COMO FAZER BEIJINHO DE ANTIGAMENTE
Quer aprender a receita de beijinho tradicional do tempo da vovó? Eu estou falando do docinho de antigamente, do beijinho de coco que sempre aparece nas festas de aniversário e clássico, feito com leite de coco, leite comum, açúcar, coco ralado e gemas. É uma receita clássica sem de leite condensado.
Na verdade, criança que é criança sonha com o rá-tim-bum que libera o ataque aos docinhos da festa (e muito adulto também).
Eu sempre me dei bem nessa hora, pois enquanto os brigadeiros sumiam, pegava primeiro os beijinhos e depois os olhos-de-sogra, que muita gente adora, mas não costumam ser as primeiras opções.
Minha mãe, que fazia em casa todos os docinhos pra nossas festas de aniversário, sabia do meu fraco por coco e caprichava nas quantidades pra sobrar bastante.
O BEIJINHO TRADICIONAL – SEM LEITE CONDENSADO
Como, nos anos 1960, leite condensado ainda era luxo e brigadeiro sempre foi prioridade, muita gente deixava de lado o leite da lata na hora de preparar os outros docinhos da festa conforme apareciam nos cadernos antigos de receitas.
Por isso, o beijinho de hoje é de “antigamente”, a receita chega ao ponto de enrolar com a redução do leite de coco e do leite, com o açúcar e a gema, quer dizer, sem leite condensado.
COMO FAZER
Na hora de cozinhar, assim como acontece como quase toda receita de docinho, é preciso ter um pouco de paciência e isso por uns 20 minutos.
O doce precisa ser preparado em fogo baixo, de preferência numa panela de fundo grosso, pra que o doce tenha tempo de cozinhar sem queimar, e é fundamental mexer sempre pra conseguir um doce uniforme, cremoso, nada empelotado ou com queimadinhos no meio.
Importantíssimo: muito cuidado na hora de cozinhar, pois a massa espirra e é quente demais.
O ponto é o mesmo do brigadeiro, quer dizer, a massa se solta da panela deixando uma camadinha rendada com pregas na base da panela e fica encorpada e brilhante.
Como acontece sempre com docinhos, é preciso acreditar que, depois quando esfria, a massa encorpa e fica no ponto de enrolar (se ela endurecer demais no fogo, o docinho ficar muito duro e puxa-puxa).
O ideal é preparar a massa do beijinho com pelo menos 3 horas de antecedência, pois ela precisa esfriar pra ficar no ponto certo de enrolar.
Se quiser, prepare a massa com até 48 horas de antecedência, guarde por segurança na geladeira, principalmente nos tempos de muito calor, retire da geladeira umas 12 horas de servir, enrole e coloque nas forminhas e deixe em temperatura ambiente.
Com coco seco a receita fica ok, mas com coco ralado fresco ela muda de patamar e passa ser deliciosa.
SERVIR
Beijinho que é beijinho é rolado no açúcar comum e tem um cravinho no meio. Se o docinho não for pra aniversário, deixe de lado as forminhas metalizadas e espete cada docinho num palito de pirulito, fica lindo e diferente.
Agora que você sabe como fazer beijinho de antigamente, bora pra cozinha? Pra completar a festa com docinhos tradicionais, experimente preparar olho de sogra, cajuzinho, docinho de abacaxi e até bala de coco que derrete na boca.
Agora que você sabe como fazer beijinho de antigamente, bora pra cozinha? Pra completar a festa com docinhos tradicionais, experimente preparar olho de sogra, cajuzinho, docinho de abacaxi e até bala de coco que derrete na boca. Se quiser preparar os docinhos com mais antecedência, congele já nas forminhas por uns 3 meses e, sem abrir o pote, pra não melar, deixe descongelar naturalmente.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
55 Comentários
As gemas cozinharam antes do tempo e virou uma gororba… kkk
Cyntia, boa tarde!
Que pena … Você usou panela pequena, fogo baixo e mexeu sem parar? Isso tudo é bem importante.
Quem sabe, dá pra tomar coragem e tentar de novo. Você consegue!!
