RECEITA DE SAGU COM VINHO TINTO
Hoje vou te ensinar a minha receita de sagu com vinho tinto, uma sobremesa que eu adoro, ainda mais quando sirvo com creme inglês.
É aquele doce caseiro, mas chiquezinho pra valer. O sabor da canela, do cravo, do vinho, a cor linda de morrer, as texturas e o aroma delicioso deixam o sagu muito especial. E o creme inglês, que combina tão bem com o sagu, arrasa sempre.
A sobremesa fica refrescante e é perfeita pra servir no dia a dia, nos momentos mais especiais e nas festas de Natal e ano novo.
Ele é tão gostoso e simples de fazer que não há motivo pra comprar essas caixinhas de sagu já pré-prontos e totalmente artificiais. Vale, sim, fazer em casa, com vinho de verdade, canela e cravo.
Não é à toa que, no sul do Brasil, terra de tantas uvas e onde todo mundo tem pelo menos um tanto de vinho sobrando em casa, o sagu faz parte da lista das receitas que mais fazem sucesso.
O SAGU
Hoje em dia, o sagu é feito de polvilho umedecido, cozido e esfarelado até formar as bolinhas, mas antigamente usavam o amido de outra planta.
Eu acho o máximo a textura do sagu pronto, com as bolinhas macias e o grudezinho dá a goma e acho que elas ficam lindas com a cor do vinho e o jeito translúcido.
Interessante saber que, por aqui, o sagu comum tem bolinhas miúdas, mas na China, Tailândia, Vietnã e alguns outros países do Sudeste Asiático, há sagus de bolas bem grandes que dão efeitos muito legais.
RECEITAS DE SAGU
Eu já comi sobremesas bem gostosas com sagu. Amei o sagu feito com água de coco, coco ralado e pedacinhos de manga, banana e abacaxi que comi numa tigelinha num quiosque na beira de uma daquelas praias paradisíacas do sul da Tailândia. E já comi várias vezes o sagu de laranja refrescante, que tem tudo a ver com aqueles dias bem quentes.
Mas o sagu que faz parte da minha vida de um jeito cheio de carinho e que eu mais amo é o super tradicional com vinho tinto, cravo e canela e que é o da receita de hoje.
Nunca vou me esquecer dos potinhos colorex cheios de sagu com vinho tinto que a minha avó Dina preparava pros netos nas férias de verão que a gente passava em Araçatuba.
Ela colocava o sagu em tigelinhas colorex e deixava na prateleira mais baixa da geladeira pra que a gente pegasse sem grandes riscos. E o meu avô, sempre que ouvia o barulho do abre e fecha da porta da geladeira, dizia pra tomar cuidado e não bater a porta da frigidaire, e o divertido é que a geladeira nem era Frigidaire, e sim General Eletric.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra fazer o sagu é simples de providenciar:
- sagu;
- água;
- canela em pau;
- cravo;
- vinho tinto;
- açúcar.
Eu começo colocando as bolinhas do sagu numa panela, cobrindo com a água e deixando descansar ainda fora do fogor 1 hora. Assim, o sagu hidrata e fica macio.
Depois desse descanso, eu junto a canela, o cravo, aqueça e cozinho em fogo baixo por uns 25 minutos, mexendo de vez em quando, até as bolinhas ficarem quase transparentes e o líquido encorpar.
Então, junto o vinho, o açúcar e, mexendo de vez em quando pra não grudar no fundo, cozinho por mais uns 15 minutos, até que quase todas as bolinhas fiquem transparentes e o caldo fique grosso e brilhante.
Passo pra tigela de servir, espero amornar e levo à geladeira por umas 3 horas pra gelar bem antes de servir. Ele fica perfeito por uns 2 dias na geladeira, depois começa a ficar grosso demais.
COMO FAZER O CREME INGLÊS
E aquele creme pra comer com sagu? É o famoso creme inglês! Com ele, o sagu fica ainda mais gostoso e faz bonito em qualquer mesa. Parece difícil, mas fazer um creme inglês simples não é nada de complicado.
O creme inglês tradicional francês – ou crème anglaise – é simples de fazer, só precisa de um pouco de atenção.
Esse cuidado é importante porque ele encorpa só com a gema, não tem outro espessante como a maisena que vai no creme de confeiteiro, que é crème pâtissière em francês.
Por conta da maisena, o creme de confeiteiro fica bem firme e consistente, tanto que serve pra rechear doces, bolos e tortas. O creme inglês só fica aveludado e cobrindo o dorso da colher, como um molho grosso que se espalha pelo prato.
