RECEITA DE RASPADINHA DE ABACAXI
Hoje vou te ensinar como fazer raspadinha de abacaxi e hortelã em casa. Uma receita que é ultra refrescante, perfeita pros dias de muito calor e com a dupla perfeita de abacaxi e hortelã.
Eu adoro sorvetes, gelados, picolés, sorbets e raspadinhas e isso vem do meu pai. Eu nunca vi alguém amar tanto sorvete com ele, que toma sorvete com no maior calor do mundo e no maior frio do mundo, não importa, e isso quase que todos os dias do ano e por uma vida. É impressionante mesmo.
Muito de vez em quando ele escolhe uma fatia de pudim de leite condensado clássico ou de flan de coco cor de rosa ou uma colher de goiabada, mas sorvete é sorvete.
Quando eu era pequena, uma das coisas mais divertidas era o meu pai, num dia de semana bem comum, chegando perto da minha mãe com muito jeito e dizendo os meus irmãos e eu estávamos morrendo de vontade de tomar sorvete.
Minha mãe fingia que acreditava que a vontade era “só nossa”, fazia um teatro falando da escola no dia seguinte e que já era tarde, mas em poucos minutos a família toda chegava à sorveteria.
Ele sempre pedia creme, crocante, coco ou limão, mas eu sempre fui gulosa e amava experimentar, acho que nunca pedi duas bolas do mesmo sabor. Tomava sorvete cremosos, como chocolate, cocos branco e queimado, nata, doce de leite, creme holandês, que era uma mistura nata e groselha, mas também não deixava limão, mexerica, abacaxi, manga, goiaba, banana, caju e maracujá de lado.
Quer dizer, cresci tomando sorvete, depois passei a fazer sorvete em casa sempre, dos cremosos com leite e creme de leite e creme inglês, dos cremosos sem creme inglês, dos com caldas sem laticínios, que são sorbets, e também raspadinhas.
Tive uma sorveteira bem simples que deu conta do recado por uns 5 anos, batendo sorvetes de nozes, laranja, mexerica, chocolate branco e crocante que deram muito o que falar na família.
Depois veio uma italiana muito boa e que trabalhou demais por uns 23 anos, fez nem sei quantas mil vezes o sorvete de baunilha de verdade e sorvete maravilhoso de chocolate que qualquer hora dessas eu ensino como fazer. E há uns quatro anos, quando essa cansou de trabalhar, veio a de hoje, que hoje faz sorvete direto.
Mas dá pra fazer muito sorvete sem sorveteira e nas receitas de sorvete que a gente tem aqui Na Cozinha da Helô eu sempre ensino a sequência de bater, levar pro freezer e seguir assim até conseguir a cremosidade dos sonhos.
Só que acontece da vontade ser de um gelado simples e despretensioso, só com uma calda simples batida com alguma fruta madura que viram gelo raspado no freezer. E, como não poderia deixar de acontecer em casa, vêm as receitas das raspadinhas.
AS RASPADINHAS
As raspadinhas são pra lá de antigas, os chineses preparavam há milênios misturando neve com alguma coisa pra dar sabor.
Esses gelados rústicos, lindos e refrescantes conquistaram o mundo e os nomes mostram que raspadinha é gelo raspado e pronto. Pros italianos é granita, pros franceses é granité, em inglês é shaved ice e é sempre uma delícia.
Dei uma receita de granita de café no meu primeiro livro, o Cozinhando para Amigos de capa xadrezinha de vermelho, de 2005, e no segundo, o xadrezinho de verde, de 2008, fiz uma de maçã verde e vira e mexe faço as duas em casa.
Como faço raspadinhas de tudo o quanto é fruta que aparece madura por perto e abacaxi sempre tem em casa, sempre tem raspadinha de abacaxi. E abacaxi chama hortelã e a raspadinha vira de abacaxi com hortelã, simples assim
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra fazer a raspadinha é bem simples e pequena:
- água;
- açúcar;
- abacaxi grande e bem maduro;
- hortelã;
- limão.
A polpa do abacaxi facilita tudo, pois ela fica cremosa só de bater, é diferente do que acontece com os cítricos ou o maracujá. Quer dizer, com abacaxi a gente já tem meio caminho andado.
