COMO FAZER CROUTONS DE FORNO
Os croutons com azeite, alho e tomilho assados são saborosos, perfumados e deixam várias receitas mais gostosas.
Eu, que adoro contrastes de texturas nas receitas, acho o máximo tomar uma sopa com algo crocante no meio ou comer uma salada com crecs e crocs pelo meio delas. E os croutons são perfeitos pra função.
Eles bem com sopas quentes e frias, como receita de gaspacho, sopa de ervilha simples, receita simples de sopa de feijão com macarrão, sopa cremosa de cogumelos, minestrone da Helô.
Ficam perfeitos com uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar e na clássica receita simples de receita salada caesar, salada refrescante de pepino com tomate, manjericão, presunto cru e mussarela.
O PÃO, OS TEMPEROS E O PREPARO
Como faço pão em casa quase que todo dia e sempre sobra algum pedaço, eu costumo corto os mais secos e envelhecidos em cubinhos, tempero com sal, pimenta, alho, tomilho, rego com azeite e levo ao forno pra dourar.
O pão pode ser de qualquer tipo, se for da véspera sempre melhor. Uso dos mais pesados e cascudos aos mais leves, como os de fôrma, dos de farinha de trigo branca aos integrais. Se o pão não tiver ovo, leite e laticínios a receita será vegana e, com pão se glúten, também vira sem glúten.
Croutons médios costumam ser versáteis, mas corto em cubinhos maiores ou míúdos dependendo da receita em que ele vai entrar. Pra cortar, nada como uma boa faca de serra e cuidado, pois ela corta bem.
Se quero croutons diferentes, troco o tomilho por orégano, deixo o alho de lado, uso um pouco de manteiga no lugar do azeite, acrescento alguma especiaria, enfim, uso a imaginação.
O pão pode ser de qualquer tipo, se for da véspera sempre melhor. Uso dos mais pesados e cascudos aos mais leves, como os de fôrma, dos de farinha de trigo branca aos integrais. Se o pão não tiver ovo, leite e laticínios a receita será vegana e, com pão se glúten, também vira sem glúten.
A vantagem da receita de forno está na facilidade do método, só espalhar na assadeira, misturar e forno, como em funcionar bem com pães mais macios e leves. Na frigideira, que é um outro método e fica pra um outro dia, esses pães mais frágeis se desmancham.
Costumo assar os croutons no forno a 180ºC (médio) e por uns 15 minutos, assim eles ficam apenas dourados de leve e crocantes, mas não torrados.
Os croutons já frios se conservam bem por até uma semana num pote bem fechado.
Muito simples e prático! No vídeo do nosso canal do Youtube tem a a receita bem explicadinha
Ficam perfeitos com uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar e na clássica receita simples de receita salada caesar, salada refrescante de pepino com tomate, manjericão, presunto cru e mussarela. Dependendo do pão escolhido os croutons viram veganos, sem lactose e, se o pão for sem glúten, ficam croutons sem glúten. Como, no forno, não é preciso ficar mexendo muito, dá pra usar sobras de pães mais macios e leves,INGREDIENTES
Preparo
NOTAS