RECEITA DE BISCOITO DE FÉCULA DE BATATA
O biscoitinho delicioso de fécula de batata é aquela guloseima que vai bem a qualquer hora e faz um sucesso gigante.
Quem, como eu, gosta de biscoitinhos muito crocantes e que se desmancham na boca precisa preparar essa receita simples e fácil de sequilho. Em casa, sempre tem um pote com eles e sirvo no café da manhã, no lanche, acompanhando um cafezinho e ainda dou de presente.
A receita, que é bem antiga e tradicional, aparece em muitos cadernos de mães, avós, tias e bisavós e dá certo mesmo. Quando “preciso” comer um biscoitinho crocante por fora mas daqueles que se desmancham na boca, eu penso, penso, mas sempre caio na receita de hoje.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra fazer esses biscoitinhos tão gostosos é pequena:
- manteiga em temperatura ambiente e bem macia (intolerantes à lactose e veganos podem usar margarina 100% vegetal);
- açúcar;
- fécula de batata;
- farinha de trigo;
- sal.
Manteiga é tudo de bom e deixa os sequilhos saborosos e com a textura que todo mundo ama. Mas os intolerantes à lactose que não podem consumir qualquer traço de laticínio e os veganos podem usar margarina 100% vegetal e conseguir um biscoitinho gostoso. Não fica igual, mas dá pra matar a vontade.
Um “pulo do gato”: como não há líquidos ou ovos na relação de ingredientes, a manteiga precisa estar bem cremosa e em temperatura ambiente, mas não derretida, pra ligar tudo com perfeição e deixar a massa macia e maleável, perfeita pra moldar e, depois, comer.
Se a manteiga estiver dura e gelada, ela vai dar só a consistência de farofa úmida, não vai dar liga, aí tem que entrar água, mas com água o biscoito fica menos crocante. E manteiga derretida deixa o biscoitinho mole e oleoso. Quer dizer, a manteiga tem que estar em temperatura ambiente e bem macia.
No supermercado, a fécula de batata costuma ficar ao lado do polvilho e da farinha de trigo e vem em caixinhas de uns 200 g, exatamente a quantidade necessária pra receita. A fécula deixa os biscoitos deliciosos e com consistência perfeita.
Quanto ao formato, eu adoro preparar coraçõezinhos, que, apesar de darem um pouquinho de trabalho, ficam lindos e com a textura perfeita, mais sequinhos nas bordas e com a parte central gordinha mais consistente. E também gosto de fazer bolinhas ou de fazer um rolinho, cortar em discos pequenos e achatar com um garfo, como fiz no dia da foto.
Só abro a massa com um rolo e corto com um cortador quando a pressa e a preguiça falam alto demais ou se quero fazer casadinhos recheados com doce de leite argentino e muito bom, receita de goiabada, bananada, ganache de chocolate, cocada branca mole ou geleias e recheio de 2 em 2.
Preferi dar o rendimento em porções porque os tamanhos do biscoitinho variam e não dá pra dar quantidades exatas.
Eles duram por até 10 dias num pote bem fechado e bem escondido, mas quase sempre acabam antes.
Outros biscoitos doces gostosos: biscoitinho de castanha de cajú com chocolate, biscoitinhos italianos de amêndoa, biscoito de amêndoa ou corne de gazelle.
INGREDIENTES
- 200 g de manteiga em temperatura ambiente e bem macia
- 1 xícara de açúcar (150 g)
- 1 e 1/3 de xícara de fécula de batata (1 caixa de 200 g)
- 1 e ½ xícara de farinha de trigo, aproximadamente (180 g)
- 1 pitada de sal
- Manteiga pra untar
Preparo
- Coloque a manteiga, o açúcar, a fécula, a farinha e o sal numa tigela e comece a trabalhar com as mãos.
- Logo de cara, os ingredientes se transformarão numa farofa grossa, que dará a impressão de seca, mas RESISTA, não junte qualquer gota de líquido, apenas continue trabalhando com as mãos até a manteiga amolecer e dar consistência à massa, que ficará macia e deliciosa de modelar.