Abraços, Ana e Helô
Muito obrigada por compartilhar essa receita!
Li em uma matéria sobre o Leite Moça, no Joio e o Trigo, que a versão tradicional de beijinho não levava leite condensado. Fiquei bastante curiosa e encontrei sua receita!
Não costumo me aventurar na confeitaria, mas com certeza vou testar.
🙂
Jéssica, bom dia!
Que gostoso saber que você encontrou aqui a receita que procurava.
O beijinho sem leite condensado aparece em muitos cadernos antigos e é delicioso.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Estou aqui peloesmo motivo, acabei de ler
Boa noite Andrea!
Experimente e depois conte pra gente como ficou!
Abraços, Ana e Helô
Eu tbm acabei de ler a matéria e cheguei aqui. Pretendo fazer?a recrita qdo puder.
Alana, boa noite!
Só clicar na receita e experimente!
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Eu li o mesmo artigo e procurei muito até encontrar essa receita tradicional, sem leite condensado. Lélia que você traz essas receitas antigas, Helô. Beijo da Ana Maria Bierrenbach.
Oi Ana! Que gostoso saber que você está por aqui com a gente.
Adoro receitas antigas, vivo experimentando.
Espero que você gosto dos beijinhos.
Beijo, Helô
Helô, minha receita não deu certo. Acho que foi o coco ralado que não é tão fino. Uma pena:(
Denise, bom dia!
Desculpas pela demora na resposta, mas com as mudanças no site eu passei bastante tempo sem ter acesso à página de comentários e só ontem o programador liberou o meu acesso.
Triste em saber que não deu certo. Provavelmente foi o coco, que tem que ser fino pra dar o ponto. Normalmente, a receita funciona super bem.
Qualquer dúvida, estou sempre por aqui.
Abraços, Helô
Eu tbm ví essa matéria e agora estou louca para ver receitas antigas sem o leite condensado.
Larissa, boa noite!
Aproveite, por enquanto, o beijinho, o pudim de leite de antigamente e a nossa torta de limão com merengue, as 3 receitas clássicas.
No próximos dias a gente vai postar mais.
Continue com a gente.
Abraços, Ana e Helô
kkk eu também cheguei aqui porque ouvi o episódio “A moça da lata” do Prato Cheio, podcast do Joio e o Trigo 🙂
Diego, bom dia!
Veja também os posts de olho-de-sogra, cajuzinho, camafeu, bala de coco, docinho de abacaxi, todos sem leite condensado, sempre receitas clássicas.
Abraços, Ana e Helô
Que maravilha encontrar as receitas de antigamente, antes do domínio do leite condensado
Lorna, bom dia!
A gente adora receitas assim, cheias de tradição e de carinho.
Aqui Na Cozinha da Helô você vai encontrar receitas de vários docinhos desse estilo: cajuzinho, olho-de-sogra, docinho de abacaxi, camafeu de nozes, bala de coco.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô
eu também
Mayara, bom dia!
Espero que aproveite a nossa receita de beijinho e também as de outros docinhos também tradicionais, como cajuzinho, olho-de-sogra, camafeu de nozes, bala de coco, docinho de abacaxi, pudim de leite de antigamente e várias outras. A gente adora receitas assim.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Helô
Li essa matéria (https://ojoioeotrigo.com.br/2021/04/como-a-nestle-se-apropriou-das-receitas-brasileiras-ou-de-como-viramos-o-pais-do-leite-condensado/?fbclid=IwAR3ismLmOTa18zBKA9nuOwZeWO5lRf2na25ZkhLKEoo9DNfszvjPuT7xRWs) e fiquei muito feliz que achei uma receita sem leite condensado. Seria incrível se você fizesse uma série de doces sem leite condensado para tentar resgatar um pouquinho da nossa cultura antes da influência da Nestlé. Muito obrigado pela receita!!
Victor, boa noite!
A gente vai tentar ampliar as possibilidades de receitas sem o leite condensado.
Experimente o nosso pudim de leite de antigamente. Bem mais gostoso que o leite condensado.
