RECEITA DE KETCHUP CASEIRO
Quer saber como fazer ketchup em casa? Vou te ensinar agora mesmo a preparar esse molho tão saboroso e que faz parte da vida de todo mundo.
Engana-se quem pensa que o ketchup de tomates – ou catchup – é o molho vermelho adocicado americano que nasceu e virou moda nas lanchonetes dos anos 1950. É verdade que, a partir dessa época, o tal molho vermelho que vinha em bisnagas e acompanhava hambúrgueres e sanduíches conquistou os americanos, mas a história dele não começa aí.
Dá pra acreditar que, quase cem anos antes, em 1857, já havia pelo menos uma receita de ketchup de tomates circulando pela Inglaterra e que, naquele tempo, os ingleses também faziam ketchup de cogumelos?
Acho que em 1983, logo que comecei a namorar o meu marido, eu peguei o caderno de receitas da avó do meu marido pra espiar e dei de cara com uma receita de “ketchup caseiro de tomate – receita inglesa”. Copiei a receita na hora e fiquei intrigada com as maçãs e o açúcar mascavo.
Fui pesquisar e vi nuns livros ingleses bem antigos que as receitas levavam mesmo maçãs, açúcar e vinagre, tinha uma receita de quase 150 anos com esses mesmos ingredientes.
Como eu gosto de testar e de comparar, fui pra cozinha com três receitas, uma só com tomates e as outras duas com tomates e maçãs em diferentes proporções, uma com mais e outra com menos tomates.
Fiquei encantada com os resultados com tomates e maçãs, não só pelo sabor delicioso e nada óbvio, como pela textura, pela leveza e perfume.
Dei umas mexidinhas e, naquele ano mesmo, saiu da panela o ketchup da Helô, que faço sempre, já ensinei muita gente a preparar e faz parte do meu Cozinhando para Amigos 2, o Entre Panelas e Tigelas.
Cheguei a receber três mensagens de leitores que diziam que leram a receita muitas vezes, até pensaram em preparar, mas que comprar um pte era mais simples e queriam confirmar se valia o esforço.
Eu me lembro, com jeitinho, de responder tentando conquistar mais adeptos ao ketchup de verdade e não é que, tempos depois, dois desses leitores me escreveram contando que fizeram, adoraram os resultados e que aboliram os industrializados da vida e fazem sempre.
E tem mais, a receita deixa felizes os intolerantes ao glúten e à lactose, que por mais estranho que seja, aparecem em vários ketchups industrializados. A receita também é vegana.
O KETCHUP DE VERDADE
A cor desse ketchup de verdade é tão linda e tão verdadeira que até as crianças que experimentaram entenderam que não é o tom do vermelho mais escuro ou mais claro ou a textura mais ou menos lisinha que mostra se o ketchup é bom.
O que importa é ser gostoso, nem molho de tomate, nem geleia, nem sobremesa, é um condimento agridoce e com sal que vai bem com comida salgada.
Sinceramente, dá gosto morder um hambúrguer suculento com um pouco desse ketchup e com batatas fritas gordinhas, macias por dentro e crocantes por fora ele é uma perdição.
A lista de ingredientes é pequena e simples, tudo se resolve em qualquer mercado:
- tomate bem maduro, lavado, com casca (com tomate pelati também dá certo, só o tempo de fogo diminui um pouco);
- maçã ácida inteira;
- açúcar mascavo;
- sal;
- gengibre;
- vinagre de maçã ou de vinho branco.
Quanto aos tomates, é fundamental escolher os mais maduros e saborosos, se forem verdes e sem graça o ketchup também será sem graça. Prefiro fazer com tomates frescos, mas quando quero fazer ketchup e os frescos não estão no ponto eu abro 2 latas de tomate pelati e faço a receita, só ajusto o tempo de fogo, pois eles são mais concentrados.
A maçã é muito importante pra receita e vai com casca e miolo com as sementes pra panela, só corto em 4. As sementes e a casca são ricas em pectina e fazem o ketchup encorpar e ter o adocicado e o perfumado que só ele tem. O divertido é observar as pessoas tentando descobrir esse ingrediente misterioso da receita.
Pra preparar, eu corto os tomates ao meio, descarto só as sementes e coloco numa panela média com as maçãs também cortadas em 4. Misturo o açúcar, o sal, a rodela de gengibre e o vinagre, aqueço.
Assim que levanta fervura, eu diminuo o fogo pro mínimo e cozinho por umas 2 a 2 horas e meia, até conseguir uma pasta grossa e encorpada. O tempo varia um pouco, depende do tomate, da panela e do fogo.
