RECEITA DE PICOLÉ DE MORANGO
O picolé caseiro de iogurte e morango está na lista dos favoritos aqui de casa durante o verão. Afinal de contas, morango é sucesso sempre, dá picolés gostosos e lindos.
Ele é tão gostoso que, sinceramente, vale a pena dobrar a receita e ter uma quantidade maior de picolés de morango no freezer. Crianças e adultos vão amar, tenho certeza disso!
O MORANGO E O IOGURTE
Dá pra fazer os picolés com morangos frescos, maduros e saborosos ou com morangos congelados. O que importa é caprichar nos morangos, pois se forem daqueles sem graça os picolés só terão cor de morango.
A receita funciona bem com iogurte e leite sem lactose. O que importa é escolher um iogurte gostoso e cremoso, pois ele dá a consistência aveludada ao picolé.
O melhor é usar iogurte natural, mas se ele for adoçado, não coloque o açúcar no liquidificador. Bata, experimente e depois ajuste a doçura e bata de novo. E pense sempre que depois de congelar tudo fica menos doce e, com nada ou quase nada os picolés ficam menos cremosos.
O preparo não poderia ser mais simples, só bater no liquidificador o iogurte cremoso, o leite, o açúcar e o morangos até obter um creme homogêneo.
Se quiser pedacinhos de morango no meio do picolé, bata uns 3/4 dos morangos no liquidificador, pique os restante em cubinhos miúdos e junte ao morango batido.
Em seguida, só colocar nas forminhas e levar ao freezer pra congelar. Eles ficam perfeitos no freezer por até uma semana.
AS FORMINHAS
Quanto às forminhas, até nessas lojas que vendem um pouco de tudo (que antes eram de 1,99) há forminhas pra picolé de plástico, com aquelas tampas que já têm junto o palito. Várias delas são meio ruins, não são muito simples na hora de desenformar, mas dá pra se virar (pra saber, só testando). As de silicone são perfeitas, valem cada centavo pra quem adora picolé e agora já estão mais fáceis de encontrar. O ideal é comprar 2 ou 4 jogos, pois cada forminha rende 3 unidade).
Mas se não tiver um conjunto desses de 6 picolés em casa, basta improvisar com fôrmas de gelo. Se a fôrma de gelo for a solução, despeje o creme nas cavidades (normalmente dá pra preparar uns 24 cubinhos), leve ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar, então espete uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volte pro freezer por mais umas três horas, então desenforme e sirva.
Quanto à quantidade de picolés, ela pode variar um pouco pelo tamanho das forminhas.
Em forminhas de picolé, o creme leva umas 6 horas pra firmar. No freezer, os picolés ficam perfeitos por pelo menos 1 semana.
Outros picolés gostosos aqui Na Cozinha da Helô: picolé de banana caseiro e muito fácil, picolé de salada de fruta fácil, picolé de abacate muito fácil e picolé de iogurte com mirtilo e framboesa.
Outros picolés gostosos aqui Na Cozinha da Helô: picolé de banana caseiro e muito fácil, picolé de salada de fruta fácil, picolé de abacate muito fácil e picolé de iogurte com mirtilo e framboesa. Se quiser pedacinhos de morango no meio do picolé, bata uns 3/4 dos morangos no liquidificador, pique os restante em cubinhos miúdos e junte ao morango batido.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS