho ver as
novidades.
Maria Cristina, bom dia!
Gostoso saber que você tem aproveitado as nossa histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Helo, tudo bem?
Vc poderia responder uma dúvida?
Seria possível fazer o chantilly com açúcar demerara?
Obrigada!! Beijosss
Oi Rebeca! Não testei, mas acho que o chantilly ficará muito pesado, o demerara é um pouco granulado e não vai dissolver no creme de leite. Beijo, Helô