Deixo amornar mais ou menos 1 hora, passo pra um pote médio, tampo e guardo por até 1 mês na geladeira.
Que tal, no mesmo clima, preparar a mostarda caseira com mel e a maionese caseira? O ketchup vai bem com rosbife simples como deve ser, bolinho crocante de batata ou hash brown, tirinhas crocantes de frango com molho cremoso de queijo, hambúrguer, cachorro quente ou vários outros sanduíches? Acho que todo mundo vai gostar, tanto as crianças como os adultos.
Já dei de presente algumas vezes o ketchup de hoje numa garrafa com etiqueta pra pessoas que amam hambúrguer e o sucesso sempre foi gigante, fica a ideia.
Que tal preparar a mostarda caseira com mel e a maionese caseira e uma receita do rosbife simples como deve ser pra servir com o ketchup? Acho que todo mundo vai gostar. Já dei de presente algumas vezes o ketchup de hoje numa garrafa com etiqueta pra pessoas que amam hambúrguer e o sucesso sempre foi gigante, fica a ideia.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
46 Comentários
Helô, como está?
Na receita está 700 quilos de tomate…
Isso está correto?
Oi, Neuza! Não está certo, já até corrigi a receita. Seria 1kg de tomate. Obrigada por apontar o erro! Beijos
Esse catchup é uma delícia! Fiz algumas vezes.
Agradeço pela partilha da receita, Heloísa, agradeço aos antepassados que a prepararam.
🙏🏼🌿🥘
Paula, bom dia!
Bom saber que você está aproveitando a receita, muito gostosa mesmo, também faço muito.
Bom o seu agradecimento, merecido.
Conte sempre comigo, bj, Helô
O que seria maçã ácida? Tipo Fuji serve? Ou aquela verde? Por favor poderia esclarecer um pouco mais, pois não sou mto entendida da cozinha ^^. Obrigada!
Oi, Diana! Pode ser maçã tipo Fuji ou verde. Bj
Oi… É a primeira vez que tento a maça na receita… Qual o objetivo dela?
Oi, Elaine! A maçã tem três finalidades: dar uma textura mais cremosa e consistente (só tomate fica mais como purê), doçura suaviza e acidez do tomate e realça o sabor do tomate e sabor do molho. A maçã aparece nas receitas inglesas mais antigas de ketchup e é um ingrediente super importante! bj
Olá. Pode congelar? Se sim, dura quanto tempo?
Oi, Alexander! Eu nunca congelei, mas acredito que dê si, por até 1 mês. Bjs
Oi Helô, esta receita rende quanto?
Oi, Filipe! Coloquei na receita que rende 20 porções pensando que o quanto se come com hamburger ou com as batatas, se você quiser usar mais quantidade de uma vez, como 2 xícaras, a receita dará de 2 a 2 e 1/2 xícaras de molho. Bjs
Oi Helô,tudo bem?
Posso faze-lo em potes para conserva,vc. já tentou?
Obrigado.
Oi, Victor! Pode sim fazer em vidros de conservas. Se quiser, pode também esterilizar os vidros e seguir as regras de pasteurização (há vários manuais para consulta on-line). Espero ter ajudado! bjs
Oi, Helô, obrigada por partilhar essa preciosidade. Sabe se é possível substituir o açúcar mascavo pelo demerara?
Oi, Amanda! O demerara pode, mas olha, acho que o mascavo da muito mais sabor. Espero ter ajudado! bjs
Boa tarde, Helô! Por favor, é para cozinhar os tamates com a casca?
Oi, Isabel! Cozinha com casca, só sem as sementes, depois tudo passa por uma peneira. bjs
Não leva água nessa fervura?
Oi, Gui! Não é preciso colocar água, porque os tomates e as maçãs soltam muito líquido e é nele que elas cozinham. bjs
Só pode consumir após 1 mês em conserva ou é imediato ?
Oi, Rennan! É imediato, mas fica perfeito por até 1 mês na geladeira. bjs
Bom dia, qual a função do gengibre?
Oi! O gengibre dá leve picância e ajuda na conservação. bjs
Oi, Helô! Só para confirmar! A maçã vai com casca, semente e cabinho na panela?
Oi, Ihala! Isso mesmo, com casca, cabinhos e sementes (a pectina existente ajuda na textura). Espero ter ajudado! bjs
Olá, Heloísa,
A receita parece muito saborosa. Gracias por compartilhar.