- Há três possibilidades pra moldar os biscoitos: abrir com rolo e usar cortador, fazer rolinho e cortar e fazer rolinho e dobrar. Só escolher!
- A mais simples e rápida: abra a massa com um rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha até ficar com uns 5 mm de espessura (grossinha mesmo), e corte com cortador no formato desejado.
- A segunda é o sequilho clássico: molde rolinhos de massa com mais ou menos 1 cm de espessura, corte em cilindros de uns 2 cm, como pra gnocchi ou faça bolinhas e achate com o garfo.
- A terceira, embora mais trabalhosa, é a mais linda, a minha “preferida” e sempre encanta: pegue uma porção de massa com uma colher de chá e, com as mãos, enrole pra conseguir um cilindro grossinho e com uns 3 cm, então dobre a meio pra formar um U, aproxime pra unir as pontas, aperte a base arredondada com delicadeza pra fazer o bico e arredonde as pontas pra chegar ao formato de coração.
- Espalhe os biscoitos numa assadeira untada deixando 1 cm livre entre eles, pois não crescem muito, e leve à geladeira por uns 10 minutos, enquanto o forno aquece a 200ºC (alto).
- Asse os biscoitos por uns 10 minutos, até que estejam sequinhos e dourados nas bordas.
- Retire do forno, deixe amornar por uns 2 a 3 minutos, solte os biscoitos da assadeira com uma espátula, deixe esfriar totalmente e guarde num pote bem fechado por até 10 dias.
Outros biscoitos doces gostosos: biscoitinho de castanha de cajú com chocolate, biscoitinhos italianos de amêndoa, biscoito de amêndoa ou corne de gazelle.
NOTAS
Os biscoitinhos são perfeitos pra presentear, só colocar um tanto deles num saquinho de celofane com um barbante ou uma fita ou num pote com uma etiqueta e um laço.
26 Comentários
Delicioso ,a minha há pergunta e pode substituir o açúcar por leite condensado ?
Oi, Maria! Existem receitas de biscoitinhos com leite condensado, mas esse é com açúcar e pra usar o leite condensado teria adaptada, pois ele é cremoso, então seria melhor ficar com o açúcar. Bj
Boa tarde, eu posso trocar a manteiga por margarina? E seria com ou sem sal? Este biscoitinho fica igual a sequilhos? Você tem receita de sequilhos? Eu amo sequilhos. 🙂
Muito obrigada.
Oi, Claudia! Uso manteiga por sabor e por textura, mas margarina sem sal também dará bom resultado. Ele se parece com o sequilho, se desmancha, mas não usei coco ralado. Se quiser acrescentar 100g de coco seco ralado fininho vai ficar bem gostoso! Bjs
Posso usar a farinha de trigo integral?
Oi, Edivania! Olha, nunca testei com farinha trigo integral, pode se que funcione, mas não gatanto. Só mesmo testanto pra saber se a testura continua a mesma. Espero ter ajudado! Bjs
Posso usar polvilho doce no lugar da farinha de trigo? Obrigada
Sueli, boa tarde!
Em breve, postaremos uma receita de biscoitinho de coco com polvilho que não tem trigo, já com alguns ajustes de quantidade. Fique de olho!
Abraços, Ana e Helô
Amei sua receita vou fazer.
Boa tarde!
Os biscoitinhos ficarão deliciosos e, com certeza, acabarão em pouco tempo.
Dê notícias!
Abraços, Ana e Helô
Oi Heloiza, tudo bem? Fiz a receita, ficou bem gostoso. Me surgiram algumas dúvidas, a minha massa não formou essa farofa, já deu ponto direto (obs. ingredientes devidamente pesados) e “espalhou” um pouco no forno, mesmo deixando a massa na geladeira. A única alteração que fiz na receita foi acrescentar raspas de laranja. Será que acrescento mais farinha da próxima vez?
Júlia, bom dia!
Talvez tenha sido a manteiga, pois as diferentes marcas tem mais ou menos umidade e isso faz diferença na textura da massa. Se quiser, use de 2 a 3 colheres (sopa) a mais para dar o ponto. A laranja não muda nada.
