Receita de pudim de pão salgado
A receita do bread pudding de presunto e queijo, ou pudim de pão salgado, entrou na minha vida há bastante tempo e de vez em quando preparo em casa pra uma refeição rápida e quentinha.
Quando tinha 17 anos e passei um tempinho com uma família americana em Petaluma, na Califórnia, e aprendi que a mesa do café da manhã podia ir além do pão com manteiga e geleia e da fatia de bolo. Mesmo não achando muita graça nessa primeira refeição do dia, eu me diverti com panquecas, waffles, pães de minuto e outras receitas gostosas.
No dia a dia, o café da manhã costumava ter panquecas gordinhas com maple, waffles e ovos fritos ou mexidos com bacon eram , mas no sábado e no domingo as novidades apareciam.
O pudim de pão salgado
Num domingo, uma das filhas me pediu pra pegar na geladeira um pirex com uma preparação cremosa, levar ao forno por uns 45 minutos, esperar até crescer e dourar e servir em seguida.
Ela me disse que era um pudim de pão salgado feito com pão amanhecido, leite, ovo, queijo e presunto.
Falou que tinha aproveitado um pedaço de cheddar e umas fatias de presunto que estavam na geladeira, mas que eles variavam bastante e faziam o pudding com outros queijos, peito de peru, bacon, cogumelos, verduras, com o que tivessem em casa. Versatilidade total.
Explicou que até dava pra preparar o pudim, deixar descansar por uns 10 a 15 minutos e assar em seguida, mas que com o descanso por umas 12 horas na geladeira ele ficava muito mais saboroso e com textura perfeita.
Com isso, deixando o pudim montado de véspera só pra assar de manhã, tudo muito prático e perfeito pra um café da manhã sossegado e substancioso ou pra um brunch.
Eu, que só conhecia o pudim de pão simples e doce que a minha mãe, a minha avó e a minha bisavó faziam, fiquei bem curiosa e contei os minutos até o pudim ficar pronto. Achei lindo o cheese and ham bread pudding dourado e fofo saindo do forno e amei a receita logo que coloquei o primeiro pedaço na boca.
Por aqui, existem versões com o nome de sanduíche cremoso de forno, algumas gostosas, outras nem tanto (várias delas exageram nos recheios com maionese e outras coisas mais).
A RECEITA
A receita é muito simples. Colocar no refratário untado com manteiga os pedaços de pão com o queijo e o presunto, misturar a mostarda, sal e pimenta é tarefa fácil e rápida.
O leite com o tomilho, ou alguma outra erva pra perfumar, deixa o pudim mais saboroso se for aquecido e descansar um pouco, é o princípio da infusão. Misturar o leite e os ovos e despejar sobre o pão também não é complicado, muito pelo contrário. Tudo isso pode ser feito em, no máximo, meia hora.
Na hora de assar, o trabalho é do forno. Quer dizer, tudo se resolve de um jeito fácil demais.
Além daqueles queijos que derretem bem, como mussarela, queijo minas não muito curado, gruyère e emmenthal, dá pra usar queiijos mais firmes e bons de ralar ou um mix de mais cremosos e mais duros, já usei queijo de cabra, brie, camembert, gorgonzola, presuntos comum e cru, peito de peru, cebolas caramelizadas, os meus tomates rústicos de forno, ratatouille e com o recheio vegano com cogumelo ou com o shimeji na manteiga com shoyu e cebolinha .
Um pão cascudo é sempre perfeito pra receita e pode ser de farinha de trigo branca ou de trigo integral, mas já fiz o pudim com o pão de fubá e ficou muito gostoso e diferente.
E só pra saber: pros americanos é um bread pudding salgado, pros italianos uma stratta e os franceses também fazem um pudim de pão salgado.
SERVIR
O pudim vai bem num café da manhã de um dia mais tranquilo, num brunch, num lanche da tarde ou numa refeição rápida, mas também fica delicioso como comidinha pra receber. Pra isso, só assar o pudim numa assadeira maior pra conseguir uma camada mais baixa, deixar amornar pra firmar, depois cortar em quadrados pequenos e servir com palitos.
Com uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada a receita já se transforma numa refeição descontraída.
Pra um brunch gostoso dá também pra preparar as espiguinhas crocantes de fubá, o waffle de chocolate com muito chocolate e a laranjada com especiarias da Helô.
Se preferir, prepare o pudim na véspera, leve à geladeira e asse no outro dia. Pra um brunch gostoso dá também pra preparar as espiguinhas crocantes de fubá, o waffle de chocolate com muito chocolate e a aranjada com especiarias da Helô. Pra variar, substitua o presunto por outros embutidos, use outros queijos que derretam bem, ou use vegetais já dourados no azeite ou na manteiga.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Obrigada pela receita 🌺
Claudia, bom dia!
De nada, tudo com muito carinho. Bj, Helô