RECEITA DE PURÊ DE MANDIOCA COM QUEIJO
Quando preparo o purê de mandioca com queijo eu já tenho a refeição, não preciso de mais nada. Faço muito, tanto adoro mandioca, como porque ele é fácil de fazer.
É um acompanhamento delicioso, muito brasileiro e que tem tudo a ver com almoço e jantar do dia a dia, mas também pode ser de um momento mais chiquezinho.
SOBRE O PURÊ
A receita leva poucos ingredientes: mandioca, leite, manteiga, água, queijo e sal.
Muita gente pensa que, pra fazer um purê, basta espremer a batata, ou a mandioca, e misturar de uma vez um pouco de leite e de manteiga.
Esse creme só de mandioca espremida com um pouco de leite e de manteiga é básico e até engana, mas não dá pra negar que ele não tem nada a ver com um purê pra valer.
Um purê bom é outra coisa, depende de algumas etapas com métodos e truques.
A primeira coisa é compreende que batata, batata doce, mandioca, cará, inhame ou mandioquinha devem ser “mexidos ou misturados” com eficiência e delicadeza, pois quando se mistura demais, com batidas intermináveis, dão purês que vão virando grudes, elásticos e pesados demais.
O segundo ponto é pensar que, pra ser um purê cremoso e com gosto amanteigado, ele precisa ter leite e manteiga, da mesma forma que o purê de azeite precisa ter azeite.
E quando se diz manteiga é manteiga, não é uma colher de chá, é manteiga numa quantidade um tanto maior.
Aí vem a pergunta: e não ficará engordurado, saturado em manteiga? E eu respondo: se a manteiga for colocada na panela de uma vez e só misturada, o purê será pura gordura, mas se ela for incorporada de pouco em pouco, o resultado não terá nada de engordurado, pelo contrário, será pura cremosidade e delicadeza.
Ao terminar de incorporar a manteiga, a aparência da preparação será totalmente diferente da base apenas espremida, mas ainda não estará na textura perfeita, que só acontece quando se aveluda ou amacia tudo com um pouco de leite, ou de creme de leite. Eu costumo usar leite, acho que resolve bem.
PREPARO DO PURÊ
A receita começa começa com o cozimento da mandioca, que é bem simples. No post mandioca cozida perfeita eu falo bastante sobre isso e dou várias dicas.
Em seguida, vem o momento de transformar a mandioca cozida em uma pasta leve, e isso não é tão simples como no caso da batata. Batata é fácil de espremer, mesmo depois de fria.
Até dá pra passar pelo espremedor de batatas uma boa mandioca bem cozida e bem quente, mas ela precisa estar bem macia e quase que se desmanchando.
Se ela esfriar e ressecar ou não chegar a amaciar pra valer, e isso depende muito do tipo da mandioca, o espremedor não funciona. Quando isso acontece, na primeira pressionada a gente até consegue espremer um pouco, mas ela ela fica massuda e esfarelenta e trava.
Pra facilitar a vida, quando eu mandioca fica macia, eu desligo o fogo, deixo amornar por 10 minutos pra evitar acidentes e queimaduras, passo a mandioca ainda quente só com um pouquinho de líquido pro liquidificador ou pro processador e bato bem rápido, só até conseguir uma massa homogênea.
Bato o mínimo porque se a gente bater demais a mandioca começa a virar uma pasta grudenta, que terá o mesmo sabor, mas a textura será mais “cola” do que de purê. E tem que ser pouco líquido pra não deixar o puê mole e sem graça.
A mandioca espremida volta pra panela pra aquecer, pois só assim será possível incorporar o leite e a manteiga como se deve.
Mantendo o fogo baixo, pois não se quer que a manteiga derreta e vire “gordura líquida”, mas sim algo cremoso, é hora de incorporar o leite fervente de pouquinho em pouquinho, só assim a preparação não virará uma sopa.
Depois do leite, vem a manteiga, também pra incorporar aos poucos. Mas como? Simplesmente misturando sempre com uma espátula e acrescentando de pouco em pouco, ou seja, eu junto ¼ da manteiga e misturo até ela sumir, então junto mais 1/4, mexo de novo até ela desaparecer e faço o mesmo com o outro 1/4 e o último 1/4.
Como a receita que vai aqui leva queijo e cada queijo tem o seu tanto de sal, eu só acerto o sal depois de misturar o queijo.
Sem lactose: use leite e queijo sem lactose, mas apenas para quem tolera manteiga.
Tempo pra preparar a receita: calculei de 45 minutos a 1 hora pra cozinhar a mandioca, mas esse tempo depende muito da qualidade da mandioca. O restante do preparo é bem rápido, só bater no liquidificador e incorporar o leite, a manteiga e o queijo.
Se a mandioca já estiver cozida e congelada, só aquecer com um pouco de água e seguir com a receita.
O purê de hoje e o purê de batata simples vão bem com arroz branco de todo dia, bife enrolado delicioso ou bracciola, lagarto recheado com linguiça e cenoura com pimentão, feijão de todo dia, frango com quiabo caseiro, Como fazer carne de panela com pinhão, vagem na manteiga e carne moída simples e caseira. E essas são só algumas ideias!
O purê de hoje e o purê de batata simples vão bem com arroz branco de todo dia, bife enrolado delicioso ou bracciola, lagarto recheado com linguiça e cenoura com pimentão, feijão de todo dia, frango com quiabo caseiro, Como fazer carne de panela com pinhão, vagem na manteiga e carne moída simples e caseira. E essas são só algumas ideias! Se a manteiga for colocada na panela de uma vez e só misturada, o purê será pura gordura, mas se ela for incorporada de pouco em pouco, o resultado não terá nada de engordurado, pelo contrário, será pura cremosidade e delicadeza.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
ummmmmmmmmmmm fiz ficou mt gostoso
Lorenna, boa tarde!
Que delícia saber que você gostou do purê de mandioca com queijo e que ele já passou a fazer parte da sua cozinha.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô