RECEITA DE BISCOITO AMARETTO
Na cozinha, como em tudo nessa vida, uma coisa puxa outra e foi assim com essa receita de biscoito amaretto, que muita gente chama de biscoitinho italiano de amêndoa, ou amaretti no plural.
Um dia, eu precisava de uma meia dúzia deles pra esfarelar e usar numa receita. Mas achei que não tinha cabimento sair pra comprar um saquinho, tanto pelo gosto artificial da maioria dos que a gente encontra por aí, como pelo preço.
Fui atrás de receitas desse biscoitinho italiano pra lá de tradicional. Baixei os meus livros, pesquise um monte, testei e testei até conseguir um biscoito crocante e quebradiço com miolo levemente macio.
OS INGREDIENTES
A receita pede farinha de amêndoa, clara, licor ou essência pra aromatizar, açúcar comum e açúcar de confeiteiro.
Testando a receita com farinhas de amêndoa mais finas e mais grossas, logo percebi que a textura do biscoito preparado com farinha mais grossinha, e não aquele pó fino, é bem melhor.
Apesar de ser outro biscoito, use farinha de castanha de caju ou do Brasil/Pará ou de nozes pra variar.
A clara deve ser de um ovo médio, que costuma ter de 30 a 35g. Isso é importante porque o biscoito leva apenas 1 clara, que se for grande demais, vai afetar a consistência da massa,
O licor de amaretto dá sabor, mas gostei mais da versão com as essências naturais de amêndoa e de baunilha que sempre faço em casa, mas use as essências que preferir. No post essências naturais caseiras eu ensino o passo a passo e acho que você vai se apaixonar por elas.
A massa parece pequena, mas rende bastante. Se quiser preparar amaretti de chocolate, é só acrescentar 1 ½ colher (chá) de cacau em pó à massa, que fica um pouco mais firme, mas dá certo.
A receita não tem lactose e nem glúten.
E COMO É FEITO O AMARETTO?
Como a massa é bem mole e grudenta, testei algumas possibilidades até acertar na hora de modelar os biscoiitinhos.
A melhor solução: peguei uma porção de no máximo ½ colher (chá) de massa, rolei no açúcar comum pra firmar, depois rolei no açúcar de confeiteiro e coloquei na assadeira.
Na assadeira, é importante colocar as bolinhas mantendo uns 2 cm de espaço livre entre elas, pois crescem bastante no forno. E é por isso que é importante modelar biscoitos pequenos.
Quanto à assadeira, eu forro com papel manteiga anti-aderente, do tipo assa fácil, ou uso um tapete de silicone, que facilitam o trabalho.
No forno, aquecido a 180ºC (médio), eu asso os biscoitos por uns 9 minutos pra conseguir a textura levemente úmida por dentro, e por uns 10min quando quero que fiquem bem secos pra esfarelar.
O tempo exato depende do forno, da espessura e do material da assadeira e da umidade da amêndoa.
SERVIR
Receber uma xícara de café com uns dois biscoitos é tudo de bom, mas eles também são deliciosos com sorvetes, tanto inteiros, quanto esmigalhados. Uso os quebrados e esfarelados do fundo do pote como farofa doce pra servir também com sorvete.
Ficam perfeitos num pote fechado por 3 a 4 dias e são perfeitos pra presentear.
Num dia mais frio, sirva o biscoito com uma xícara de chocolate quente cremoso.
Outras receitas pra quem adora amêndoa: arroz de pato com vinho do Porto e amêndoa, bolo de amêndoa perfumado e delicioso, torta francesa de figo e amêndoa, bolo escangalhado com creme de amêndoas e amêndoas perfumadas e crocantes rapidíssimas.
Outras receitas pra quem adora amêndoa: arroz de pato com vinho do Porto e amêndoa, bolo de amêndoa perfumado e delicioso, torta francesa de figo e amêndoa, bolo escangalhado com creme de amêndoas e amêndoas perfumadas e crocantes rapidíssimas. Os biscoitinhos são perfeitos pra presentear.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Nao conhecia La venda. Surgiu na hora H pois procurava o biscoito por toda parte.Obrigada e muito prazer
Oi, Rina! Seja bem vinda, então, e fico feliz que tenha encontrado a receita que procurava! bjs
Ótima receita
Estela, boa tarde! Que bom saber do sucesso do biscoitinho na sua casa! Beijo, Helô
Façam essa receita. É tudo de bom e reproduziu exatamente o resultado esperado tanto no sabor quanto na textura.
Muito Obrigada por compartilhar essa receita.
Suely, boa tarde!
Gostoso saber que você adorou a receita e que ela já passou a fazer parte da sua vida.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, receitas, dicas e fotos apetitosas.
Obrigada pelo carinho e conte com a gente.
Abraços, Ana e Helô