A RECEITA DA COMPOTA DE TOMATE
Quem, como eu, adora tomate e comidas agridoces vai se encantar com essa receita de compota de tomate.
Ela fica saborosa, macia e acompanha deliciosamente bem queijos, pães, sanduíches, com salada, grelhados e é fácil de fazer. Quer dizer, versátil demais.
Conhecendo a compota
Nem sei quando a receita entrou na minha vida, mas sei que faz muito tempo e, de vez em quando, quando a geladeira se enchia de tomates, eu preparava uma leva. Dei a receita no meu primeiro livro – Cozinhando para Amigos – em 2005.
Até que, em janeiro de 2017, passei um tempo em Portugal e fui com a Ana, minha filha mais nova, jantar no Cantinho do Avillez do Porto. O garçom, que era uma simpatia, disse que havia um queijo assado com chutney de tomates que, embora estivesse no cardápio como prato vegetariano, fazia um sucesso enorme como entrada.
Ele disse que era um queijo de ovelha de “Nisa”, uma cidade do Alto do Alentejo. Pedimos e comemos tudo, sem deixar um tiquinho sequer, era sensacional. Repetimos a dose no Cantinho do Avillez de Lisboa, não teve jeito.
Na hora em que dei a primeira garfada, eu me lembrei da receita da compota de tomates, que tem tudo a ver com o chutney do Avillez. Só derreter um queijo meia cura saboroso e servir, vale a pena.
INGREDIENTES E PREPARO
Os ingredientes são simples:
- tomate bem maduro;
- salsinha;
- manjericão;
- tomilho;
- mel;
- vinagre balsâmico;
- sal.
O preparo é simples, o único trabalho é descartar a pele, as sementes e picar os tomates em cubinhos, mas não é nada de outro mundo.
Pra isso, eu fervo uns 2 litros de água, mergulho os tomates nessa água por uns 2 minutos, escorro e puxo as peles (elas começam a soltar da polpa). Depois, corto todos eles ao meio, puxo as sementes e pico em pedaços médios sem me importar com o formato, pois eles quase que se desmancham no fogo.
Se não tiver tomate fresco maduro, use 1 lata de 400 g de tomate pelati só grosseiramente picado.
Como a compota se conserva muito bem na geladeira por uma semana, ela é prática é perfeita pra receber.
O que importa é caprichar nos tomates, que devem ser saborosos e bem maduros.
Vão bem com a compota: pernil de cordeiro assado francês, frango assado aberto pelas costas, crackers amanteigados com flor de sal, pão rústico de fubá.
INGREDIENTES
- 1 kg de tomates bem maduros e vermelhos, sem pele e sem sementes, em cubos médios (uns 7, ou 1 lata de tomate pelati de 400g)
- 2 ramos de salsinha
- 2 ramos de manjericão
- 3 ramos de tomilho
- 1/4 de xícara de mel (50 g)
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- Sal
Preparo
- Coloque o tomate e uma pitada de sal numa panela média e que acomode tudo bem junto, tampe e aqueça. Quando soltar um caldinho e ferver, destampe e deixe em fogo baixo até começar a amolecer. se for usar tomate pelatti, só aquecer por 1 minuto e seguir com a receita.
- Amarre as ervas pra facilitar na hora de descartar e coloque na panela do tomate. Junte o mel e vinagre e e deixe no fogo por mais uns 30 minutos, até reduzir a aproximadamente 1 xícara de uma pasta macia e consistente. Se for com tomate pelatti, o tempo pode diminuir um pouco.
- Descarte as ervas e ajuste o sal, pois a compota é adocicada, mas não é sobremesa.
- Deixe esfriar e guarde num pote fechado por até uma semana na geladeira.
- Sirva com torradas, queijos ou acompanhando grelhados.
O agridoce da compota combina demais com carnes assadas, queijos e defumados.
NOTAS
O que importa é caprichar nos tomates, que devem ser saborosos e bem maduros.
4 Comentários
Adorei, amo tomate e tudo que é agridoce! A lata de tomate pelati seria de 400g? É preciso picar o tomate pelati antes de ir pra panela?
Clara, bom dia!
Que gostoso saber que você se interessou pela receita. Eu também adoro tomate e agridoce e faço bastante em casa.
A lata é a de 400 g e você pode cortar grosseiramente os tomates com a lâmina da faca ainda dentro da própria lata. Não precisa se preocupar em picar muito, pois eles têm tempo de cozinhar e acabam se desmanchando.
Obrigada pela ajuda, já esclareci esses ponto na receita!
Abracos e conte sempre comigo, Helô
Muito obrigada, Helô, sou sua fã e admiradora. Fiz a receita e ficou maravilhosa! Divulguei no meu perfil @cozinha.clara no instagram e marquei você. Obrigada por compartilhar tantas receitas maravilhosas com a gente..
Clara!!!!!! Que delícia saber que você, que gosta tanto de tomate, fez, aprovou a receita e ainda compartilhou no seu instagram. Obrigada demais pelo carinho.
Conte comigo sempre, bjs, Helô