Receita de cuca de goiabada do tipo bolo
Essa receita de cuca de goiabada é deliciosa faz parte das família da cucas mais rápidas, as cucas “bolo”, com massa de bolo e fermento químico em pó, daqueles que todo mundo tem em casa.
Se quiser uma receita de cuca tipo “pão”, a gente tem a receita da cuca de banana caseira de massa sovada, feita com massa com fermento biológico e precisa de descanso.
No Sul, cuca é herança das tradições alemã e todo mundo sempre tem em casa e come no café da manhã, no lanche da tarde, como sobremesa ou até antes de dormir. Quem não prepara a sua, sempre tem de quem comprar uma boa cuca caseira.
Dá pra fazer cuca de muita coisa!!!
A massa rica em manteiga dá um bolo macio, mas com estrutura pra receber pedaços de fruta, colheradas de doce de leite (a minha preferida) ou fatias finas de goiabada ou de bananada.
Tem gente que junta a goiabada ou a bananada em cubos, mas num hotel na Serra Gaúcha comi uma cuca forrada de goiabada e sem pedaços caramelizados grudados no fundo da fôrma e amei. Fui conversar e aprendi que em fatias a goiabada dá uma derretidazinha interessante, mas não afunda, e forma uma camada realmente irresistível. Boa dica!
Cuca de goiabada com farofa
Como sempre acontece com as cucas, a parte preferida costuma ser a da cobertura crocante, que é uma farofa amanteigada feita com açúcar, farinha e manteiga. É muito fácil de fazer e fica irresistível, eu adoro.
Essa receita é rápida e simples e fica ainda melhor quando servida com uma colherada de nata, ou creme de leite bem espesso, e também com iogurte cremosos. Em São Paulo, costumo comprar nata da Piá, que é bem saborosa e espessa, no Zaffari, que é um supermercado do Sul.
Gosta de goiabada? Aqui tem receita de goiabada caseira, cheesecake de goiabada e beliscão de goiabada.
Gosta de goiabada? Aqui tem receita de goiabada caseiraa, cheesecake de goiabada e beliscão de goiabada. Nada como uma colherada de nata pra acompanhar a fatia de cuca. Na falta da nata, sirva a cuca com creme de leite em chantilly, ou creme de leite espesso (lata ou caixinha sem soro) ou iogurte natural tipo grego.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
10 Comentários
Oi Helô, eu fiz a cuca de banana da Rita Lobo e a farofa ficou mole depois que esfriou, é assim mesmo? Eu achava que ficaria crocante.
Obrigada.
Oi, Vanda! Não vi a receita da Rita para saber o que houve, mas uma receita correta seguindo as proporções, funciona! Tente essa que postei, ela sempre dá certo! Bjs
Olá Helo,
Você acha que eu poderia usar esta receita para fazer uma cuca de blueberries? Pensei em passá-las na farinha para não “afundar” na massa. Minha mãe costumava usar este “truque” em outros receitas de bolo 🙂 obrigada
Tereza, boa tarde!
Pode sim preparar a receita com blueberries, ficará deliciosa. A dica de passar frutas, castanhas e cubinhos de goiabada pela farinha é útil demais, vale a pena.
A receita é um pouco diferente, mas se você gosta de blueberries e de farofa crocante acho que vai se encantar com o muffin de mirtilo.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô! Posso colocar a goiabada cremosa ao invés de fatiada?
Adoro suas receitas e o seu jeito de escrevê-las com uma riqueza de detalhes. Bjs!
Adriana, boa noite!
A gente não testou com goiabada muito mole e é bem provável que se for mole demais ela vá afundar. Mas se ela for pastosa, mas daquelas que ficam na colher, dá certo sim.
Obrigada pelo carinho e continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Helô, faço o bolo, cubro coma goiabada e a farofa e asso tudo junto? Achei que a foto da seria colocada depois do bolo assado.
Karina, boa noite!
Você coloca a massa, a goiabada e a farofa crocante por cima e tudo vai junto pro forno.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helô, tudo bem? Amo seu Instagram e suas receitas…a cuca com doce de leite é só colocar colheradas de doce de leite em cima da massa como as goiabadas ou é feita de outra maneira ?
Maristela, boa noite!
Faça exatamente como acontece com a goiabada. O importante é usar um doce de leite pastoso, mas que seja firme.
Conte depois como ficou, a gente adora saber!
Obrigada pelo carinho.
Abraços, Ana e Helô