RECEITA DE PÃO DE MINUTO COM MASSA DE CERVEJA
Os pãezinhos rápidos irlandeses com queijo e cebolinha são gostosos pra servir num lanche, como petisco ou pra acompanhar uma refeição.
Comi algumas versões desses pãezinhos de minuto irlandeses nas várias vezes que fui pra lá com a Ana por conta dos Beatles e amei. Claro que, além de experimentar, fui atrás de receitas.
Quase todos que eu gostei eram bem rústicos, escuros e levavam aveia, queijo e cerveja, que dá leveza à massa e, com o queijo e a mostarda, dão o picante temperado que deixa o pãozinho tão especial. A aveia também aparecia em todos, deixando a massa gostosa e com a textura de pão integral que eu adoro.
Fui colecionando receitas dos tais pãezinhos, até que chegou a vez deles e preparei vários pra comparar. Como sempre, juntei coisas boas de uma e de outra receita, separei as dicas interessantes, ajustei os ingredientes e cheguei aos pãezinhos que eu queria. Ficaram bem parecidos com uns que a gente comeu num pub do outro lado do rio Mersey acompanhando um ensopado de carne.
Como acontece com todo pão de minuto, ele fica mais gostoso no dia em que preparado, mas dá pra aquecer no outro dia por uns minutos no forno.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra fazer os pãezinhos a gente precisa de:
- farinha de trigo;
- aveia instantânea em flocos;
- fermento em pó;
- bicarbonato de sódio;
- sal;
- cheddar ralado grosso ou gruyère ou algum outro queijo curado e bom de ralar, como reino ou parmesão)
- cebolinha;
- manteiga bem gelada;
- mel;
- mostarda Dijon;
- cerveja escura tipo stout.
Testei a receita com aveia mais grossa e com a instantânea e fiquei com a última. Como ele assa rápido, a mais firme não tem tempo e amaciar e não fica gostosa.
O bicarbonato reage com a cerveja e deixa o pãozinho crescido e macio, mas a gente tem sempre que ter cuidado na hora de medir. É ½ colher de chá mesmo, vale conferir com uma colher medida, pois qualquer pouquinho extra basta pra deixar a massa com um sabor metálico e com um toque salgado estranho, que não é bom. E quantidade menor não funciona, o pão fica pesado.
Capriche no queijo, que dá vida ao pão. As receitas clássicas pedem cheddar, mas é cheddar pra valer, nada a ver com os fundidos que são usados hoje em dia pra fazer hambúrguer. Na falta de um bom cheddar, eu uso gruyère, um minas bem curado, um parmesão ou queijo reino.
Pra conseguir um pão crocante, é muito importante usar a manteiga bem gelada.
O mel e a mostarda são também fundamentais pro sucesso da receita, ele com o adocicado e ela com o toque picante. E quanto mais gostosa a mostarda, melhor o pãozinho.
A cerveja tem que ser escura e adocicada, tipo stout e não amarga, pois as amargas deixam a massa com sabor muito forte e isso nem sempre agrada (eu, sinceramente, não gosto).
Como eu gosto de pães de centeio que levam cerveja e normalmente a stout dá o melhor pão, costumo comprar umas três ou quatro garrafinhas e deixo na despensa pra quando precisar e, quando sobra um pouco, coloco na porta da geladeira e uso em uma semana.
Eu coloco a farinha, a aveia, o fermento, o bicarbonato, o sal, o queijo e a cebolinha numa tigela, mexo, depois junto a manteiga e misturo com até conseguir uma farofa grossa. Então acrescento o mel, a mostarda, a cerveja e misturo com uma espátula até obter uma massa homogênea, mas que bem mole e pegajosa.
Acredite que a massa tem que ficar molenga desse jeito, não dá pra juntar mais farinha, pois farinha demais deixa o pão pesado.
Pra deixar a massa mais firme, eu levo à massa pro freezer por 15 minutos. Enquanto isso, eu forre o fundo de uma assadeira grande com um tapete de silicone ou com papel manteiga do tipo assa fácil, daquele que não gruda mesmo, ou unte a assadeira muito bem com manteiga.
