RECEITA DE PASTA DE CHOCOLATE E CASTANHA DE CAJU
A pasta caseira de chocolate com castanha de caju é deliciosa e vai bem no café da manhã, no lanche e na sobremesa. É uma versão brasileira da pasta caseira de chocolate e avelã, ou da Nutella que tanta gente ama. Como a castanha de caju é mais macia, a pasta fica naturalmente mais cremosa.
Ela é simples de preparar, mas depende de um processador de motor bem forte e de castanhas pouco torradas.
É tão gostosa que vai bem como presente, só colocar num pote charmoso, dar um laço e dar pra uma pessoa querida.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- castanha de caju pouco torrada, da bem clarinha;
- açúcar de confeiteiro;
- sal;
- óleo vegetal;
- chocolate meio amargo ou amargo (veganos e intolerantes à lactose podem escolher!)
- cacau em pó ou chocolate em pó;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?)
Escolher uma boa castanha é super importante pra pasta dar certo. Ela precisa ser torrada, mas tem que ser ainda bem clarinha e macia.. Quanto mais torradas, mas secas elas ficam e menos cremosa fica a pasta. Já fiz com castanha sem sal e com sal e as duas deram certo.
O óleo é importante pra dar cremosidade à pasta, que só com a castanha não fica pastosa pra valer. Testei receitas com manteiga e com óleo e com o óleo ficou bem melhor. A pasta com manteiga ficou muito firme e difícil de espalhar.
Quanto ao chocolate, há versões que pedem só chocolate derretido, que dá sabor e textura, e outras só o pó, que dá muito sabor, por isso decidi usar um pouco de cada.
Experimentei usar açúcar branco comum, mas como ele não dissolvia bem e mantinha grãozinhos, fiz com o açúcar de confeiteiro e deu certo. Intolerantes ao glúten devem conferir a composição antes de usar.
Se quiser uma pasta vegana e sem lactose, use cacau em pó puro e chocolate em barra 100% cacau. Se quiser, junte um pouco mais de açúcar pra ajustar a doçura.
Pra fazer a pasta, eu coloco a castanha, o açúcar, o sal e o óleo num processador de motor forte, ou num liquidificador que tenha tecla pulsar, e bato por 10 a 20 minutos, até conseguir uma pasta lisa e cremosa. O tempo varia muito, depende do motor de cada equipamento e do quanto a castanha é torrada.
Então, derreto o chocolate no micro-ondas, misturo o cacau e coloco no processador com a pasta, juntando também a baunilha. Bato mais um pouco até a pasta ficar bem lisa.
Coloque a pasta num pote com tampa e guarde por até 1 mês na geladeira. Prefiro guardar na geladeira porque ela não tem qualquer conservante e o óleo da castanha pode deixar a pasta rançosa em pouco tempo.
Não se assuste com a consistência da passa gelada, ela fica mais firme, mas amolece em seguida.
É 100% normal não conseguir uma pasta totalmente lisa, como as pastas de chocolate e avelã industrializadas, pois os processadores domésticos, por mais fortes que sejam, não destroem a castanha com a mesma intensidade.
Mas essa textura mais grossinha é gostosa também, dá textura a pasta e também passa a certeza de que ela tem castanha de verdade como ingredientes.
De fato, a receita não rende muito, mas é suficiente pra acompanhar um café da manhã de umas 4 pessoas.
A pasta vai bem com receita de waffle muito leve, waffle de antigamente ou receita de waffle belga, crêpes, pão de leite delicioso e pãozinho de minuto da Helô.
Aqui Na Cozinha da Helô você também pode aprender como fazer pasta de amendoim e pasta de avelã praliné.
INGREDIENTES
- 1 xícara de castanha de caju pouco torrada (125 g)
- ¼ de xícara de açúcar de confeiteiro (33 g)
- ½ colher (chá) de sal
- 1 colher de óleo vegetal
- 75 g de chocolate meio amargo ou amargo quebrado em pedaços médios
- 1 colher (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Preparo
- Coloque a castanha, o açúcar, o sal e o óleo num processador de motor forte e bata por 10 a 20 minutos, até conseguir uma pasta lisa e cremosa. O tempo varia muito, depende do motor de cada equipamento e do quanto a castanha é torrada.
- Derreta o chocolate no micro-ondas e misture o cacau.
- Coloque a mistura de chocolate e a baunilha no processador e bata até formar uma pasta homogênea.
- Transfira pra um pote com tampa e guarde por até 1 mês na geladeira (ela sai firme da geladeira, mas amolece em seguida).
A pasta vai bem com receita de waffle muito leve, waffle de antigamente ou receita de waffle belga, crêpes perfeitas, pão de leite delicioso e pãozinho de minuto da Helô.
NOTAS
O processador costuma funcionar melhor que o liquidificador pra fazer a pasta. Pra conseguir pastas lisas, o importante é usar um equipamento com motor forte pra conseguir pastas mais