COMO FAZER AMENDOIM TORRADO EM CASA
Essa receita de amendoim torrado e salgado da minha avó é tão deliciosa e fácil de preparar que, com certeza, depois de aprender, você nunca mais vai comprar o amendoim pronto.
Eu vivo me perguntando se alguém já resistiu ao segundo amendoim depois de comer o primeiro. Eu acho que não. Isso é praticamente impossível. O amendoim torrado e salgado é tão empolgante que é fácil comer aos punhados e esvaziar a tigela num piscar de olhos.
Petisco favorito de todos
Apesar de ser o petisco mais simples do mundo, o comum é comprar o amendoim de saquinho, abrir a embalagem e servir.
Mas por que não torrar o amendoim em casa se a tarefa é tão simples e rápida? Sem falar na qualidade, na falta de conservantes e aromatizantes estranhos e do preço.
O fato é que amendoim torrado sempre agrada, tanto pra petiscar antes da refeição, como pra petiscar no momento boteco ou assistindo filmes, jogos ou qualquer outra coisa. É o petisco mais simples do mundo.
Acho que a maioria das pessoas não prepara o amendoim torrado em casa simplesmente porque nunca parou pra pensar na possibilidade.
Mas como eu cresci comendo o amendoim torrado que a minha avó preparava e, também, adoro fazer tudo em casa, eu nem penso em comprar o do saquinho.
A RECEITA
Faço em casa exatamente do jeito que aprendi com a minha avó. Uso apenas amendoim cru ainda com casca, sal e água.
O preparo não pode ser mais simples: basta espalhar o amendoim na assadeira e levar ao forno quente por uns 20 minutos, até ele dourar, ficar bem perfumado e a casquinha começar a rachar.
Enquanto o amendoim assa, a única coisa que tem pra fazer é misturar o sal e a água numa tigelinha.
Aí vem o pulo do gato: retirar o amendoim do forno e em seguidíssima, com tudo muito quente, misturar a salmoura com o amendoim. Na mesma hora, com o calor do amendoim e da assadeira, a água evapora e o sal cola nas casquinhas e vira aquela cobertura esbranquiçada. Tudo acontece em segundos.
O amendoim fica divino, crocante por dentro e com a pele avermelhada coberta por uma crostinha deliciosa e esbranquiçada de sal.
Pra dar cara de amendoim de circo, de festa junina ou de vendedor de rua, é só embalar em cones feitos de papel rosado, esverdeado ou pardo e espalhar todos eles sobre uma bandeja de madeira. Quer apresentação mais bonita e caseira do que essa?
Vale a pena preparar uma receita de amendoim torrado salgado em casa, tanto por ser divertido, como pelo sabor e certeza da ausência de conservantes e ainda pelo preço, que compensa mesmo. Não dá pra compara! A receita rende bastante, mas acaba logo.
Pra petiscar aqui também tem amendoim japonês caseiro, pipoca com parmesão frito ou pipoca com queijo pururuca, biscoitinho crocante de queijo e batatinha em conserva para petisco.
Pra petiscar aqui também tem amendoim japonês caseiro, pipoca com parmesão frito ou pipoca com queijo pururuca, biscoitinho crocante de queijo e batatinha em conserva para petisco. Se preferir, diminua o sal pra 1 colher (sopa), mas só com um pouco mais de sal dá pra conseguir a cobertura esbranquiçada com a casca salgadinha.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
10 Comentários
Obrigado!
Imagina, Tom! Obrigada você por acompanhar o site! Beijos
Nossa muito fácil adorei obrigada
Oi, Eli! Que bom que gostou da receita, fico super feliz em saber! Bjs
Adorei muito brigada
Oi, Elaine! Fico feliz em saber!! Bjs
Gratidão! Vou fazer.
Ana, boa noite! Depois conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Amei com certeza vou fazer
Tamiris, boa tarde!
Conte depois como ficou!
Abraços, Helô