Retiro a massa do freezer, pego porções de massa com 1 colher (sopa) e faço 12 montinhos na assadeira deixando uns 2 cm de espaços livres entre eles. Esse pãozinho não é de enrolar ou de cortar, a massa é mais mole e fazer montinhos é a solução.
Volto com a assadeira pro freezer por mais 10 a 15 minutos, enquanto o forno aquece a 200ºC (alto). Em seguida, asso por pãezinhos por 12 a 15 minutos, até ficarem bem crescidos e dourados.
Retiro do forno, espero 5 minutos e sirvo com manteiga. São tão gostosos que somem da cesta em minutos.
Outros pães de minuto bem gostosos: pãozinho de minuto de tomate, pãozinho rápido e fofo, pãozinho de minuto da Helô.
INGREDIENTES
- 2 e ¼ de xícara de farinha de trigo, aproximadamente (270 g)
- ¼ xícara de aveia em flocos (20 g)
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de sal
- 150 g cheddar ralado grosso (ou gruyère)
- 2 colheres (sopa) de cebolinha (2 ramos)
- 50 g de manteiga bem gelada em cubinhos
- 1 colher (sopa) de mel (25 g)
- 1 colher (sopa) de mostarda Dijon (20 g)
- 1 xícara de cerveja escura tipo stout (240 ml)
- Manteiga pra untar
Preparo
- Numa tigela, misture a farinha, a aveia, o fermento, o bicarbonato, o sal, o queijo e a cebolinha.
- Misture a manteiga e trabalhe rapidamente até conseguir uma farofa grossa.
- Acrescente o mel, a mostarda, a cerveja e mexa até obter uma massa homogênea, mas que será bem mole e pegajosa.
- Leve a massa ao freezer por 15 minutos.
- Forre o fundo de uma assadeira grande com um tapete de silicone ou com papel manteiga do tipo assa fácil, daquele que não gruda mesmo, ou unte a assadeira muito bem com manteiga.
- Retire a massa do freezer. Pegue porções de massa com 1 colher (sopa) e faça 12 montinhos na assadeira deixando uns 2 cm de espaços livres entre eles.
- Volte com a assadeira pro freezer por mais 10 minutos, enquanto o forno aquece a 200ºC (alto).
- Asse os pãezinhos por 12 a 15 minutos, até que estejam bem crescidos e dourados.
- Retire do forno, espere 5 minutos e sirva o pãozinho quente com manteiga.
Outros pães de minuto bem gostosos: pãozinho de minuto de tomate, pãozinho rápido e fofo, pãozinho de minuto da Helô.
NOTAS
Como acontece com qualquer pão de minuto, ele fica mais gostoso no dia em que preparado, mas dá pra aquecer no forno por uns minutos no outro dia.
6 Comentários
Heloooo qual cerveja posso substituir no lugar da stout? Aliás eu nem conheço essa
Oi, Roberta! Cerveja stout barata hoje aparece nas prateleiras de quase qualquer supermercado. Ela é escura, levemente adocicada e não é amarga. Já fiz a receita com outras cervejas mais amargas e o sabor ficou forte, não agradou. Se não encontrar, use a simples e antiga Caracu, que resolve. Espero ter ajudado! bjs
Obrigada Helô
Um abraço ! Conte sempre pra gente como ficou! Helô
Helô qrida… No início da mistura de ingredientes, fala de adicionar a cerveja, depois fala novamente. É para adicionar em dois momentos?
Tô devorando suas receitas desde ontem… Salvando quase tudo!!! E já anotando o que preciso trazer do mercado!!! Vc é maravilhosa!!!
Janaina, boa tarde!!
Muito obrigada pela sua ajuda, por mais que a gente confira, às vezes passa alguma coisinha. Junte a cerveja depois da mostarda. Primeiro é feita a mistura dos secos.
Já vamos acertar a receita.
Qua bom que você está gostando das nossas receitas, tudo é feito com muita dedicação e muito carinha.
Abraços, Helô e Ana