RECEITA DE FILÉ DE PEIXE AO MOLHO DE CAMARÃO
Por muito tempo, filé de pescada com molho de tomate e camarão foi o peixe dos cardápios dos restaurantes, e todo mundo gostava.
Na verdade, num tempo em que camarão era ingrediente só de festas e de encontros especiais, o prato matava a vontade de comer o fruto do mar com mais frequência.
É claro que a maioria preparava molhos de tomate bem sem vergonha, quase só aquecendo o de lata e juntando uns camarões sem gosto. Mas ainda bem que outros faziam questão de preparar um molho de tomate com azeite, cebola, alho e cubinhos frescos de tomate com camarões pequenos, mas saborosos.
A minha receita é assim, mais caprichada, com um molho de tomates rapidinho, mas com tomates frescos e maduros e camarões pequenos, mas não tão mínimos.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- cebola;
- alho;
- camarão pequeno ou médio bem limpo, sem casca e sem cabeça;
- tomate maduro,
- salsinha;
- filés de pescada branca ou de outro peixe fresco que encontrar;;
- limão;
- farinha de trigo;
- azeite de oliva.
Um camarão sete-barbas fresco, ou congelado da maneira correta e de uma boa peixaria é perfeito, mas use o camarão que preferir.
Eu fujo desses congelados já pré-cozidos, que não têm muito gosto. São dois problemas: sem ferver com o molho, o molho não fica com gosto de camarão, e se ferver mais de um minuto o camarão já fica borrachento. Se é pra usar camarão, é pra ter molho de camarão e não molho de tomate com camarão.
A pescadinha é o clássico, pois é pequena e, dependendo do tamanho, rende o suficiente pra uma porção farta ou duas de bom tamanho. A pescada cambucu, que costuma já ser um tanto maior, pode dar de 2 a 4 porções e a pescada amarela, que é maior ainda e dá filés mais grossos altos, pode ser dividida em até 6 filés.
As três, que têm carne branca, leve e poucas espinhas (que ainda são fáceis de soltar e retirar), dão pratos deliciosos. Há uns dias, fiz com pescada amarela dos pescadores daqui de Toque-Toque e todo mundo amor. E dá pra fazer com porquinho, robalo, linguado? Claro que sim, dá pra fazer com o peixe gostoso que cada um tiver por perto. Pensando numa receita pro dia a dia, também vale preparar com tilápia ou merluza. apesar dos sabores e das texturas serem menos emocionantes.
Começo pelo molho, que é bem fácil de fazer, mas tem que estar pronto antes do peixe. Isso porque, pra manter o crocante, o bom é fritar o peixe, regar com o molho e servir em seguidíssima.
Pro molho, eu rego o fundo de uma frigideira média com azeite, douro a cebola, depois junto o alho e espero perfumar. Acrescento o camarão, sal e pimenta, mexo e, assim que ele muda de cor, eu adiciono o tomate. Logo que o tomate amolece, eu acerto o sal e a pimenta, junto a salsinha, retiro do fogo e deixo na panela pra que continue quente.
Enquanto isso, eu polvilho os filés de peixe com sal e rego com o suco de limão. Como eles são finos e delicados, no máximo eu deixo nesse tempero por 5 minutos.
Coloco a farinha num prato fundo, passo cada filé de peixe pela farinha dos dois lados e descarto o excesso.
Em seguida, rego o fundo de uma frigideira grande com azeite, aqueço, coloco lado a lado 2 filés de peixe, espero fazer casquinha e dourar bem nas bordas sem mexer e viro pra dourar do outro lado. Passo pra travessa de servir e faço a mesma coisa com os outros filés.
Espalho o molho por cima do peixe e pronto.
SERVIR
Pra completar a refeição: arroz branco de todo dia, purê de batata simples, mandioca frita e uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
A receita é perfeita pro dia a dia, um peixe gostoso, fácil e rápido de fazer. Sobrevivendo na cozinha total.
INGREDIENTES
- 1 cebola grande em cubinhos (180 g)
- 1 dente de alho picadinho
- 250 g de camarão pequeno ou médio bem limpo, sem casca e sem cabeça
- 4 tomates bem vermelhos e maduros, sem sementes, em cubinhos (500 g)
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada (2 ramos)
- 4 filés de pescada branca de uns 180 g cada um, sem pele e sem espinhas (ou o filé de peixe que preferir)
- Suco de 1 limão
- ½ xícara de farinha de trigo, aproximadamente (60 g)
- Azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino
Preparo
- Pro molho, regue o fundo de uma frigideira média com azeite e doure a cebola. Junte o alho e espere perfumar.
- Acrescente o camarão, sal e pimenta e mexa. Assim que o camarão mudar de cor, adicione o tomate e espere amolecer.
- Acerte o sal e a pimenta, junte a salsinha e reserve.
- Polvilhe os filés de peixe com sal e regue com o suco de limão.
- Coloque a farinha num prato fundo, passe cada filé de peixe pela farinha dos dois lados, descartando o excesso.
- Regue o fundo de uma frigideira grande com azeite, aqueça. Frite 2 filés de peixe por vez: coloque os files lado a lado na frigideira e, sem mexer, deixe fritar até as bordas começarem a dourar, então vire pra dourar do outro lado.
- Passe os filés já bem dourados e com casquinha crocante pra travessa de servir e prepare os demais.
- Espalhe um pouco do molho de camarão sobre cada filé e sirva.
Pra completar a refeição: arroz branco de todo dia, purê de batata simples, mandioca frita e uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
NOTAS
Use o filé de peixe que quiser, pode ser até um filé ou uma posta mais altos. Se for assim, ajuste o tempo de frigideira.