Fiquei com uma dúvida… já li alguma vez sobre o potencial efeito nocivo ao ingerir sementes de maçã, você chegou a pesquisar sobre isso?
Paula, bom dia!
O ketchup caseiro é delicioso, uma receita boa pra passar a fazer parte da vida. A mistura de tomate e maçã é o grande pulo do gato, tanto em sabor como em textura. Quanto às sementes da maçã: também já li que engolir o caroço, principalmente se ele já estiver triturado, não é bom, mas precisaria estudar mais pra lhe dizer ao certo. Como, porém, a parte do miolo com sementes e cabinhos é rica em pectina, que é saudável e dá consistência a muitos molhos e geleias, eu costumo usar tudo na preparação e, depois, descarto passando pela peneira.
Abraços, Helô e Ana
Se estiver preocupada com a substância (que se chama cianureto) encontrada na maça, pode retirá-la. Mas já aviso: para matar um adulto seriam necessárias as sementes de no mínimo 100 maçãs, e, além do mais, essa substância é sensível ao calor e acaba evaporando. Pode ficar sem medo!
Rafael, boa noite! Obrigada pelas explicações. Obrigada!
Parabéeeennsss pela receita. Fiz a receita ficou uma delícia. Vale a pena, muito bom! Obrigado!
Adenaria, boa tarde!
Bom saber que você gostou e a receita já faz parte da sua cozinha.
Siga com a gente, pois aqui não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde querida! Primeiramente gratidão por receitas tão deliciosas. Qual seria a maçã ácida?
Ana, boa tarde!
Delícia saber que você está aproveitando as nossa receitas, dicas, histórias e fotos apetitosas.
A gente usa maçã fuji, que tem acidez e é saborosa. Com maçã verde o ketchup fica ácido demais.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Acabei de fazer … está esfriando para ir para a geladeira… Vou provar depois de gelado… pois faz toda a diferença… textura ótima… cor perfeita… Depois volto para falar sobre o sabor… Fiz com maçã verde… mas a próxima receita quero fazer com a fugi…
Oi Mayra, com maçã verde também ficará ótimo!
Bom demais saber que a receita já passou a fazer parte da sua cozinha.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Achei q fica muito doce … Tipo geléia… O cheiro é igual catchup… segui a receita na risca… é mais doce msm? Gostaria de tirar essa dúvida…
Eu fiz! Nunca mais compraremos ketchup industrializados aqui em casa. Amamos.
E a terceira vez que preparo essa receita! Maravilhosa! Recomendo! Hoje usei um tomate organico bem carnudo o resultado foi muito bom! Agradeço essa receita!
Edmea, boa tarde!
Que notícia gostosa. Muito bom saber que a receita já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Helô, que maravilha essa receita, um sucesso por aqui, obrigada pela generosidade! …uma pergunta: para deixar mais apimentado qual pimenta é mais adequada, dedo de moça ou calabresa seca? Agradeço desde já teu retorno. Saudações!
Alana, boa noite!
Obrigada pelo carinho e delicioso saber que a receita já faz parte da sua cozinha.
A ideia da pimenta calabresa seca é muito boa, não só pelo sabor e pelo apimentado, como pela conservação.
Conte depois como ficou.
E continue com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Fiz a receita e realmente..o sabor é incrível!!! Minha sobrinha ama ketchup mas tem alergia a corante, então escolhi esta receita pela história!! Acertei!! Amei.
Luciana, boa tarde!
Obrigada pelo carinho. A gente fica muito feliz quando recebe mensagens como a sua, pois fazer de tudo um pouco em casa é o máximo e não é difícil. A receita do ketchup é assim, simples de preparar e é “de verdade”.
Continue com a gente, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Boa noite ! Estou fazendo agora, uma dúvida: é pra cozinhar em fogo baixo por duas horas e meia ? Fiz a metade da receita pra não ficar muito pois vou consumir sozinha, e com 1 hora já esta bem pastoso, talvez por ter sido a metade da quantidade ? E ao invés de passar na peneira, poderia bater tudo no liquidificador?
Lidia, boa noite!
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha, companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, faleceu há uns 15 dias e a vida virou do avesso. Tristeza sem fim… Só hoje estou conseguindo começar a responder.
Espero que o ketchup tenha ficado gostoso.
Quantidades menores cozinham sempre em menos tempo. Pode sim usar o liquidificador, mas quando se passa pela peneira o ketchup fica mais pedaçudo.
Abraços, Helô