RECEITA DE BOLACHA DE LEITE
A receita de biscoito de leite caseiro é perfeita pra quem adora uma bolacha saborosa com um copo de leite, como o meu marido faz parte desse time, e gosta de fazer tudo em casa.
Os biscoitos – ou bolachas – vão bem no café da manhã, no lanche, na lancheira e a qualquer hora acompanhando um chá ou um cafézinho. Eu, que amo café, acho que a dupla combina muito bem, dá pra sentir o gosto e o aroma de café com leite, mas du um jeito diferente.
E se é bolacha ou biscoito, não dá muito pra saber … polêmica daquelas …. e tanto faz, o que importa é que é uma delícia.
Há uns anos, era comum encontrar biscoitos, bolachas ou rosquinhas nos mercados, mas hoje não é bem assim. As de leite pra valer meio que sumiram, sobraram as que levam coco, limão ou aveia ou são de leite maltado com uma baunilha que também não tem gosto de baunilha. Ou seja, nada de leite mesmo e só sabores e aromas nada naturais.
Por isso, cismei de chegar a uma receita que fosse saborosa e com uma textura gostosa. Tive que pesquisar e testar bastante pra chegar ao que queria, mas deu certo. Tão certo que virou biscoito de sempre em casa.
TESTANDO A RECEITA
Eu queria um biscoito que, na primeira mordida, tivesse gosto de leite e não que só tivesse leite na lista. A maioria das receitas dava biscoitos amanteigados, que ficavam gostosos, mas não tinham o sabor de leite pra valer.
Só que, pra dar gosto de leite, eu tinha que usar leite, mas a massa de biscoito ficava pesada quando juntava leite, que dá muita umidade. E o gosto que o leite dava também era muito suave.
Fiz um teste com leite em pó, que é mais concentrado, mas o biscoito ficou esfarelento. E fiz um outro com leite condensado, mas ele ficou com muito gosto de leite condensado.
Resolvi usar um pouco de leite em pó e um pouco de leite condensado e vi que era o caminho. Mas o primeiro teste desse jeito ainda não ficou perfeito, ele ficou meio duro. Juntei então um pouco de manteiga pra dar textura e resolvi essa parte.
Cheguei ao açúcar e vi que o açúcar do leite condensado não bastava pra deixar o biscoito doce e pra dar o crocante que eu queria, afinal de contas açúcar não é só pra adoçar.
Com não dava pra aumentar a quantidade de leite condensado, porque vinha umidade e pra acertar a umidade eu teria que juntar mais farinha e com mais farinha o biscoito endurecia, acrescentei açúcar e consegui o biscoito de leite caseiro que eu queria tanto.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes ficou assim:
- farinha de trigo, aproximadamente;
- açúcar;
- fermento em pó;
- leite em pó (pode ser sem lactose);
- manteiga gelada;
- leite condensado (pode ser sem lactose).
Eu misturo a farinha, o açúcar, o fermento e o leite em pó numa tigela média, depois junto a manteiga e trabalho com a ponta dos dedos até conseguir uma farofa grossa. Misturo o leite condensado e trabalhe até a massa ficar lisa, macia e descolando das mãos.
Polvilho uma superfície com um pouco de farinha e abro a massa com um rolo até ficar com uns 2 mm de espessura, como uma casca grossa de banana. Corto massa com um cortador médio (uns 4cm) do formato que me dá vontade no dia e passo pra assadeira, que não precisa untar.
Pra variar e deixar os biscoitos mais charmosos, marco a superfície de cada biscoito com os dentes de um garfo e deixo um riscado.
Levo os biscoitos crus pro freezer enquanto o forno aquece a 180°C (médio). Quando eles entram firmes e bem gelados no forno pré-aquecido, eles de cara ganham estrutura e ficam mais crocantes quando esfriam. É pulo do gato!
Asso os biscoitos por 10 a 12 minutos, até que ficare firmes e levemente dourados na superfície e nas bordas, deixo esfriar e depois guardo num pote fechado por até 1 semana.
Pra presentar, eu coloco uns 8 biscoitos num saquinho de celofane, fecho com uma fita ou num pote com tampa, ou colocar num vidro e preparo uma etiqueta. As crianças e os adultos adoram.
Outros biscoitos e crackers deliciosos aqui Na Cozinha da Helô: biscoito crocante de polvilho, crackers salgadinhos de fubá, crackers amanteigados com flor de sal, como fazer os palitinhos franceses da minha avó e biscoitinhos de queijo crocantes.
INGREDIENTES
- 1 e ½ xícara de farinha de trigo, aproximadamente (180 g)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- ½ colher (chá) de fermento em pó
- 1/3 de xícara de leite em pó (50 g)
- 125 g de manteiga gelada em cubinhos
- ¼ de xícara de leite condensado (66 g)
Preparo
- Numa tigela média, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o leite em pó. Junte a manteiga e trabalhe com a ponta dos dedos até conseguir uma farofa grossa.
- Junte o leite condensado e trabalhe até a massa ficar lisa, macia e descolando das mãos.
- Polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com um rolo até ficar com uns 2 mm de espessura, como uma casca grossa de banana. Corte a massa no formato que quiser, podem ser quadrados, retângulos, discos ou formatos variados, mas sempre médios, com uns 4 cm.
- Transfira pra 1 assadeira grande ou 2 médias sem untar e leve ao freezer por 15 minutos.
- Enquanto isso, aqueça o forno a 180°C (médio).
- Asse os biscoitos por 10 a 12 minutos, até que estejam firmes e levemente dourados na superfície e nas bordas.
- Deixe esfriar e guarde os biscoitos num pote fechado por até 1 semana.
Biscoitos e crackers deliciosos aqui Na Cozinha da Helô: biscoito crocante de polvilho, crackers salgadinhos de fubá, crackers amanteigados com flor de sal, como fazer os palitinhos franceses da minha avó e biscoitinhos de queijo crocantes.
NOTAS
Se quiser presentear, coloque os biscoitos em saquinhos de celofane e feche com uma fita ou cordinha ou coloque em potes de vidro com etiqueta.