RECEITA DE COBBLER DE CAQUI
Quer aprender como fazer um cobbler de caqui delicioso, quer dizer, uma sobremesa que leva caqui saboroso e quentinho na base e por cima uns discos de massa com o miolo levemente macio e crocante por cima? Então, vou te ensinar.
Quem gosta de frutas e de sobremesas com frutas, sempre se diverte com receitas pra aproveitar a safra e isso acontece sempre comigo.
Eu adoro caqui, acho que ele tem uma cor maravilhosa, é doce, mas suave e, assim, nem sempre funciona muito bem em receitas, mesmo de sobremesas. Testei pudins, bolos e geléias, que ficaram bonitos, mas com sabor deixando a desejar.
Depois de pensar bastante no assunto e precisando dar um destino às dúzias de caquis maduros, daqueles de polpa macia e gelatinosa, vindos da fazenda, eu me lembrei da receita de um cobbler de frutas vermelhas que fazia sucesso nas minhas aulas no Atelier Gourmand.
Eu adoro a família dos crumbles, cobbles e betties, enfim, todas essas sobremesas clássicas inglesas e americanas com camada de fruta (ou legumes) e cobertura crocante. Troquei as frutas vermelhas pelos caquis e preparei a mesma massa de sempre. Ficou bom demais!
A receita é fácil, resolve a sobremesa em pouco tempo e agrada, aqui em casa, todos gostaram dela com sorvete de baunilha de verdade e com colheradas de iogurte cremoso.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- caqui maduro;
- limão;
- açúcar;
- canela em pó;
- maisena;
- manteiga
- farinha de trigo;
- fermento químico;
- sal;
- creme de leite;
- açúcar cristal.
Numa tigela, pra base, eu misturo os caquis descascados em pedaços com limão, açúcar, canela e maisena e espalho na base do refratário em que a sobremesa irá à mesa.
Pra massa, eu misturo a farinha, o fermento, o sal e manteiga numa tigela e misture até conseguir uma farofa grossa. Junto creme de leite e trabalhe até obter uma massa macia e que se solte das mãos. Acrescento mais um pouquinho mais de farinha quando percebo que a massa continua pegajosa.
Depois achato a massa com as mãos sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha até ficar com mais ou menos 0,5 cm de espessura, corto discos de uns 4 cm e coloco sobre o caqui.
Pincelo com creme de leite e polvilho com açúcar cristal e asso por uns 30 minutos, até que a massa esteja firme e dourada.
Dá pra servir quente, morno ou em temperatura ambiente, mas eu gostei mais dele quente. Quando preparei o cobbler, guardei na geladeira o pedaço que sobrou e aqueci no forno no dia seguinte, ficou bom.
Também gostei do caqui ao forno com mel e laranja.
INGREDIENTES
- BASE
- 3 xícaras de caqui maduros e sem casca e em cubos médios (uns 6 caquis, aproximadamente 1 kg)
- 1 colher (sopa) de suco de limão (15 ml)
- ¼ de xícara de açúcar (36 g)
- 1 pitada de canela em pó
- 1 colher (sopa) de maisena
- Manteiga pra untar
- MASSA
- ¾ de xícara de farinha de trigo (90 g)
- 1 colher (chá) de fermento químico
- 2 pitadas de sal
- 50 g de manteiga gelada em cubinhos
- 1/3 de xícara de creme de leite (fresco ou de lata ou caixinha, tanto faz) - (80 ml)
- FINALIZAÇÃO
- 1 colher (sopa) de creme de leite pra pincelar (15 ml)
- Açúcar cristal pra polvilhar
Preparo
- Descasque, corte em 8 e coloque numa tigela. Misture o limão, o açúcar, a canela e a maisena.
- Despeje num refratário ou numa assadeira de uns 18 a 20 cm de diâmetro já untado com manteiga. Deixe descansar por 15 minutos e, enquanto isso, prepare a massa.
- Aqueça o forno a 180ºC (médio).
- Pra massa, coloque a farinha, o fermento, o sal e manteiga numa tigela e misture até conseguir uma farofa grossa. Junte o creme de leite e trabalhe até obter uma massa macia e que se solte das mãos (se for preciso, polvilhe com um pouquinho mais de farinha).
- Sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha, achate a massa com a palma da mão até ficar com mais ou menos 0,5 cm de espessura. Com um cortador, corte discos de uns 4 cm, junte os pedaços de massa e corte até terminar. Usei um cortador que lembra uma flor, mas pode ser redondo simples.
- Espalhe os discos sobre a camada de caqui, sem se importar em cobrir tudo, pois a graça está justamente na mistura das texturas. Pincele com o creme de leite e polvilhe com o açúcar cristal.
- Asse o cobbler por 30 a 45 minutos, até que a massa esteja firme e dourada.
- Deixe amornar por uns 15 minutos e sirva.
Fica delicioso com uma bola de sorvete de baunilha de verdade e com colheradas de iogurte bem cremoso. Aproveita a estação pra também preparar a receita dos caquis assados com laranja e mel.
NOTAS
Se quiser, prepare o cobbler na véspera e aqueça por uns 15 minutos no forno antes de servir.
1 Comentário
Muito Top Seu artigo adorei a receita super Recomendo Valeu 🙂