Continue aqui com a gente, pois histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas não faltam.
Abraços, Ana e Helô
Que maravilha encontrar a receita original, do obrigada por tanto
Juciele, boa tarde!
Obrigada pelo carinho.
Conte depois como ficou, a gente adora saber.
Abraços, Ana e Helô
Também vim pela reportagem – chocante – de O Joio e o Trigo… testaremos essa receita, obrigado por compartilhá-la! E se tiver outras receitas clássicas sem o uso do leite condensado, nos conte também! ❤️
Pedro, bom dia!
A gente adora receitas clássicas e cheias de história, como a dos beijinhos.
Experimente o nosso pudim de leite de antigamente, que não leva leite condensado. Cresci com esse pudim e aprendi a receita com a minha avó, que aprendeu com a minha bisavó. A gente vai providenciar outras receitas.
Abraços, Ana e Helô
Nossa eu também.
Nossas receita tradicionais têm que ser valorizadas!
Que site maravilhoso. Obrigado pela receita!
Hugo, boa noite!
Obrigada pelo carinho. Aqui Na Cozinha da Helô tudo é feito com tanto amor e tanta dedicação que mensagens como a sua são muito gratificantes.
Continue com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Eu li um artigo sobre como a Nestlé se apropriou das receitas brasileiras e de como nós viramos o país do leite condensado, e fiquei um pouco chocado, eu nunca comi um beijinho de verdade, só o de leite condensado…
José, bom dia!
As nossas ideias de fazer beijinho e pudim como se fazia antigamente surgiram exatamente por esse motivo.
Brigadeiro sem leite condensado não tem graça, mas não há razão pra incluir leite condensado em tudo.
A gente vai incluir mais receitas com esse perfil.
Continue aqui Na Cozinha da Helô.
Abraços, Ana e Helô
Também cheguei aqui pesquisando por receitas de doces brasileiros sem leite condensado, fiquei assustada em como perdemos nossas origens após ler essa matéria. A do beijinho eu já vou testar pro aniversário da minha mãe, mas gostaria muito de aprender as receitas de nossos doces de antigamente. Esse blog tem perfil no insta?
Karoline, bom dia!
A gente tem sim perfil no instagram @nacozinhadahelô.
Experimente a nossa receita de pudim de leite de antigamente (sem leite condensado), acho que você vai gostar.
A nossa torta de limão com merengue também foi feita sem leite condensado.
Vamos preparar várias outras, pois o Na Cozinha da Helô é totalmente pensado em comida de verdade, com fotos de dar água na boca e com muito amor e muita história envolvidos.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Helo,
Eu amo beijinhos e adorei sua receita! Vou fazer! E também amo olho de sogra! Sempre atacava eles antes! Pena que estão praticamente extintos das festas de hoje em dia. Vc faz com essa mesma receita do beijinho?
Bjss
Maravilha de receita!
Tão bom não ser refém do leite condensado… fica tudo como mesmo sabor.
Tenho alguns outros docinhos sem leite condensado que minha avó fazia, como um docinho de abacaxi com coco, o cajuzinho…
Se quiser…
Um abraço!
Beatriz, boa noite!
Espero que você goste do beijinho.
Experimente o nosso pudim de leite de antigamente e a nossa torta de limão com merengue, as duas receitas sem leite condensado.
Transmissão de pensamento quanto aos docinhos de abacaxi e cajuzinho.
Hoje a gente preparou as duas receitas e vai fotografar amanhã. Ainda nessa semana, ou na que vem, a gente posta esses 2 e também camafeu.
Continue por aqui!
Abraços, Ana e Helô
Oi, Helô! Receita deliciosa, mas não rende 12, não! Rs O meu pegou ponto antes de 15 min de fogo! Beijos!
Laura, boa tarde!
Que gostoso saber que você se animou com o beijinho e que ele agora já faz parte da sua cozinha.
Quanto ao tamanho: tudo depende do tamanho das bolinhas… se mais ou menos gorduchas, pois cada colher de chá tem um tamanho. A gente ainda fez uma receita na sexta-feira e foram 12.
