RECEITA DE FAROFA DE PINHÃO DELICIOSA
Essa receita de farofa de pinhão do Sul é um prato cheio pra quem, com eu, ama farofa e ama pinhão e hoje vou te mostrar como fazer. Na verdade, como farofa faz parte da lista dos meus pratos preferidos, nas panelas das minhas farofas entram também pinhão, além dos poucos de tudo que sobram na geladeira.
Ela é deliciosa e perfeita pra servir nos dias mais frios só com arroz branco de todo dia e feijão simples, mas também vai bem com ovo frito, salada de folhas com um dos nossos molhos de salada, carne seca refogada e couve refogada pra todo dia.
PINHÃO
No tempo de pinhão, eu aproveito os pinhões frescos e macios em nem sei quantas receitas diferentes.
Em São Paulo, vou atrás daqueles pacotes de 1kg nos mercados, sempre prestando atenção no brilho (se for apagado, ele está velho) e no peso (se estiver leve, também é sinal de que também já está secando e passando do ponto).
Se estou na fazenda, que fica numa região mais alta e frio, compro pinhão de quem coleta das pinhas imensas que caem das auraucárias e se espalham pelo chão.
No último inverno, ganhei de uma amiga de Catuçaba uns 4 kg de pinhão, fiz um monte de coisas e, um tanto eu cozinhei, descasquei e congelei pra usar mais pra frente.
Descascar pinhão é sempre chatinho, mas ele é tão bom que compensa. Até dá pra colocar o pinhão na água, cobrir com bastante água e cozinhar, mas ele cozinha bem mais rápido se a gente corta uma pontinha da casca antes disso.
A água penetra pela abertura e ele cozinha mais depressa e fica mais macio. Pra descascar, ou se usa uma faca miúda ou um descascador de pinhão. Eu ganhei um descascador pinholino há uns bons anos e adoro, ajuda muito (compre um se gostar de pinhão pra valer).
O fato é que, depois de cozido e descascado, o pinhão está pronto pra entrar em qualquer receita. E como ele já fica macio, tudo se resolve em pouco tempo. O demorado é mesmo cozinhar e descascar o pinhão.
A RECEITA DA FAROFA
Uma farofa simples só com manteiga, farinha de mandioca ou de milho e sal já fica deliciosa. Quando a gente acrescenta mais alguma coisa, como lascas de azeitona, ovo cozido, bacon, sobras de carne desfiada ou de linquiça do churrasco, uva-passa, cenoura, couve, cebola frita, ervas picadas ou pinhão ela já vira mais chique. Cabe de tudo na panela da farofa e dá pra variar muito.
Na receita de hoje, eu usei manteiga, que deixa a farofa úmida e muito saborosa, o bacon que é delicioso e vai muito bem com pinhão, cebola, o pinhão, farinha de mandioca e cheiro verde.
Mas é o tipo de receita pra ajustar ao gosto de cada um e ao que se tem por perto.
Se não gostar de manteiga, não tiver manteiga, por intolerância ou por ser vegano, só usar óleo, azeite ou margarina vegetal.
Pra temperar, usei cebola, mas com um pouco de alho a farofa também fica incrível.
Se não quiser bacon ou se a ideia for deixar a receita vegetariana, esqueça do bacon. E se quiser, até pra aproveitar aqueles restinhos de geladeira, use sobras de carne desfiada, de carne moída, de frango assado ou de linguiça frita ou grelhada, que também deixam a farofa com jeito de receita tropeira, pura cozinha rústica.
A farinha pode ser de mandioca fica, grossa ou bem crocante e biju ou de milho biju. Eu gosto de todas a faço cada dia de um jeito.
As ervas frescas picadas dão sabor, frescor, aroma e cor à farofa, eu não faço farofa sem elas.
Também adoro juntar um pouco de couve e faço assim: quando a cebola começa a dourar, misturo umas 4 folhas de couve em tirinhas com um pouco de sal, espero murchar e sigo com a receita (e dá pra fazer o mesmo com rodelas de banana da terra, só deixar amaciar e caramelizar).
OUTRAS RECEITAS PRA QUEM AMA PINHÃO
Sou tão apaixonada por pinhão que, há uns anos, fui passar umas duas semanas no Sul e comi tanto pinhão bom por lá, na volta até escrevi o post friozinho, araucárias e pinhões.
Quer aprender mais receitas com pinhão? Aqui a gente também tem arroz com pinhão, carne de panela com pinhão, entrevero de pinhão, creme de pinhão. Todas são perfeitas pros dias mais frios e pra uma festa junina.
INGREDIENTES
- 100 g de bacon em cubinhos
- 25 g de manteiga
- 1 cebola média em cubinhos (150 g)
- 1 e ½ xícara de pinhão cozido e sem casca (uns 180 g)
- 2 xícaras de farinha de mandioca ou de milho bijú (90 g)
- 3 colheres de salsinha picada (3 ramos)
- Sal
Preparo
- Numa frigideira grande, doure o bacon na própria gordura até que os cubinhos estejam bem crocante, escorra e seque bem.
- Descarte a gordura do bacon e, na mesma frigideira, aqueça a manteiga. Junte a cebola, espere começar a dourar e misture o pinhão. Deixe aquecer, acrescente a farinha, sal (cuidado, pois o bacon é sempre salgado) e, sempre mexendo, mantenha no fogo até que a farinha incorpore a manteiga e fique bem crocante e perfumada.
- Misture o bacon, a salsinha, acerte o sal e sirva.
Aqui a gente também tem arroz com pinhão, carne de panela com pinhão, entrevero de pinhão, creme de pinhão. Todas são perfeitas pros dias mais frios e pra uma festa junina.
NOTAS
Pra deixar a farofa vegana, troque a manteiga por óleo ou margarina vegetal, esqueça do bacon e acrescente tirinhas de couve.
4 Comentários
Delicioso. Fantástico.
Boa tarde! Bom saber que gostou. Conte sempre pra gente. Abraços, Helô
Olá
Sabe me precisar por quanto tempo essa farofa pode ser armazenada?!
Grata
Ale
Boa noite!
A receita fica bem por 2 a 3 dias na geladeira, mas é tão simples de preparar que vale a pena fazer e servir, pois fica mais gostosa.
Continue aqui Na Cozinha da Helô e aproveite as nossas receitas.
Abraços, Ana e Helô