Acertando a receita você verá como eles ficam deliciosos.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Maravilhoso! Fiz metade da massa com raspas de laranja. Ficou divino. Vc acha que se eu diminuir um pouco o açúcar, tenho que mexer nos outros ingredientes? Parabéns e obrigada por compartilhar!
Priscila, boa tarde!
A gente já havia feito com raspas de limão, mas não de laranja. Os biscoitos devem ter ficado deliciosos, ótima a sua ideia.
Você não deverá ter problemas se diminuir o açúcar pra 3/4 de xícara. Além disso, a formulação da receita terá que ser repensada.
É importante entender que o açúcar e a manteiga se fundem no forno e, com isso, o biscoito firma o necessário, o açúcar não entra na receita só pra adoçar.
Conte sempre com a gente!
Abraços, Ana e Helô
Obrigada pela receita.
Ela é ótima assim como está.
Abraço
Lucia, boa noite!
Obrigada pelo carinho. É muito gostoso saber que você aprovou a receita.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas não faltam.
Abraços, Ana e Helô
Será que posso, usá-lo para estes biscoitos de natal, decorados com Glacê real?
Oi Jane, tudo bem? Desculpas pela demora em responder, mas como o novo site ainda está em fase de ajustes de programação, não tive como acessar os comentários nos últimos dias.
Nunca usei glacê nesses biscoitinhos, pois eles são bem frágeis. Pode ser que funcione, mas não tenho como garantir pra você.
Abraços, Helô
Minha mãe tinha uma receita muito parecida com a sua.Eram deliciosos.Fiz muitos para as .minhas netas!!!
Ana, boa noite!
Esses biscoitinhos são deliciosos, viciantes e fazem parte da vida de muita gente, né? Suas netas deviam amar os biscoitos e o seu carinho em preparar guloseimas tão caseiras e gostosas.
Conte sempre comigo, beijo, Helô
Olá Helô, em primeiro lugar gostaria de agradecer imensamente pela sua receita 🙏🏽.
Tem um biscoito que eu amo aqui no Rio de Janeiro (o Pérola, da Casa do Alemão), e já fiz incontáveis rs receitas de sequilhos tentando chegar perto do sabor e da crocância que ele tem.
Depois de inúmeros fracassos, encontrei a sua receita e foi a que mais se aproximou do biscoito “da minha vida” ❤️!
Você sabe alguma coisa sobre a origem dessa receita…?
Milton, boa noite!
Que gostoso saber que você ficou feliz com a receita e, agora, está mais perto do biscoito da sua vida (amei o jeito de você falar!).
Os sequilhos são biscoitos bem secos e que duram bastante tempo. Em Portugal, faziam biscoitos assim com trigo e amêndoas, mas aqui no Brasil começaram a usar ingredientes mais fáceis de encontrar, como o coco. O polvilho e a fécula de batata entraram nas receitas pra substituir parte do trigo (ou até totalmente em algumas versões).
Quem sabe, quando tiver um tempo, estudo mais e escrevo sobre o assunto.
Obrigada pelo carinho! Abraços, Helô
Boa noite chará rs… também sou Heloisa e esses biscoitinhos deliciosos fazem parte da minha vida desde bem jovem quando minha vó me ensinou e eu levava pras colegas de trabalho no “Classifone do Globo” rsrsrs e era um sucesso com as meninas. Apelidaram de biscoitinhos Loi que era minha sigla na equipe. Depois de casada continuei fazendo pro meu marido e filhos e sempre sucssso. Como sou intolerante ao glúten vou tentar substituir o trigo por maizena. Tomara de certo! Beijoss
Heloisa, boa noite!
Que gostoso saber de que os biscoitinhos fazem parte da sua vida. Acho que vai dar certo, depois me conta.
beijo, Helô
Boa tarde Helô, os meus ficaram deliciosos. Porém, achataram.. ficaram como moedas. O que será que fiz de errado?
Rosi, bom dia!
Bom saber que eles ficaram gostosos.
Achatados: será que eles foram pro forno bem gelados pro forno já bem aquecido? Isso é bem importante, pois quando entra no forno ainda não tão quente com a manteiga não tão gelada, ele perde estrutura.
Qualquer coisa, estou por aqui.
Beijo, Helô