Receita de farofa de farinha de milho
Quem me conhece sabe muito bem da minha paixão por farofa e, claro, adoro essa receita deliciosa de farofa de milho com milho verde, couve, ovo e queijo fresco.
Amo farofa de qualquer farinha boa, que pode ser de milho bijú e de mandioca, tanto fina, como grossa, bijú, amarela ou d’água. Na minha casa, faço farofa pelo menos três vezes por semana, normalmente uma farofinha simples com uma das farinhas queridas, de mandioca ou de milho, manteiga, cebola e sal.
Mas vira e mexe junto outras coisas e faço uma mais completa, como a de hoje, que vale como acompanhamento, mas também vai bem só com arroz e feijão numa refeição vegetariana.
A FARINHA DE MILHO
E capriche na farinha de milho, quanto melhor ela for, mas saborosa vai ficar a farofa.
Eu gosto demais da bijú bem sequinha da Fecularia Nossa Senhora das Brotas, que já fez farinha especial pra mim por anos, e uso muito a que é feita em Lagoinha, bem perto da fazenda. Também uso algumas da Serra da Mantiqueira, que são muito saborosas.
Vale a pena ir atrás dessas artesanais que são puro milho. E como farinha de milho não contém glúten, ela deixa os intolerantes bem felizes.
FAROFA DE OVO
A farofa de ovo é um clássico e sempre agrada. Dá pra fazer a farofa com ovo cozido, que dá uma farofa mais sequinha, e com mexidinho, que deixa ela mais úmida.
A de ovo cozido leva um tempinho a mais pra ficar pronta, já que a gente precisa cozinhar ele antes e a de mexido acontece em minutos.
Qual delas é melhor? As duas são deliciosas e fáceis de fazer, a escolha depende o tempo que se tem pra fazer a farofa.
COMO FAZER OVO COZIDO
No dia a dia, eu cozinho ovo de duas maneiras, dependendo do tempo que tenho.
Na pressa, eu coloco o ovo numa panelinha com água fria, aqueço, conto 6 minutos a partir da fervura, escorro a água e descasco.
Quando estou mais tranquila, utilizo o método mais prático e eficiente do mundo, que dá resultado perfeito. Coloco o ovo na panelinha com água até cobrir, aqueço e deixo ferver por um minuto.
Então desligo o fogo, tampo a panela e deixo esfriar na água por mais ou menos 1 hora antes de descascar e usar.
O ovo cozido fica bom na geladeira por uns 2 dias, depois disso o sabor começa a mudar.
FAZENDO A FAROFA
Fazer a farofa é simples demais!!
Eu aqueço a manteiga e douro a cebola de leve, depois junto o alho e espero perfumar. Em seguida, junto couve umas pitadas de sal e deixo murchar.
Em seguida, adiciono o milho verde, espero aquecer, misturo a farinha de milho e mexo por 2 a 3 minutos, até que incorporar totalmente a umidade dos outros ingredientes e depois ficar crocante e perfumada.
Pra terminar, misturo o ovo cozido e o queijo e acerto o sal.
Usei couve, ovo e queijo, mas dá pra variar muito, cabe de tudo na panela da farofa.
Intolerantes à lactose podem deixar o queijo de lado e preparar a farofa com margarina 100% vegetal. Não fica igual à farofa com manteiga, mas é uma possibilidade.
Dei o tempo de 30 minutos pensando em picar os ingredientes com muita calma e cozinhar o ovo, mas com ovo mexido e com a prática de picar o tempo cai pela metade.
SERVIR
Essa farofa de hoje é pura comida caseira e vai bem com arroz branco de todo dia, feijão, carne moída caseira, lagarto recheado com linguiça, cenoura e pimentão e frango assado aberto pelas costas. Que tal também preparar a super farofa de farinha de milho?
INGREDIENTES
- 25 g de manteiga
- 1 cebola média em cubinhos (150 g)
- 1 dente de alho picadinho
- 2 folhas de couve, que pode ser rasgada em pedaços pequenos ou em tirinhas
- ½ xícara de milho verde em conserva, congelado ou fresco já cozido
- 2 xícaras de farinha de milho bijú (90 g - meça em xícara, pois o peso varia muito de farinha pra farinha)
- 2 ovos cozidos cortados picados
- 1/3 xícara de queijo fresco em cubinhos (70 g)
- sal
Preparo
- Aqueça a manteiga e junte a cebola. Quando começar a dourar, acrescente o alho.
- Assim que perfumar, misture a couve, umas pitadas de sal e espere murchar e adicione o milho verde.
- Quando aquecer, acrescente a couve com uma pitada de sal e misture bem.
- Espere a couve murchar e crescente a farinha de milho. Mexa por 2 a 3 minutos, até que ela farinha incorpore totalmente a umidade dos outros ingredientes e depois fique crocante e perfumada.
- Junte o ovo cozido e o queijo, acerte o sal e passe pra travessa de servir.
Vai bem com arroz branco de todo dia, feijão simples, carne moída caseira, Lagarto recheado com linguiça, cenoura e pimentão e frango assado aberto pelas costas.
NOTAS
Se quiser, acrescente azeitona e salsinha e cebolinha picadas.