RECEITA DE CREME INGLÊS COM MEL
Que tal aprender como fazer creme inglês com mel? Ele não é tão conhecido como o creme inglês tradicional feito com açúcar, mas também é um clássico da confeitaria francesa.
Se você gosta de mel, como eu, acho que vai se apaixonar por esse molho doce que fica grossinho na medida certa. Ele escorre da colher e se espalha pelo prato de um jeito delicioso e deixa muitas sobremesas mais gostosas e emocionantes.
Só que, como o creme inglês tem cara de doce chique, muita gente nem experimenta fazer porque aha que ele é difícil de preparar e que não vai dar certo.
Mas não é difícil e seguindo a receita passo a passo todo mundo pode fazer um creme inglês simples em casa. O fato é que, dominando a técnica, dá pra fazer o creme rapidinho e sem erro.
INGREDIENTES
Há uns anos, depois de uma viagem pelo sul da França comendo muitas sobremesas que vinham com colheradas de creme inglês com mel, eu voltei pra casa com vontade de testar a receita.
Pesquisei um monte e fui pra cozinha pra preparar uma receita pequena, só com 4 porções. Eu decidi fazer o creme com 1 xícara de leite e 3 gemas além do mel, e o ajuste da quantidade de mel era o desafio. Um desafio porque açúcar e mel adoçam de jeitos diferentes, não é só trocar um pelo outro.
No primeiro teste, usei 2 colheres (sopa) de mel, mas não gostei, o creme ficou sem graça, se gosto de mel e sem doçura.
Fiz um segundo teste com 3 colheres (sopa) de mel, mas ainda não ficou bom.
O terceiro creme, com 1/4 de xícara de mel ficou o que eu queria, doce na medida certa e com sabor e aroma de mel.
No dia dos testes, como eu queria um creme que tivesse o sabor delicado do mel, não usei baunilha e nem especiarias.
Mas já fiz com canela, anis estrelado, gengibre fresco, raspas de cítricos e com a minha essência de baunilha caseiras e também amei.
Como o creme só leva mel, leite e gemas, ele não contém glúten e deixa os intolerantes bem felizes.
OS SEGREDOS DO CREME INGLÊS PERFEITO
O creme inglês tradicional francês – ou crème anglaise – é simples de fazer, só precisa de um pouco de atenção.
Esse cuidado é importante porque ele encorpa só com a gema, não tem outro espessante como a maisena que vai no creme de confeiteiro, que é crème pâtissière em francês.
Por conta da maisena, o creme de confeiteiro fica bem firme e consistente, tanto que serve pra rechear doces, bolos e tortas. O creme inglês só fica aveludado e cobrindo o dorso da colher, como um molho grosso que se espalha pelo prato.
Mas por que tem que ter cuidado na hora de preparar? Porque a gema é delicada, ela engrossa o creme quando é aquecido a mais ou menos 85ªC, mais se a temperatura passa desse ponto ela coagula e o creme talha.
Parece difícil, mas não é não, cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula e sem descuidar da panela, dá pra perceber o ponto e não errar.
Pra fazer o creme eu aqueço o leite numa panelinha e, enquanto isso, eu misturo numa tigela o mel e as gemas peneiradas. Quando o leite ferve, eu despejo sobre a mistura das gemas e mexo com um batedor de arame até ficar uniforme.
Volto com tudo pra panela e pro fogo e, sempre mexendo com uma espátula, cozinho com muito cuidado até o creme engrossar.
Mas como saber se ele ficou pronto? Dá pra perceber 3 mudanças:
- a espuma esbranquiçada da superfície some;
- surgem bolhinhas nas laterais da panela;
- o creme engrossa e cobre o dorso da espátula ou da colher.
Pra ter certeza de que engrossou, eu risco com a ponta do dedo essa camada de creme que fica na espátula ou na colher vejo se ficou marcado o caminho. Se ficou marcado, pronto e se não ficou eu deixo no fogo por mais uns segundos.
Imediatamente, eu passo o creme inglês pra tigela de servir e coloco essa tigela sobre uma outra com água com gelo pra esfriar rápido. É importante retirar logo da panela porque o creme é delicado e com o calor da panela a temperatura pode subir.
Se passar um tiquinho, às vezes dá pra salvar o creme que deu errado dando umas mexidas com o batedor de arame (fouet) . Mas se quase ferver ou se ferver, já era …
Levo o creme já em temperatura ambiente e guardo por até 24 horas na geladeira.
SOBREMESAS QUE VÃO BEM COM CREME INGLÊS
O creme inglês com mel fica delicioso com rodelas de banana madura, cubos de abacaxi, com o bolo de banana que eu adoro, feito com farinha de rosca, com a crostata de pêssego, com o bolo de amêndoa perfumado e delicioso e com torta macia e deliciosa de chocolate.
Se quiser aprender como fazer creme inglês clássico com açúcar, a gente ensina no post do sagu de vinho tinto com creme inglês.
E quer saber mais sobre mel? Aqui Na Cozinha da Helô tem o post muito mel e muitas abelhas que fala um monte meles de abelha apis e de abelhas nativas.
Ele vai bem com rodelas de banana madura, cubos de abacaxi, com o bolo de banana que eu adoro, feito com farinha de rosca, com a crostata de pêssego, com o bolo de amêndoa perfumado e delicioso e com torta macia e deliciosa de chocolate. Só com mel o creme já fica bem saboroso, mas dá pra aromatizar com canela, anis estrelado, gengibre fresco, raspas de cítricos e com a minha essência de baunilha caseira.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Creme inglês ao mel dura quanto tempo fora da geladeira? Eu trabalho com abelhas e queria colocar esse produto no mercado.
Oi, Hugo! Infelizmente, creme inglês de mel (assim como o tradicional de açúcar), não funciona, pois além de necessitar de refrigeração constante, a durabilidade é muito pequena. Mesmo utilizando gemas pasteurizadas, a validade será no máximo de 3 dias sob refrigeração. É uma pena, pois é uma receita deliciosa! Mas sugiro que você pense em algum biscoito de mel. Bjs
Olá, bom dia, esse creme fica consistente o suficiente para rechear uma torta? Eu trabalho com confeitaria e gostaria de comercializar
Julia, boa tarde!
O creme inglês é muito líquido, não dá pra rechear tortas, ele vai escorrer e umedecer a massa. Com sabor semelhante, seria mesmo só o creme de confeiteiro.
Abraços, Helô e Ana
Vocês ja tentaram fazer essa receita com outros meles? Tipo mel de abelha jataí, ou mel de abelha jandaira q sao de consistência mais liquida.
Kleiton. bom dia!
A gente adora meles diferentes. Temos até um post dentro na aba variedades sobre o assunto.
Como são muito delicados, preferimos usar os de apis pra cozinhar e os das nativas pra finalizar saladas, regar frutas, grelhados, queijos e sobremesas prontas. Eles são muito delicados e perdem um tanto das características com aquecimento. preciosos e delicados
Abraços, Helô