Quer aprender como fazer mandioca frita?
Hoje é dia de explicar como fazer mandioca frita, que é unanimidade no Brasil. Todo mundo adora e muitos acham que ela é ainda mais gostosa que batata frita, e eu sou desse time! E todo estrangeiro adora, já vi muita gente se apaixonar por ela.
Vai bem tanto no momento boteco, com cerveja gelada, com a limonada deliciosa da vovó ou qualquer outro suco, com guaraná ou caipirinha de limão ou caju amigo, no lanche, no almoço ou no jantar.
A MANDIOCA
Como nem sempre é possível encontrar a mandioca nota 10, que se desmancha na boca de tão macia, é super saborosa e fica ultra crocante quando frita, vale aproveitar o tempo das melhores mandiocas pra cozinhar um monte e congelar pra ter mandioca pro ano todo.
Hoje em dia, é fácil comprar mandioca descascada, mas se quiser comprar inteira pra limpar em casa, basta seguir as dicas que eu dou no post mandioca cozida perfeita.
Mas ó resumindo, eu faço um corte superficial ao longo da raiz até sentir que perfurou a pele marrom e a casca grossa e rosada abaixo dela, depois, ainda com a faca, levanto um dos lados cortados pra soltar e descartar as duas camadas, deixando só a polpa branca.
Então, corto em pedaços de uns 8 cm, cozinho em água fria com sal até mudar de cor e de textura e ficar macia, depois escorro, divido os toletes ao meio e descarto o fio duro central.
O sal na água é bem importante, pois a mandioca que cozinha com ele fica salgadinha de um jeito uniforme, bem diferente da que só recebe a polvilhada de sal no final.
FRITAR
Tendo mandioca já cozida, fritar é coisa de, no máximo, 30 minutos. S
Eu aqueço o óleo numa frigideira espaçosa até começarem a surgir bolhinhas nas laterais, mergulho no máximo uns 10 pedaços de mandioca por vez e, banhando com uma escumadeira, frito até conseguir pedaços bem dourados e crocantes.
Acredito, a frigideira tem que ser larga, de bordas altas e espaçosa pra mandioca ter espaço pra fritar por igual e sem grudar uma na outra.
E o óleo tem que estar quente, mas a gente tem que ficar de olho pra manter a temperatura: no óleo frio a mandioca encharca, fica engordurada e pesada e no quente demais ela fica escura demais por fora e fria e massuda por dentro. Eu costumo aquecer o óleo em fogo alto e depois diminuo pro médio.
Óleo: use um óleo neutro e novo pra conseguir uma mandioca saborosa, faz muita diferença!
Tem gente que prefere a mandioca mais clarinha, mas eu gosto dela bem crocante e dourada e com aqueles crespinhos irresistíveis.
Aprendeu como fazer mandioca frita? Agora é só preparar uma receita. Como eu sempre digo, é fritura e pronto, mas de vez em quando pode.
Vai bem com arroz branco de todo dia, feijão de todo dia, a feijoada da minha casa, carne moída simples e caseira, frango com quiabo caseiro e muito mais.
Outras receitas com mandioca pro dia a dia: purê de mandioca com queijo, escondidinho de carne seca com mandioca e bolinho de mandioca .
Vai bem com arroz branco de todo dia, feijão de todo dia, a feijoada da minha casa, carne moída simples e caseira, frango com quiabo caseiro e muito mais. Mandioca é coisa pra fritar e servir em seguida. Pra adiantar, só cozinhar a mandioca com antecedência e deixar na geladeira por até 3 dias.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Muito bom! Amei esse post, muito grata por terem compartilhado isso com a gente, obrigada pessoal.
Oi, Carol! Fico feliz que tenha gostado da receita! Bjs
Gostaria de saber quais desses petiscos posso manter congelado para somente fritar na hora,estou pensando de trabalhar com porções
Gisele, boa noite.
Pasteis, risoles, coxinhas e croquetes podem ser congelados e, antes de servir, só fritar.
Conte com a gente.
Abraços, Ana e Helô