RECEITA DE BOLO DE MILHO DE LIQUIDIFICADOR
Quando quero preparar um bolo de milho fofo, fácil de fazer e com ingredientes simples eu corro sempre pra receita de hoje. O bolo é de liquidificador, fica bem amarelinho, leve, úmido, perfumado e é muito saboroso, perfeito pra servir com um café.
Além do milho verde, que pode ser fresco, congelado ou em conserva, a receita tem um ingrediente mágico, que é a farinha de milho biju flocada. Eu vou te explicar que farinha é essa, pode deixar.
Quando quero um bolo mais firme e com a textura mais de pudim, eu faço a receita do bolo de milho verde cremoso da fazenda, que era do bolo de milho que eu preparava no Lá da Venda. Eu adoro tanto o cremoso, como o de hoje e faço os dois em casa.
A GRANDE DÚVIDA: QUAL FARINHA DE MILHO USAR ?
A receita nasceu das minhas experiências com farinha de milho, pois queria porque queria fazer um bolo com muito gosto de milho a partir de farinha de milho biju, que já é torrada, e não com fubá, que é milho seco moído fino.
Como eu cresci comendo farinha de milho biju, eu achava que bastava escrever assim na lista de ingredientes, mas tanta gente me escreveu com dúvidas e mais dúvidas que eu resolvi explicar melhor.
As confusões acontecem porque os nomes nos pacotes variam bastante.
A farinha de milho que a gente precisa pra fazer a receita de hoje é feita a partir do milho hidratado e moído, que depois é hidratado e tostado e dá os bijus crocantes, crespos e leves. Ela fica biju e crocante como a farinha de mandioca biju que todo mundo usa pra fazer farofa.
Essa farinha aparece nos mercados como farinha de milho amarela ou como farinha de milho biju ou como farinha de milho crocante. É ela que dá o bolo gostoso e fofinho da receita de hoje.
As coisas ficam mais confusas porque também existe uma farinha de milho flocada que aparece de dois jeitos, ou mais pedaçuda e é conhecida por flocão, ou mais estilhaçada e chamada de milharina ou de ki-milho.
Só que essas duas são diferentes das que eu mostrei no início, elas já são pré-cozidas e dão certo pra cuscuz, elas até funcionam na receita, mas dão bolos mais pesados.
Quer dizer, apesar da farinha de milho amarela bijú ou crocante ter flocos, os flocos dela são diferentes dos flocos da farinha chamada de flocada ou de flocão.
Os flocos que a gente quer hoje são de milho moído hidratado e tostado e não os flocos de milho moído pré-cozido.
MUITO IMPORTANTE: COMO MEDIR A QUANTIDADE DA FARINHA DE MILHO
Como essas farinhas de milho variam muito de moinho pra moinho e de marca pra marca, umas são muito mais pesadas do que outras. As variações de peso são gigantes mesmo, tanto que eu resolvi esquecer as palavras peso, balança e equivalência pra essa receita.
Mas como isso pode acontecer? Simplesmente porque acontece, as maneiras hidratar e tostar as farinhas mudam tudo. As farinhas crocantes e artesanais costumam ser leves e as mais flocadas e industrializadas quase sempre pesam mais.
Acredite, 1 xícara de farinha biju crocantíssima ou crocante pode pesar de 30 a 50 g e 1 xícara de flocos mais firmes ou de flocão pode dar até 150 g).
A única solução: assumir que pra receita desse bolos é preciso ter 2 xícara de farinha de milho amarela e pronto e medir a farinha usando uma xícara de medida padrão. Pode ser uma xícara de chá comum ou uma xícara de um conjunto de xícaras medidoras, o que interessa é manter o padrão de medidas na receita.
Verdade, pro bolo de milho que eu estou te ensinando agora, eu nunca uso balança e nem penso em gramas e em quilos, o que interessa é o VOLUME e a velha e boa xícara. O que interessa é o quanto de farinha que cabe numa xícara e não o quanto essa farinha pesa.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra fazer o bolo:
- milho verde fresco, ou em conserva bem escorrido ou congelado;
- farinha de milho biju flocada bem esfarelada;
- açúcar;
- leite de coco;
- leite;
- óleo vegetal;
- fermento químico;
- sal;
- ovo;
- coco ralado fresco ou seco (com o fresco o bolo fica mais úmido).
