A RECEITA DE CANJIQUINHA COM QUEIJO QUE EU ADORO
Adoro quirera cremosa de milho com queijos, também chamada de canjiquinha, e fico brava quando escuto algum dizer que isso não é comida de gente e sim de passarinho.
O problema começa na hora de comprar, pois poucos supermercados de cidades grandes têm e, quando têm, ela dificilmente está nas prateleiras das farinhas e dos cereais e sim na seção de pássaros.
Eu compro tanto dos supermercados como comida de passarinho, como nos mercados centrais ou do interior de São Paulo e de Minas Gerais, em zonas cerealistas e de pequenos produtores, que quebram o milho de maneira artesanal.
A inspiração
Gosto de sopa de quirera, frango ou costelinha com quirera, como salada e, de uns anos pra cá, fiquei fã de quirera preparada como arroz e cubinhos de queijo que derretem e dão uma cremosidade deliciosa à receita, que é simplérrima.
Como, em casa, todos adoram quirera e, vira e mexe, eu preparo com frango e ela fica saborosa demais, um dia pensei em preparar apenas ela, sem frango, cozinhando do jeito como cozinho arroz e ficou uma delícia.
Daria pra servir exatamente como ela estava na panela, mas como resolvi ralar os pedaços de queijo variados e curados que tinha na geladeira, misturei e show!
Por alguns anos, ela fez parte do cardápio do Lá da Venda e fazia um sucesso gigante.
Os queijos brasileiros
Ela ficou mais cremosa ainda e com aqueles fios irresistíveis dos queijos derretidos, que como ainda tinham sabores e texturas bem diferentes, derreteram cada um de um jeito (funcionam muito bem: Canastra-MG, Serrano-RS, Atalaia-SP, Figueira-SP e Castanho-SP, Reino-PE).
É claro que, quanto melhor o queijo, melhor o resultado, mas uso o que tenho, tanto um bem fresco, um mais curado, um parmesão nota 10 ou até um de saquinho, apenas respeito a quantidade total da receita.
Ela vai muito bem numa tigelinha, como entrada de uma refeição de um dia frio ou numa festa junina, também acompanha maravilhosamente carnes vermelhas, aves e uma concha do feijão de todo dia que todo brasileiro adora. Costumo servir com Frango assado delicioso e fácil de preparar, vagem na manteiga, lagarto recheado caseiro e com a carne seca refogada bem saborosa.
INGREDIENTES
- 1 cebola média em cubos pequenos (150 g)
- 1 xícara de quirera de milho/canjiquinha (180 g)
- 3 xícaras caldo de frango caipira ou de legumes ou água (aproximadamente 750 ml)
- 1 folha de louro
- 1 e 1/2 xícara de queijo ralado grosso, de um ou mais tipos (com uma mistura de queijos mais e menos cremosos a quirera fica ainda melhor)
- Óleo vegetal
- Sal
Preparo
- Regue o fundo de uma panela média com um fio de óleo e doure ligeiramente a cebola.
- Misture a quirera, junte o caldo, o louro, sal e cozinhe com a panela semi-tampada em fogo baixo por uns 20 minutos, até que esteja cozida e macia, mas não se desmanchando. Mexa de vez em quando pra evitar que ela grude no fundo da panela, pois quirera tem essa tendência.
- Desligue o fogo, tampe a panela e espere 5 minuto. Solte a quirera com um garfo, misture os queijos e sirva.
Adoro servir a quirera cremosa com aquele feijão bem simples, com carne moída caseira e galeto na brasa da Serra Gaúcha.
NOTAS
Use o queijo que quiser, de um ou mais tipos.