RECEITA DE PICOLÉ DE SALADA DE FRUTA
A receita de picolé salada de fruta é fácil de preparar e super refrescante, perfeita pra aqueles dias de calor pra valer. E picolé caseiro é tudo de bom, a gente sabe que ele só tem fruta mesmo e alguma coisa leve pra adoçar se for preciso, e o custo é bem razoável. Não tem motivo pra deixar de fazer picolé em casa.
O picolé de salada de fruta fica delicioso tanto com frutas tropicais, como papaia, abacaxi e manga, como com morango, mirtilo, framboesa. Dá pra variar bastante e sempre ter picolés de salada de fruta com frutas variadas no freezer.
Aqui usei banana, manga, abacaxi e papaia, que são frutas simples de encontrar e quase todo mundo tem em casa. Como as quantidades são pequenas, a receita ainda é perfeita pra aproveitar aquelas frutas que estão bem maduras na fruteira ou os pedaços que sempre ficam na geladeira.
INGREDIENTES E PREPARO
A banana é a base do picolé, dá cremosidade e estrutura, além do sabor delicioso e a doçura que ela tem, eu coloquei a quantidade de banana. Coloquei 2 bananas pensando numa banana nanica comum, mas use 3 da prata ou da maçã ou umas 6 da ouro.
E coloquei 2 xícaras de outras frutas, pra escolher as que quiser ou tiver em casa. Aqui eu aproveitei um pedaço de manga, uma rodela grossa de abacaxi e meio papaia pequeno que eu tinha na geladeira.
Dependendo da doçura das frutas, nem será necessário acrescentar açúcar, só mesmo experimentando pra saber e ajustar, pois cada fruta é uma.
Se quiser adoçar, use açúcar comum, o mascavo mascara bastante o sabor das frutas e o demerara não dissolve direito, ou um pouco de mel pra deixar a receita mais chiquezinha.
O preparo da receita de picolé salada de fruta não poderia ser mais simples, só bater no liquidificador ¾ das frutas até obter uma pasta grossa e experimentar pra acertar a doçura, depois juntar as frutas restantes picadinhas.
Em seguida, como acontece com todo picolé, a gente coloca a mistura nas forminhas e leve pro freezer por umas 6 horas, depois só desenformar e servir.
No freezer, eles ficam perfeitos por até 1 semana, depois perdem a cremosidade, pois não têm emulsificantes ou estabilizantes. Como a receita rende de 4 a 6 picolés, dependendo do tamanho das forminhas, é certeza de que eles vão sumir rapidinho do freezer.
FORMINHAS
As minhas forminhas são bem comuns, eu comprei nessas lojas que têm um pouco de tudo e que antes era de R$ 1,99, mas a gente não acha nada de bom por menos de uns R$ 15,00. Há melhores e piores pra desenformar, mas só mesmo testando pra saber.
O bom dessas forminhas é que elas já têm os palitos grudados nas bases e elas todas se encaixam e ficam juntas e estáveis no freezer. Como os tamanhos delas variam, a quantidade de picolés pode ser um pouco diferentes, de 4 a 6 unidades.
Na falta de forminhas de picolé, as fôrmas de gelo resolvem. Pra fazer assim, eu despejo o creme nas cavidades e levo ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar. Então,espeto uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volto pro freezer por mais umas três horas. Depois desse tampo, já dá pra desenformar e servir. A receita dá uns 24 cubinhos.
OUTROS PICOLÉS
Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem várias receitas de picolé:
- picolé de banana caseiro e muito fácil,
- picolé caseiro de iogurte e morango,
- picolé vegano e sem lactose de coco,
- picolé de figo com iogurte e mel delicioso,
- picolé de abacate muito fácil,
- picolé de framboesa e mirtilo com iogurte,
- picolé delicioso de pasta de avelã e chocolate.
Bora fazer picolé em casa? As crianças e os adultos vão adorar. Depois que comecei a fazer picolés variados em casa, nunca mais comprei.
Outros picolés: picolé de abacate muito fácil, picolé de iogurte com mirtilo e framboesa, picolé de puro coco vegano, picolé delicioso de pasta de avelã e chocolate. A banana é fundamental pra dar cremosidade e sabor ao picolé, mas as 2 xícaras de fruta ficam por sua conta, use as que gostar e tiver em casa.
INGREDIENTES
Preparo
NOTAS