O milho verde pode ser o milho verde fresco cortado da espiga, pode ser congelado e também pode ser o da lata já escorrido do líquido da conserva. Os três dão bolos macios e com sabor de milho.
O coco deixa o bolo ainda melhor, mas quem não gosta ou não tem coco na despensa, pode fazer o bolo sem coco. Só deixar o coco ralado de lado e usar leite comum no lugar do leite de coco (total de 1 e 1/2 xícara de leite comum).
Se quiser um bolo totalmente sem lactose, dá pra substituir a 1/2 xícara de leite comum por água, mas é importante saber que com água o bolo fica menos úmido.
Como a receita só leva milho e nada de trigo, ela dá um bolo perfeita pra celíacos ou pra quem optou por deixar o trigo ou o glúten de lado.
O preparo é simples. Enquanto o forno aquece a 160º (médio), eu unto com óleo (ou com manteiga) e polvilho com açúcar uma fôrma media pra pudim ou uma assadeira média.
Coloco no liquidificador o milho verde, a farinha de milho esfarelada, o açúcar, o leite de coco, o leite, o óleo, o fermento, o sal e os ovos e bato até conseguir uma massa homogênea. Em seguida, com uma espátula e dentro do próprio liquidificador, eu misturo o coco ralado, faço assim pra manter os pedacinhos.
Despejo a massa na fôrma e asso por uns 45 minutos, até o bolo crescer, firmar e dourar (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Retiro do forno, deixo amornar por mais ou menos 1 hora, desenformo sobre um prato raso e sirvo.
Como diz a minha mãe, essa receita de bolo de milho de liquidificador é boa de um tanto… É quase impossível comer uma fatia só, ainda mais com um cafezinho de coador, uma xícara de chá, um copo de leite, uma fatia de queijo minas ainda fresco e uma boa prosa pra acompanhar.
E se você gosta de milho, que tal experimentar o bolo de milho verde da fazenda, o creme de milho verde e o curau de milho verde da fazenda? Eu adoro as três receitas.
Outros bolos de liquidificador: Bolo de morango sem lactose delicioso, Bolo rápido de iogurte e limão, Bolo de cenoura de todo dia e bolo de laranja simples. Pra essa receita, eu nunca peso a farinha de milho biju flocada, pois o peso varia demais. O que importa é usar 2 xícaras da farinha.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
37 Comentários
Gostei muito do bolo de milho bem amarelinho ficou delicioso
Fico muito feliz com que gostou do resultado, Adeilva! Se tiver foto do bolo, manda para o email contato@nacozinhadahelo.com, adoro ver as produções dos leitores. Beijos
OTIMA RECEITA ESTOU CONSEGUINDO FAZER GRAÇAS SEU ARTIGO PARABENS MUITO OBRIGADA
Fico feliz em ter ajudado! Beijos
Olá Helô querida.
Caso não tenha essa farinha de fácil acesso, qual a melhor farinha pra substituir?
A milharina serve ou não terá um sabor gostoso?
Marcinha, boa tarde! Acredito que funcione, pois milharina teoricamente é puro milho, mas eu não testei. A farinha de milho bijú é aquela super básica, flocada. Depois me conte! Abraço, Helô
Será que dá pra substituir o coco?
Carla, bom dia!
O leite de coco pode ser substituído por leite sem qualquer problema.
E o coco em pó pode ser deixado de lado, sem necessidade de incluir nada no lugar dele.
Depois conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Helô achei muito prática sua receita, não vou testar, vou fazer, com a certeza q vai ficar uma delícia… conheço suas receitas e nunca me decepcionei!
Lenisa, boa tarde!
Delícia saber que você gosta das receitas da Helô! Tudo é feito com muito carinho e muita dedicação e mensagens como a sua são o melhor dos incentivos.
Use a xícara para medir a farinha de milho (a flocada, biju, a mesma usada pra fazer cuscuz paulista), pois no peso elas variam um absurdo. A farinha artesanal do interior de São Paulo dá 45 g por xícara, enquanto as farinhas de marcas industrializadas às vezes são pesadas demais e chegam a 100 g por xícara.