Quanto ao tempo: é sempre aproximado, os diâmetros das panelas, o material de cada uma delas, o fogo muda (e se for elétrico… indução…), o leite de coco mais ou menos espesso … variáveis não faltam…
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Mais uma que veio pelo podcast do Joio e Trigo. Tentarei depois.
Bom ter você por aqui! Aqui Na Cozinha da Helô tudo é feito de um jeito muito verdadeiro, você vai gostar.
Espero que aproveite as nossas histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Olá receita maravilhosa, desconfio que era esse beijinho que comia quando criança nos aniversários… e também vim pela reportagem do leite moça, vou testar com certeza… posta outras receitas antigas por favor
Liliam, bom dia!
Esse é o beijinho das festas de aniversário da minha infância e é bem possível que também seja o beijinho da sua vida.
Se você gosta de receitas assim, acho que vai se encantar com as nossas receitas tradicionais de cajuzinho, olha-de-sogra, camafeu de nozes, docinho de abacaxi, bala de coco e pudim de leite de antigamente.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô
Amei a receita. Consigo fazer ela mais cremosa para rechear bolo?
Ester, bom dia!
Bom demais saber que você gostou da receita. Pode sim retirar do fogo quando surgirem bolhas bem grandes, antes da massa se soltar da panela, e depois usar como recheio de bolos. E se, quando esfriar, você achar que ficou um pouco mole, só voltar pro fogo por mais uns minutos.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô
Hoje eu li a reportagem sobre o leite moça, fiquei curiosa e quis procurar a receita do verdadeiro beijinho.
Yara, boa noite!
Acho que você vai gostar da nossa receita de beijinho tradicional. É verdadeiríssimo.
Conte depois como ficou, a gente adora saber.
Abraços, Helô
Que delícia! Muitíssimo obrigada por estas receitas tradicionais SEM leite condensado (em que momento a culinária brasileira ficou refém do leite moça?). Havia vida antes da Nestlé, rsrsrsrsrs. Obrigada por estas iguais brasileiras. AMO!
Você é uma enciclopédia ambulante da boa gastronomia brasileira, registre isto, por favor!!! Obrigada
Gosto demais do seu programa .
Os pratos são todos deliciosos.
Gostaria de fazer uma observação para você ,Helo, deixar de falar,por exemplo:
“Meu alho, meu ovo, minha água, minha cebola,meu azeite,etc.”
Isso dá um aspecto egoísta e antipático para o telespectador.
Soaria muito mais simpático, dizer :
“Nosso alho, nossa panela, nossa cebola, o açúcar, por exemplo”.
Espero que não se incomode com a sugestão.
Marcelo, boa tarde!
Obrigada pelas sugestões e críticas, são sempre importantes. Como o meu jeito é muito pessoal e “vida real”, os editores quiseram que tudo acontecesse exatamente como seria se eu estivesse conversando com alguém em casa e assim fiz. Vou pensar na sua ideia com carinho, pois o quanto mais próximo das pessoas, mais acolhedor e humano, melhor!
Abraços, Helô (conte sempre comigo!)
Oi Helo! tudo bem? adorei a receita 🙂 Queria te perguntar se o leite de coco é aquele de vidrinho normal que encontramos no mercado, ou se você recomenda outro. Beijos!
Camila, bom dia!
Essa receita é muito saborosa, eu adoro.
O leite de coco é o de vidrinho normal, mas vale a pena comprar o integral, e não o light. O integral dá mais cremosidade ao docinho e ela é importante porque a textura dele vem só das gemas, pois não tem leite condensado.
Depois me conte como ficou, abraços, Helô
Olá! Tudo bem?
Fiquei feliz encontrar essa receita do beijinho original, minha mãe fazia sempre nas festas. Hoje ela não está mais entre nós .
Obrigada pela receita! Um grande beijo no coração!
Raquel, bom dia!
Que gostosas essas lembranças! Docinhos clássicos que fazem parte da vida de muita gente. Que tal preparar uma receita pensando nela?
Um beijo, com carinho, Helô