Mas por que tem que ter cuidado na hora de preparar? Porque a gema é delicada, ela engrossa o creme quando é aquecido a mais ou menos 85ªC, mais se a temperatura passa desse ponto ela coagula e o creme talha.
Parece difícil, mas não é não, cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula e sem descuidar da panela, dá pra perceber o ponto e não errar.
Pra fazer o creme e separo:
- leite;
- gema;
- açúcar;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?).
Eu aqueço o leite numa panelinha e, enquanto isso, eu misturo numa tigela o açúcar, as gemas peneiradas e a baunilha. Quando o leite ferve, eu despejo sobre a mistura das gemas e mexo com um batedor de arame até ficar uniforme.
Volto com tudo pra panela e pro fogo e, sempre mexendo com uma espátula, cozinho com muito cuidado até o creme engrossar.
Mas como saber se ele ficou pronto? Dá pra perceber 3 mudanças:
- a espuma esbranquiçada da superfície some;
- surgem bolhinhas nas laterais da panela;
- o creme engrossa e cobre o dorso da espátula ou da colher.
Pra ter certeza de que engrossou, eu risco com a ponta do dedo essa camada de creme que fica na espátula ou na colher vejo se ficou marcado o caminho. Se ficou marcado, pronto e se não ficou eu deixo no fogo por mais uns segundos.
Imediatamente, eu passo o creme inglês pra tigela de servir e coloco essa tigela sobre uma outra com água com gelo pra esfriar rápido. É importante retirar logo da panela porque o creme é delicado e com o calor da panela a temperatura pode subir.
Se passar um tiquinho, às vezes dá pra salvar o creme que deu errado dando umas mexidas com o batedor de arame (fouet) . Mas se quase ferver ou se ferver, já era …
Levo o creme já em temperatura ambiente e guardo por até 24 horas na geladeira.
Às vezes, sirvo o sagu numa tigela grande com o creme ao lado pra que cada um se sirva, mas ele fico lindo em taças individuais.
E sabia que com as mesmas bolinhas de sagu a gente preparar um pudim de tapioca que é delicioso? E se você gosta de pudins bem brasileiros, também pode experimentar o pudim cremoso com muita banana e o pudim de pudim de café com leite de antigamente.
E se você adora creme inglês, acho que pode gostar da versão de creme inglês com mel.
Sagu Creme inglês E sabia que com as mesmas bolinhas de sagu a gente preparar um pudim de tapioca que é delicioso? E se você gosta de pudins bem brasileiros, também pode experimentar o pudim cremoso com muita banana e o pudim de pudim de café com leite de antigamente. O creme inglês é o acompanhamento clássico deixa o sagu ainda melhor, mas sirva só o sagu se preferir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
10 Comentários
Adorei está receita de sagu!
Sandra, boa tarde!
Que gostoso saber que você adorou a receita e ela passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helo!
Adoro sagu, mais uma delícia que me lembra muito minha amada avó ❤
Tenho uma dúvida, uso vinho tinto seco?
Beijo grande
Gloria, boa tarde!
Que gostoso saber que você também tem boas lembrança dessa receita. Pode sim usar vinho seco, a doçura virá com o açúcar.
Conte sempre com a gente e continue por aqui.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helo tudo bem?
Adorei a receita pois meu marido adora sagu, mais eu queria saber se tem um outro creme q eu pudesse servir com o sagu sem ser o inglês pois esse meu marido não pode comer ovo
Obrigada
Edilene, boa noite!
Essa receita de sagu é deliciosa, vocês vão gostar.
Um creme de leite batido em chantilly deve acompanhar bem o sagu.
Conte depois se gostaram.
Abraços, Ana e Helô
Obrigada Helo pela receita. Parabéns pelo site, suas receitas são incríveis. Minha filhinha ama sagu, acha que fica bom fazer com suco de uva integral, para não fazer com vinho um sagu para crianças?
Lilian, boa noite!
Obrigada pela mensagem carinhosa.
A gente não testou a receita com suco de uva, mas deve funcionar sim. Assim que der um tempinho a gente testa, mas conte pra gente se experimentar antes.
Eu – Helô – também adorava sagu quando pequena.
Abraços, Ana e Helô
Muito mais gostoso que sagu pronto de pacotinho! Uma delícia!
Oi Isabel! Sagu é bem gostoso mesmo. Vai bem no dia a dia e também pra receber.
Abraço, Helô