Depois conte pra gente!
Abraços, Ana e Helô
Fiz o bolo. Cheiroso e delicioso. Delícia. Obrigada. O próximo que farei, será o de fubá.
Ludmila, bom dia!
Que notícia gostosa. Delicioso saber que você fez o bolo e aprovou a receita. O milho dá um perfume maravilhoso !!!
O bolo de fubá é preferido daqui de casa.
Conte depois pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô, eu pesei 90g de farinha de milho flocada e achei muito pouco, então eu coloquei no medidor de 1 xícara e ficou faltando quase 1 dedo. Completei a xícara e coloquei mais 1 xícara, pesei e deu 240g. Fiz com os 240g e ficou muito bom. O que é certo?
Sze, boa noite!
Ainda bem que deu certo e ficou muito bom.
Essa farinha flocada é um problema… Ainda hoje, a gente usou uma farinha flocada leve e o peso é mínimo, as industrializadas pesam bem mais, muda demais. Acho que o ideal é usar quantidade em xícaras e não em peso, você fez tudo com perfeição.
A gente vai pensar na melhor forma de dar a quantidade.
Abraços, Ana e Helô
Gente!
Qual o peso em gramas da farinha de biju?
E daria pra usar fubá no lugar da biju? Daria muita diferença?
Ronaldo, bom dia!
Use como parâmetro a xícara cheia e não o peso, pois as farinhas biju/flocadas têm uma variação imensa de peso (2 xícaras da bem leve e crocante artesanal rendem uns 90 g, enquanto algumas industrializadas mais pesadas dão 200g).
Não testamos a receita com fubá, não garantimos, pois o fubá é farinha pra valer, dará muita firmeza e será bem diferente.
Pra bolo de fubá, experimente o “Bolo de fubá da minha avó querida”, ele não tem erro, é macio, úmido e só fubá, sem trigo.
Abraços, Ana e Helô
Ana e Helô, bom dia:)
Mil desculpas pela demora. Muito obrigado mesmo pela atenção e carinho.
Fiz o bolo como indicado na receita e ficou maravilhoso!
Minha mulher e eu estamos encantados com o site de vocês e estamos super indicando para um monte de gente.
Aliás, vamos acompanhar vocês no Eduk também. Parabéns e sucesso:)
Ronaldo, que notícia boa!!
É muito gostoso saber que a nossa cozinha está alcançando mais gente que valoriza a comida saborosa e verdadeira.
Nossas pesquisas, testes, textos com histórias e a receita pra valer, produções e fotos são feitos com tanto carinho e com tanta dedicação que os reconhecimentos de vocês é bom demais.
Obrigada pelas indicações.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Ola fiz o bolo de milho de liquidificador como esta na receita, usei farinha milho artesanal organica, milho fresco cozido, a massa ficou mais para líquida e ficou muito tempo no forno mais de 01 hora e não ficou fofinho, ficou tipo bolo de fuba cremoso só q alto, ficou bem dourado em cima mas embaixo não. Achei tb muito oleo..enfim como fazer este bolo ficar fofinho como na foto?
Cláudia, bom dia!
Que coisa! Não precisa cozinhar o milho fresco, pois ele fresco dá um bolo ainda melhor. A massa é mole, tanto que se bate no liquidificador, mas assa em bem menos tempo. Será que o forno estava bem ajustado com temperatura média/alta uns 180ªC.
Se quiser, tente de novo e depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Esse bolo é simplesmente divino e muito fácil de fazer.
Aprendi na live da Helô com a Camila Dutra no início da pandemia.
Uma super aula com dicas fantásticas com duas super craques da culinária. Cada uma com sua especialidade.
Vanda, boa noite!
Que delícia saber que você aproveitou a live e a receita. A Camila é ótima e muito querida.
Continue aqui com a gente!
Abraços, Ana e Helô
Bom dia Helô, só p confirmar: posso usar o.milho verde cru, não precisa ser ser cozido ??
Adoro suas receitas e principalmente o texto na que vem antes delas, com explicação e com histórias.
Yara, bom dia!
