RECEITA DE SUFLÊ DE FRAMBOESA
Hoje é dia de fazer um suflê de framboesa muito lindo, daquele que deixa qualquer mesa com jeito de festa. Na França é soufflé e por aqui suflê e o que importa é que é bom demais.
Framboesas têm a cor que arrasa sempre, são perfumadas, saborosas e com o azedinho doce que é o máximo. E o suflê feito com elas é tudo isso também e pura delicadeza.
A receita não é difícil, basta respeitar algumas técnicas básicas pra conseguir um suflê gostoso e vou te ensinar como fazer.
INGREDIENTES E PREPARO
Quando fiz os meus testes, experimentei um bom tanto de receitas, a maioria com um creme feito com leite, gemas, farinha e açúcar, depois as framboesas e as claras no final.
Não gostei muito dessas versões, achei que ficaram pesadas e com mais gosto de creme do que de framboesa.
Eu queria um suflê leve, delicado e com gosto só de framboesa. Depois de experimentar bastante, fiquei com uma base de framboesa com uma parte do açúcar que só aqueci e passei pela peneira e depois engrossei muito pouco com um tiquinho de maisena.
Nada de leite, nem de gemas e nem de farinha. Com essa base mais suave, as claras deixaram o suflê com jeito de nuvem, só que rosa e com gosto de framboesa pra valer.
A lista de ingredientes:
- framboesa fresca ou congelada;
- açúcar comum;
- açúcar de confeiteiro;
- limão;
- maisena;
- água;
- claras;
- sal;
- manteiga pra untar (ou margarina 100% vegetal pra evitar qualquer traço de laticínio).
Dá pra fazer o suflê com framboesas frescas ou congeladas, que facilitam a vida quando a gente não tem as frescas por perto. E dá pra fazer a mesma receita com morango, mirtilo e amora.
dá pra fazer um suflê único num refratário médio pra cada um pegar as suas colheradas, mas acho que 4 individuais ficam mais charmosos, dão mais casquinha por fora e assam de um jeito mais uniforme.
Pra preparar os refratários de um suflê salgado a gente unta com manteiga e depois polvilha com queijo ou com farinha de trigo. Como o suflê é doce, polvilhei com açúcar, que também forma casquinha.
A receita começa na panela com as framboesas, metade do açúcar e o limão numa panelinha. Aqueço, espero só ferver, retiro do fogo e passo pela peneira pra descartar as sementinhas.
Volto com a pasta pra mesma panela, junto a maisena dissolvida na água, aqueço de novo e mexo sem parar só até ferver e engrossar, então passo pra uma tigela média e deixo amornar.
Enquanto isso, eu aqueço o forno a 180ºC (médio) e preparo os refratários. Dá pra fazer um suflê único num refratário médio pra cada um pegar as suas colheradas, mas acho que 4 individuais ficam mais charmosos, dão mais casquinha por fora e assam de um jeito mais uniforme.
Pros suflês salgados, a gente unta com muito bem com manteiga e depois polvilha com queijo ou com farinha de trigo. Como o suflê é doce, eu usei açúcar pra polvilhar.
Coloco as claras na tigela da batedeira e bata até esbranquiçar. Sempre batendo, junto o sal e, aos poucos, acrescento o açúcar restante e bato até que elas ficarem em picos firmes.
Chega a hora mais importante do preparo: como são as claras em neve são as responsáveis pelo crescimento e pela textura do suflê, a forma de incorporar é essencial pro sucesso da receita.
Eu coloco 1/3 das claras na tigela com a base de framboesa e misturo com mais força pra aproximar as texturas. Em seguida, sempre com uma espátula e muita delicadeza, incorporo os 2/3 restantes das claras.
Depois de incorporar as claras, eu preencho os potinhos até ¾ da altura com a mistura e asso sempre no forno já pré-aquecido por 10 a 12 minutos, até o suflê crescer, firmar e dourar. Retiro do forno, polvilho com o açúcar de confeiteiro e pra mesa.
Um suflê não espera por ninguém, muito pelo contrário, no máximo 1 minuto depois de sair do forno ele já começa a desmontar. Mas sem sofrimento, mesmo desmontando um pouco ele vai continuar saboroso, macio e inesquecível.
Outras receitas doces com a leveza das claras em neve: como fazer pudim de claras gostoso, maria mole caseira e pavlova de frutas vermelhas e o suflê de pistache chiquezinho.
Outras receitas doces com a leveza das claras em neve: como fazer pudim de claras gostoso, maria mole caseira, pavlova de frutas vermelhas e suflê de pistache chiquezinho. Pra adiantar a vida, prepare a base de framboesa até de véspera e deixe na geladeira.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Boa tarde Helô!
Gostaria que informação aonde acho a receita do bolo de fubá que fez com a Camila uma live. Preciso achar a receita.
Um abraço
Gratia, boa tarde!
É o bolo de milho bem amarelinho e de liquidificador.
Meça a farinha de milho flocada em xícaras e não em peso!!
Depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Obrigada, sempre, por suas deliciosas receitas!
Vou fazer mais essa. Ao longo da minha vida, fiz várias receitas suas, todas excelentes !
Monica, boa tarde!
Que delícia de mensagem, deixou o meu dia mais feliz.
Qualquer dúvida, só falar.
Depois me conta. bj, Helô