Como acontece com qualquer fruta, é preciso experimentar e acertar o açúcar. Mas é preciso entender que eliminar o açúcar de uma vez sem acrescentar outros ingredientes, como glicose de milho (karo) ou emulsificantes, tanto a clara, como os artificiais) tem prós e contras.
Com outros proporções, já que adoçam de maneiras distintas, o mel, o melado, o maple e os adoçantes artificiais podem funcionar bem, mas mudam as texturas. Isso acontece tanto quando o gelado fica pronto, como no freezer, pois alguns viram pedra de gelo, e duram menos.
O fato é que o açúcar funciona mesmo. Ele dá consistência cremosa na hora de comer, não deixa o sorvete petrificar no freezer e ainda aumenta a validade. O álcool tem efeito parecido com o do açúcar.
Na hora de preparar a raspadinha, eu aqueço a água e o açúcar numa panelinha, mexo só até dissolver e deixo ferver por 1 minuto, apenas até surgirem as primeiras bolhas brilhantes. Retiro do fogo e deixo esfriar por uns 15 minutos.
Enquanto a calda esfria, eu descasco o abacaxi, corto em cubinhos, reservo 4 xícaras bem cheias pra raspadinha e deixo o restante pra fazer suco.
Bato no liquidificador o abacaxi com metade das folhas de hortelã e a calda até conseguir um suco bem grosso e pedaçudo.
Depois despejo num refratário grande o suficiente para abrigar tudo numa camada de uns 2 cm, junto as outras folhas de hortelã picadas e levo ao freezer por meia hora ou até começar a congelar nas bordas.
Então mexo com uma colher para quebrar o gelo em pedaços, levo de volta ao congelador e repita a operação mais umas 3 vezes, até tudo engrossar e ficar muito gelado e com a consistência de vidro moído.
Dá pra servir em seguida ou deixar no freezer por até 1 semana. Costumo retirar a raspadinha do freezer uns 15 minutos antes de servir e dou mais umas raspadas. Aproveito e já coloco um tanto da raspadinha em cada copo e sirvo.
IDEIAS
Quanto às substituições, é preciso saber que montei a receita pensando em frutas polpudas e que dão raspadinhas bem consistentes, como manga, melancia, melão, goiaba ou mamão.
As frutas que dão sucos bem líquidos e ácidos também funcionam, mas sempre com ajustes maiores, tanto de doçura, como de tempo pra congelamento e ficam pra uma outra receita.
Outras receitas muito refrescantes: picolé de salada de fruta fácil, flans de frutas variadas e gelado de melancia e coco.
INGREDIENTES
- ½ xícara de água (120 ml)
- 1/2 xícara de açúcar (75 g, aproximadamente)
- 1 abacaxi grande e bem maduro
- As folhinhas de 2 ramos de hortelã
- 2 colheres (sopa) de suco de limão (30 ml)
Preparo
- Aqueça a água e o açúcar numa panelinha, mexa só até dissolver e deixe ferver por 1 minuto, apenas até surgirem as primeiras bolhas brilhantes.
- Retire do fogo e deixe esfriar por uns 15 minutos.
- Enquanto isso, descasque o abacaxi e retire os olhos escuros e corte em pedaços. Separe 4 xícaras bem cheias de abacaxi picado pra receita e use o restante pra fazer um suco.
- Bata o abacaxi com metade das folhas de hortelã e a calda só até conseguir um suco bem grosso e pedaçudo.
- Coloque num refratário grande o suficiente para abrigar tudo numa camada de uns 2 cm, junte as outras folhas de hortelã picadas e leve ao freezer por 30 minutos.
- Ao final desse tempo, ou quando a mistura começar a congelar nas bordas, mexa com uma colher para quebrar o gelo em pedaços, leve de volta ao congelador e repita a operação até firmar totalmente, mas mantendo a aparência de vidro moído.
- Transfira a raspadinha do congelador pra geladeira 15 minutos antes de servir, só mesmo pra dar uma leve amolecida, então raspe de novo.
- Coloque em copinhos e decore como quiser (gosto de usar mais hortelã ou pontas de folhas do abacaxi) e sirva em seguida, raspadinha não pode esperar, pois logo começa a derreter.
Outras receitas muito refrescantes: picolé de salada de fruta fácil, flans de frutas variadas e gelado de melancia e coco.
NOTAS
Pra variar, faça a mesma receita trocando o abacaxi por manga, melão, mamão ou goiaba.