RECEITA DE BARREADO
Que tal preparar a receita do barreado paranaense caseiro? Se você gosta de ensopados de carne muito saborosos, acho que vale a pena experimentar.
Saindo de Curitiba pela estrada linda e florida da Serra da Graciosa a gente chega a Morretes e, continuando em frente, a Antonina e a Paranaguá.
Em qualquer uma das três cidades, mas principalmente em Morretes, é importante parar pra experimentar o “barreado”. É um cozido preparado num caldeirão de barro que, em fogo a lenha baixíssimo, leva 12 horas pra chegar ao ponto da carne se desmanchar e surgir o caldo saborosíssimo que, com farinha de mandioca fina, forma um pirão no prato.
Pra tudo cozinhar no líquido, que não pode evaporar, a panela deve ser vedada. Hoje, o antigo barro usado na vedação foi substituído por uma mistura de farinha de mandioca e água e é assim que costumam fechar as panelas por lá.
O barreado surgiu como um prato de festa, pra ser feito numa panela só e de forma prática, justamente pra que todos pudessem aproveitar a festa e comer bem, mas sem ter trabalho na hora.
É claro que o barreado legítimo é mais saboroso e tem outro encanto, mas nem sempre é possível ir ao Paraná pra saborear.
E também é fato que pouca gente tem tempo, disposição e os utensílios e o fogo pra fazer um barreado ultra tradicional em casa.
Pouca gente tem um fogão a lenha pra conseguir um fogo mínimo e constante por 12 horas e tem panelas grandes e altas de barro, ou de pedra, que abriguem os ingredientes com largueza e conduzam o calor com tranquilidade por tanto tempo. As panelas de ferro, inox e alumínio esquentam demais, tudo cozinha rápido e o resultado nunca é o mesmo.
Mas o barreado é tão bom que a gente tem que dar um jeito de preparar um caseiro e simplificado que dê um resultado ainda que só um tanto parecido com o original. Os puristas perdoam porque sabem que prestigiar o prato tão bom é melhor que não comer.
Pra matar a vontade de barreado desse jeito mais simples, a solução é usar a panela de pressão que, afinal de contas, é a evolução da panela vedada ancestral. Cozinhando na pressão por umas 3 horas, com o fogo também baixo, o barreado fica delicioso.
E se você puder preparar o barreado na panela de barro e no fogão a lenha como se faz no Paraná, vede a panela com uma pasta feita com 2 xícaras de farinha pra 1 xícara de água.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra preparar um barreado saboroso, a gente precisa de:
- bacon;
- carne bovina pra ensopados bem limpa e em cubos de uns 2 cm (coxão mole ou duro, acém, patinho ou maminha);
- cominho;
- louro;
- cebola;
- alho;
- tomates;
- vinagre de vinho branco;
- água;
- salsinha e cebolinha;
- pimenta fresca;
- sal e pimenta-do-reino.
Eu começo separando uma panela de pressão grande pra acomodar tudo com folga e depois faço a montagem da receita.
Na base da panela eu espalho metade do bacon, metade da carne e do cominho, sal e 1 folha de louro, metade da cebola, do alho, do tomate e das ervas e repito as camadas. Rego com o vinagre e a água e tampo a panela.
Levo a panela pro fogo e cozinho em fogo baixo por 2 horas, então desligo o fogo, espero parar de chiar, abro e verifico se há bastante água e completo se necessário.
Tampo a panela de novo e cozinho sempre em fogo baixo por mais 1 hora, até a carne ficar muito macia e com o caldo muito saboroso.
Nessa hora, gosto de acertar o sal, de deixar esfriar e levar à geladeira pra descansar por pelo menos 12 horas pra apurar os sabores, os aromas e a textura. Só sirvo em seguida se não tem jeito.
Dei aqui o tempo mínimo de 4 horas pra fazer a receita, quer dizer, 1 hora pra picar e montar tudo e umas 3 horas de fogo, mas aumente o temo pra umas 16 horas se puder.
Acredite, embora o cozimento seja um tanto longo, mesmo com só as 3 horas na panela de pressão, o resultado compensa e o trabalho mesmo é pouco, só picar, colocar na panela e deixar que o fogo faça o seu trabalho.
SERVIR
A banana pode ser crua, cozida, assada ou dourada na frigideira com um fio de óleo. Eu gosto de assar ou de dourar, acho que o prato ganha muito em sabor e em textura. E pimenta, fresca ou em conserva, não deve faltar à mesa.
A farinha de mandioca perfeita pra fazer o pirão no prato é aquela fininha e pouco torrada.
Na hora de servir, um coloca no seu prato umas 3 colheres de farinha de mandioca e 1 concha de caldo e mistura pra fazer o pirão, depois acrescenta mais 1 concha com bastante carne, coloca a banana ao lado e um pouco de pimenta.
Simplicidade total como eu tanto gosto.
Pra quem adora pratos brasileiros, aqui também tem: galinhada de frango caipira, arroz de carreteiro gaúcho, torta capixaba caseira, arrumadinho pernambucano bem gostoso e pirarucu de casaca de festa.
Outras receitas deliciosas do Sul: entrevero gaúcho, pão de fubá do Sul e cuca de banana. Se puder, prepare o barreado de véspera, deixe na geladeira e aqueça antes de servir, ele ficará muito mais saboroso.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Helô, vou congelar a porção toda. Posso congelar direto ou melhor só depois do descanso na geladeira pra apurar o sabor? Obrigada
Isabella, bom dia!
Pode congelar a porção toda assim que ela esfriar, não precisa desse repouso na geladeira.
Depois me conta, beijo, Helô