Obrigada pelo carinho.
Pode sim usar milho verde cru, que é sempre delicioso e dá o sabor intenso e fresco de milho de verde.
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
MARAVILHOSO! Fiz hj de manha e acabei de provar.
Usei o flocao que foi o que achei, milho cru e coco fresco.
Entre debulhar o milho, ralar o coco e tirar o bolo do forno acho que foram 70min. Como todas as receitas da Helo, certeza de ficar bom! Alias, adoro todas as preliminares das receitas, a conversa com o leitor! Parabéns!!
Andreia, bom dia!
Que gostoso saber que aprovou a receita do bolo e que agora ela já faz parte da sua cozinha.
Ralando o milho e ralando o coco o processo leva um pouco mais de tempo, mas o resultado é incrível, vale cada segundo.
Obrigada pelo carinho! A gente faz tudo com tanto envolvimento e tanto amor que mensagens como a sua são deliciosas demais de receber.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Helô, essa receita me encantou e me surpreendeu. O bolo fica muito fofinho e úmido. Amei. Obrigada por compartilhar receitas tão gostosas com a gente!
Fernanda, bom dia!
Que gostoso saber que a receita agradou e agora já faz parte da sua cozinha.
Obrigada pelo carinho e continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá Helô! Que receita maravilhosa, parabéns!!!! Sem dúvida, o melhor bolo de milho que já comi!!! Te conheci na live com a Camila Dutra, e fiquei louca pra fazer esse bolo, mas como moro fora do Brasil não conseguia achar a farinha de milho. Ontem finalmente consegui, mas não foi a biju e sim o kimilho (flocão). Não ficou com a textura fofinha, ficou parecendo pamonha, mas amei e já comi quase tudo…. sensacional!!!!
María, boa noite!
Delícia receber uma mensagem como a sua, alegra o dia.
A live com a Camila foi tão gostosa, inesquecível mesmo.
Bom saber que você conseguiu comprar o flocão, que também funciona, só é um pouco mais pesado.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Heloísa, já fiz algumas vezes e ficou uma delícia.
A família adorou.
Obrigado pelo cuidado que você tem com as receitas e que nós podemos sentir daqui.
Um abração.
Bom dia HELO !
Maravilhosas suas receitas . Tenho lanchonete e amo fazer bolos . Agora já fiz vários bolos de milhos e sempre ficam secos e com uma cor feia . Queria fazer esse mas já procurei essa farinha Biju awui na Bahia não acha . Posso usar o flocao ?
Cristina, boa noite!
Deve funcionar sim. Use apenas o necessário de flocão (sem exagerar!), pois ele é mais pesado.
Conte depois como ficou, a gente adora saber.
Abraços, Helô
Olá, Helô!
Preciso de ajuda. Fiz o bolo de milho conforme a receita. Usei a farinha de milho amarela (duas xícaras), medi todos os ingredientes, aqueci o forno… tudo direitinho. Mas, depois de pronto, ele afundou e ficou pesado, compacto. Estava crescido, lindo, quando tirei do forno. O que pode ter sido?
Tereza, boa tarde!
Que pena … Normalmente, crescer e afundar, ficando pesado, é coisa que acontece por problemas de temperatura de forno. Quando a temperatura fica baixa, ele pesa no meio e muitas vezes afunda. Se ela fica muito alta, o bolo cresce, doura e fica lindo por fora muito rápido, parece pronto, mas ainda falta acabar de fimar por dentro.
Será que pode ter sido forno?
Beijo, Helô
Sim, Helô. Faz sentido, já que segui o preparo à risca. O forno aqui de casa é bem grande. Acendi antes, mas não marquei o tempo de aquecimento… Vou fazer essa receita novamente e ficarei atenta à temperatura do forno. Gosto muito dos seus bolos e quero que fiquem perfeitos. Obrigada e um beijo.
Tereza, bom dia!
Faz sentido mesmo, tempo de aquecimento é muito importante. Os fornos domésticos costumam levar uns 10 minutos pra aquecer.
Tenho certeza de que seus bolos já são deliciosos e, com tanta dedicação, ficarão ainda melhores.
Conte sempre comigo.
Beijo, Helô